Tributo à Nintendo, clássico dos anos 80 "O Gênio do Videogame" faz 32 anos; saiba mais sobre o filme

No dia 15 de dezembro de 1989, há exatamente 32 anos, estreava nos cinemas dos Estados Unidos O Gênio do Videogame, um longa-metragem que muitos nintendistas irão recordar como um dos primeiros filmes a celebrar a ascensão dos jogos eletrônicos nas telonas.

O filme, originalmente intitulado The Wizard, foi dirigido por Todd Holland e lançado pela Universal Studios. Coincidentemente ou não, um filme de animação 3D do Mario está sendo produzido pela Illumination, divisão dos estúdios da Universal. No Brasil, O Gênio do Videogame chegaria praticamente um ano depois de seu lançamento original, no dia 22 de novembro de 1990.

O longa narra a história dos irmãos Corey e Jimmy Woods, que estão sendo separados devido a um acordo de divórcio de seus pais. Jimmy é um garoto muito peculiar: ele tem grandes dificuldades de convivência social desde que sua irmã faleceu ainda jovem. Isso, no entanto, não o impede de ter um talento natural para os videogames, conseguindo bater grandes scores com destreza — um talento que seu irmão não demora a reconhecer. Eles decidem, junto a uma garota que conheceram, viajar pela Costa Oeste dos Estados Unidos para tentar a sorte no Video Armageddon, um aclamado campeonato de videogames envolvendo Super Mario Bros. 3 para o Nintendo Entertainment System — enfrentando vários obstáculos no caminho.

Na época, o filme inspirou uma série de torneios de videogames retrô que tomaram palco ao longo de todo o país, e os atores Luke Edwards, Fred Savage e Jenny Lewis, intérpretes dos protagonistas, chegaram a participar em alguns destes campeonatos.

Mesmo com uma certa liberdade criativa que gerou algumas discrepâncias em relação aos sistemas de pontuação dos jogos, O Gênio do Videogame foi considerado um comercial da Nintendo da época. Afinal, o próprio Mario dá as caras no cartaz oficial do filme, reutilizado nos relançamentos para VHS e Blu-ray.

A magia da Nintendo nos cinemas

Hoje em dia, o filme Natal em 8 Bits, dirigido por Michael Dowse e estrelado por Neil Patrick Harris — conhecido por seu longevo papel em How I Met Your Mother — nos remete a uma atmosfera similar à d'O Gênio do Videogame.

Ambas as obras tratam da sensação de novidade que os primeiros consoles em 8 bits conseguiam proporcionar aos consumidores da época; uma de fato acontecendo no período em questão, enquanto a outra é uma homenagem ao final da década de 80 mais puxada para a comédia. Saiba mais sobre Natal em 8 Bits e assista ao trailer!

Você já assistiu O Gênio do Videogame? Ou tem vontade de assistir? Deixe seu comentário!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem