Nintendo precisa ser mais agressiva em assegurar mais games de third-parties para seus consoles, diz Dan Adelman

Ex-Gerente do Departamento de Negócios da Nintendo of America, Dan Adelman recentemente concedeu uma entrevista ao site Dromble, onde falou sobre diversos assuntos, entre eles o fraco apoio de desenvolvedoras third-parties ao Wii U. Segundo o executivo, essa escassez muitas vezes é motivada por insegurança das desenvolvedoras em competir com títulos da própria Nintendo, que costumam estar mais em sintonia com o gosto das pessoas que adquirem as plataformas da companhia. Adelman acredita que a Nintendo precisa utilizar uma abordagem mais agressiva no contato com as desenvolvedoras, e também dar uma ajuda extra para promover seus títulos, para conseguir mais games third-parties para o Wii U; leia a declaração completa dele sobre este assunto logo abaixo.

É realmente uma decisão baseada puramente em negócios no caso destas publicadoras. Os consumidores Nintendo compram sistemas Nintendo principalmente pelo conteúdo first-party. Há um pouco de profecia auto-realizável nisso, já que as publicadoras acreditam que não conseguem competir com os títulos first-party da Nintendo, então eles escolhem não investir na criação de produtos de alta qualidade para a plataforma. Há algumas notáveis exceções a isso no decorrer dos anos como Rayman Legends, mas muitas vezes as publicadoras third-parties determinam uma baixa projeção de vendas para seus games, e então decidem quanto vão investir baseando-se nisso. Não posso dizer que eles estejam errados.

Houve casos em que as companhias decidiram deixar de reservas e fazer um grande game para as plataformas Nintendo apenas para descobrir que os consumidores não estavam interessados. E isso pode ser porque os consumidores já foram enganados por games third-party nas plataformas Nintendo no passado.

Para a Nintendo quebrar este ciclo, eu acho que eles precisam investir e absorver alguns dos riscos para third-parties que tentam abraçar as características das plataformas Nintendo, e ajudar comunicando aos consumidores quais games estão em pé de igualdade com seus games first-party em termos de qualidade. Sony e Microsoft gastam muito dinheiro para garantir exclusividades - ou ao menos recursos exclusivos - em games top, e uma vez que a Nintendo não faz isso, as third-parties focam em ouros sistemas. Não estou certo sobre a Sony, mas eu sei que a Microsoft tem um time de especialistas que vão trabalhar junto a um estúdio por algumas semanas ou mesmo por meses para ajudá-los a fazer seus games tão bom quanto eles podem ser em suas plataformas.

Se a Nintendo não quer um sistema focado apenas em games first-party, eles precisam ser mais agressivos em assegurar estes games, e se certificar de que eles serão de alta qualidade.

E você, leitor(a), concorda com o que disse Dan Adelman? Acredita que uma atitude mais agressiva e prestativa por parte da Nintendo pode mesmo ajudar a trazer mais títulos de desenvolvedoras third-parties ao Wii U? Comente.

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