Ralph Baer, tido como "pai dos videogames", morre aos 92 anos

Pioneiro na fabricação de aparelhos que permitiam jogar games eletrônicos através da televisão, o inventor e engenheiro alemão Ralph H. Baer, responsável pelo lançamento do primeiro console doméstico do mundo a ser comercializado em lojas, o Magnavox Odyssey, infelizmente faleceu ontem aos 92 anos de idade. Baer é comumente referenciado como o "pai dos videogames", pois desde meados da década de 60 ele criava protótipos de consoles, sendo um dos mais conhecidos dele o Brown Box, um aparelho inovador para a época, que foi demonstrado por ele e por seu colega Bill Harrison em 1969, em uma apresentação histórica que você pode conferir no vídeo abaixo.

Link Direto

O conceito do Brown Box acabou evoluindo para a criação do Odyssey, que chegou ao mercado três anos antes do primeiro console da companhia norte-americana Atari, o Atari Pong, notadamente inspirado pelas ideias de Baer. Entre as 150 patentes registradas em seu nome, vale destacar a criação do primeiro game a utilizar uma pistola de luz, o Shooting Gallery, lançado como um acessório para o Odyssey, e também o brinquedo Simon (lançado como Genius pela Estrela no Brasil).

Por todas as suas notáveis realizações na área, em 2006 Baer recebeu a condecoração National Medal of Technology das mãos do presidente estadunidense George W. Bush, e quatro anos depois teve seu nome incluído no National Inventors Hall of Fame. A morte de Ralph Baer é sem dúvida uma perda bastante sentida por toda a indústria dos videogames, cuja existência deve muito às suas invenções. Obrigado, Baer, descanse em paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem