Ressaca Friends 2015: saiba o que houve de "super" em um dos eventos mais bacanas do fim do ano!

Para fechar o ano de 2015 com chave de ouro, aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul, na zona leste da capital de São Paulo, um dos eventos mais reverentes do universo dos mangás, animes, games e cultura pop em geral. Já em sua 12ª edição, o Ressaca Friends 2015, obra-prima da produtora Yamato, cumpre com maestria a tarefa de organizar inúmeras atividades ligadas à cultura oriental, geek e quadrinhos. Entre as garbosas vozes do Animekê, os ávidos e obstinados gladiadores do campeonato de video games e salas temáticas de outro mundo, estavam os representantes do Reino do Cogumelo. E como não perder tais atrações? Nem mesmo se Bowser e seus Koopalings surgissem para arruinar tudo!

Não há dúvidas sobre o que mais chama atenção da equipe Reino do Cogumelo durante a nossa caminhada pelas instalações do Ressaca: cogumelos, princesas e o fantástico universo da Nintendo. Entre os cosplayers, encontrar encarnações dos bombeiros hidráulicos mais célebres da história não foi nem de longe uma tarefa difícil: o legado de Super Mario Bros., mais ativo do que nunca, reflete nos corações e nas mais queridas memórias dos paisanos que ali se reuniram. Dá só uma olhada:


Com essas versões femininas de Mario e Luigi, é o príncipe quem se dá mal! Será que ele também usa cor-de-rosa? E estará em outro castelo?


Não há Koopa que se meta a estragar a diversão com esses irmãos extraordinários no evento. Super cosplays de alto nível!


Esquerda: um dos mais energéticos dos Irmãos Mario; chegou até mesmo a trocar uns sopapos no campeonato de Luta Livre. Esse veio direto de Super Smash Bros.! Direita: um desconcertado Baby Luigi, que, assim que se recompor do sono, estará pronto para outra. Nada mais adequado à personalidade do encanador verde!

Diversão em Família

Entre eles, estava o casal Uander e Jéssica Batista Mariano, que, juntos, encarnavam o herói bigodudo e sua tão almejada Princesa Peach. Mas eles nunca estão sós: seu filho, o pequeno Pedro Gabriel, não ficou de fora da turma e as vestimentas de Toad, o confiável e carismático baixinho com cabeça de cogumelo, lhe caíram como uma luva. Uander, Jéssica e Pedro são a combinação perfeita do amor de família. Nova formação de Super Mario Bros. 2, eles são capazes de cruzar todo o Mushroom World para trazer ao seu pequeno Toad muita diversão e alegria. Confira nossa breve entrevista com o casal:
Quando vocês tiveram a idea de produzir esse cosplay coletivo?
[Uander] A minha esposa já fazia cosplay antes de a gente se conhecer. Eu achava bacana, mas não conhecia muitos animes; queria fazer o Mario, por fazer parte da minha infância, e tive a ideia de ela fazer a princesa. Mas logo depois, descobrimos que ela estava grávida e tivemos de adiar. Quando veio o Pedrinho, logo pensei que ele também tinha de fazer parte da brincadeira.

Vocês já têm o costume de jogar Mario? Quais as suas experiências?
Hoje, jogamos às vezes, mas a minha infância foi praticamente toda com a Nintendo. Joguei no Nintendinho, Super NES, 64, DS... na verdade, só não curti o Wii. No primeiro Anime Friends que eu fui, sentei para jogar Super Mario e o pessoal que passava ficava observando como eu passava rápido as telas. Mas é porque minha infância toda foi nesse jogo. Confesso que, no Mario Kart, sou meio ruinzinho [risos].

Além da turma do Mario, vocês já tiveram outras ideias de cosplay?
Pensamos na família de Goku [Dragon Ball], que eu também gosto, ou em fazer Khal Drogo e Khaleesi [Game of Thrones] com o bebê. A minha última ideia foi o trio Yashiro, Shermie e Chris [The King of Fighters], mas só depois que o Pedro crescer um pouco!

Você teve de desbravar 9 mundos para conquistar sua princesa?
A minha história com a princesa foi difícil: depois de conhecê-la, esperei dois anos para que ela me respondesse no Facebook e conversasse comigo. Foi bem difícil, mas esperei. Aí, começamos a namorar e já se vão quase dois anos juntos, sendo um ano e dois meses de casados.
Parabéns à super criativa iniciativa do casal. Let's-a go!

Entre as salas temáticas, impossível não bater o olho nas obras de arte do já muito conhecido Eder Cosmaker, responsável por muitos toques e retoques nas solicitações dos fãs das mais variadas franquias. Só peço que nenhum Mario entre na sala, ou esse Bob-Omb poderá explodir!

O evento também abre espaço para uma diversidade de estandes de produtos das mais excitantes categorias. Mangás, quadrinhos, games, jogos de tabuleiro, camisetas, action figures, gashapons, cintos, acessórios, placas, livros, card games, canecas e bótons, tudo isso e mais um pouco fazia parte do acervo das exposições comerciais.

Aquele Mario todo especial com o selo de trigésimo aniversário de Super Mario Bros... como não desejar tem um desses na sua casa? Super Mario Chess: Collector's Edition, o famigerado xadrez do Mario, também era destaque em vários estandes.




Existe, em todos os mundos, uma forma de não se aproximar de lojas como estas e não ficar absolutamente encantado com tudo o que se vê? Tem até bags de Super Cogumelo que proporcionam guardar todos os seus melhores itens — Mushrooms e badges, Bros. Items, Able Juices... caberia até mesmo um Lazy Shell ali dentro!

Uma das shops que mais chamou nossa atenção foi a Fábrica Nerd. Afinal, não é todo o dia que se vê uma prestação de serviços tão boa ao consumidor gamer: almofadas muito bem produzidas fazem homenagem a variados itens da Nintendo, de Bullet Bills a Super Estrelas; caixas de Bloco da Dúvida serviam de embalagem para as canecas. Só para constar, a camiseta ali em cima, com o tema de Pokémon Red & Blue, já faz parte do meu guarda-roupa! Quando a comprei, a surpresa: estava envolta numa caixa toda estilizada com o formato de um cartucho de Super Nintendo Entertainment System. Choque de nostalgia!

Nos dois dias do Ressaca Friends 2015, foi diversão na certa, e muitas dezenas de encontros StreetPass. Será que meu Mii pipocou na Praça Mii de algum de vocês? Fique de olho na agenda dos próximos eventos e, desde já, estamos preparando nossos corpos para o Anime Friends 2016! Let's-a keep-a going!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem