Top 5: Games com os nomes mais longos da história

Já não é mais segredo que a Sega anunciou oficialmente a terceira instalação do crossover entre as franquias Mario e Sonic, ambientada, novamente, nos Jogos Olímpicos — desta vez, nas Olimpíadas de 2012 em Londres. O nome: Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games. Meio comprido, não? Sempre que surge uma nova notícia sobre o título, nós, pobres coitados redatores, para manter o profissionalismo, temos que respirar fundo e nos colocar a escrever 9 palavras, 46 caracteres com espaços, ou 38 caracteres sem espaços — como preferir — só para escrever o nome do dito-cujo. Pois fique sabendo, caro paisano, que o título está muito, muito longe de ser o mais longo da história dos video games. Compilamos, no Top 5 desta semana, os games com nomes mais compridos de todos os tempos. A nossa lista envolve apenas os nomes ocidentais dos games, como explicaremos no fim do artigo.

5. The Amazing Spider-Man & Captain America in Doctor Doom's Revenge
O pessoal da Paragon Software, que publicou e lançou o game para PC em 1988, parece não ter ficado contente em ter os direitos de apenas um herói da Marvel Comics — e, além de colocar o nome de dois heróis, a distribuidora ainda sentiu a necessidade de incluir o Dr. Destino, famoso vilão do Quarteto Fantástico, no título. Como sugere o portal IGN, talvez devesse haver um limite de propriedades licenciadas que podem aparecer no título de um jogo...

4. Leisure Suit Larry 3: Passionate Patti in Pursuit of the Pulsating Pectorals
A série Larry Suit Larry, desenvolvida pela Sierra Online para PC e Macintosh, é conhecida tanto pelo nível de sacanagem quanto pelos vários títulos de nomes compridos; Passionate Patti in Pursuit of the Pulsating Pectorals, porém, consegue representar todo o time. Este jogo só está tão longe na lista pela contagem de palavras, mas ganha no quesito de contagem de caracteres. Há também uma menção honrosa para Leisure Suit Larry 5: Passionate Patti Does a Little Undercover Work.

3. The Lord of the Rings: The Battle for Middle-Earth II: The Rise of the Witch-King
Feito para PC e produzido pela Electronic Arts em 2006. Talvez uma parte posterior de uma saga épica mereça um nome epicamente longo. Só a sigla do jogo já tem mais caracteres que muitos nomes completos por aí: TLOTRTBFMEIITROTWK. Há quem diga que ler as obras completas de Tolkien leva menos tempo que ler esse título...

2. Strong Bad's Cool Game for Attractive People - Episode 5: 8-Bit Is Enough
O nome pode parecer menor que o do Senhor dos Anéis, mas garanto que ganha de 61 a 60 de caracteres sem espaços e de 73 a 72 de caracteres com espaços. Lançado para Wii, Windows e PlayStation 3, o game é mais uma instalação da série Strong Bad's Cool Game for Attractive People desenvolvida pela Telltale Games. E o nome da desenvolvedora, que traduz para "contar uma história", adequa-se bastante ao seu propósito: só o nome do jogo já parece uma narrativa!

1. Advanced Dungeons & Dragons: Eye of the Beholder III: Assault on Myth Dranor
Eis o grande vencedor da lista, com 13 palavras, 64 caracteres sem espaços e 76 caracteres com espaços! O jogo para PC feito pela SSI em 1993 é continuidade da série Advanced Dungeous & Dragons, que também possui vários jogos de nomes compridos em sua biblioteca. Mas escolhemos apenas um para representar toda a série. A Atari, que possui licença sobre os jogos da "Caverna do Dragão", reduz os títulos hoje em dia — criando nomes muito mais simples, como Dungeons & Dragons: Heroes e Dungeons & Dragons Tactics. Talvez ela tenha aprendido a lição de que as pessoas demoram mais para ler o nome do que avançar no jogo.


Você pode notar que existem títulos de games em japonês que superam qualquer um aqui no Ocidente. No entanto, nós não os incluímos na lista pelos seguintes motivos: usando um exemplo, o game para PlayStation 2 "White Princess the second — Yappari Itto ni Ittemo Soujyanakutemo OK-na Gotsugou Shugi Gakuen Renai Adventure" traduz para "Princesa Branca Segundo — Aventura Amorosa na Escola Que Segue o Princípio da Conveniência, Onde Não Há Problema em Dispersar-se do Caminho ou Continuar no Caminho". Então, decidimos deixar esse tipo de nome de fora. Agora aguenta firme, se segura na cadeira, respira bem fundo, porque vamos te desafiar a ler o título do jogo com o maior nome do mundo, produzido para Nintendo DS: "Simple DS Series Vol.14 The Jidousha Kyoushuujo DS — Gendoukitsuki Jidousha, Futsuu Jidou Nirin, Oogata Jidou Nirin, Futsuu Jidousha, Fusuu Jidousha Nishuu, Chuugata Jidousha, Oogata Jidousha, Oogata Jidousha Nishuu, Oogata Tokuchuu Jidousha, Kenbiki". Ufa! Tá tudo bem aí, cara?
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

11 Comentários

  1. "Simple DS Series Vol.14 The Jidousha Kyoushuujo DS — Gendoukitsuki Jidousha, Futsuu Jidou Nirin, Oogata Jidou Nirin, Futsuu Jidousha, Fusuu Jidousha Nishuu, Chuugata Jidousha, Oogata Jidousha, Oogata Jidousha Nishuu, Oogata Tokuchuu Jidousha, Kenbiki"
    lol, além do titulo ser grande é muito complicado de se lê.

    ResponderExcluir
  2. esses jogos so devem aparecer o nome do jogo na caixa,a figura nao aparece

    ResponderExcluir
  3. Aleluia acabei de ler kkk
    (Gastei tanta saliva, bebi 4 litros de agua)

    ResponderExcluir
  4. ...
    ...
    ...
    é... ... ... ... LOL!!!!!!!!!!!!!!!!
    The Jidousha Kyoushuujo DS — Gendoukitsuki Jidousha, Futsuu Jidou Nirin, Oogata Jidou Nirin, Futsuu Jidousha, Fusuu Jidousha Nishuu, Chuugata Jidousha, Oogata Jidousha, Oogata Jidousha Nishuu, Oogata Tokuchuu Jidousha, Kenbiki"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    esse entra no livro dos recordes!!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkk
    E eu achava que New Super Mario Bros. Wii e os da série Mario and Sonic at the Olympic Games eram grandes xD

    ResponderExcluir
  6. =O
    O mais longo que eu conhecia era Bishoujo Senshi Sailormoon Super S - Fuwa Fuwa Panic 2, que é oriental e tem 54 caracteres com espaços. Foi humilhado pelo Jidousha Kyoushuujo que tem o que tem 250, huahua.

    ResponderExcluir
  7. lol, esse Jirousha Kyounãoseioque tem um nome imenso!

    O menor nome de games deve ser ICO, ou será que tem um menor?

    ResponderExcluir
  8. Faltou "Naruto Shippuuden Nin Rittai Emaki Saikyou Ninkai Kessen!!" do 3DS

    ResponderExcluir
  9. Matando a curiosidade de quem quer jogos com nome curto: D (Sega Saturn, 3DO, Playstation e PC) e Z (Sega Saturn, Playstation e PC). Nada vence jogos com apenas UMA letra. Huauahuahua.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem