O feroz dossiê dos Chain Chomps

Quem quer saber mais sobre os ameaçadores Chain Chomps, inimigos que literalmente me davam pesadelos quando eu era criança? A resposta é: quase todo mundo. Portanto, para sanar suas curiosidades, lá vai um dossiê pra lá de perigoso. Certifique-se de que as correntes estão bem presas e prepare-se para as curiosidades.

Chain Chomps, cujo nome é uma mistura entre "chain" (corrente, em inglês) e "chomp" (uma onomatopeia para mordida), são uma raça de inimigos que se assemelha a manguais medievais, comportam-se como cães de guarda (com direito a latido e tudo) e são extremamente fortes. A presença de estátuas antigas de Chain Chomps em Dry Dry Ruins sugere que a raça existe há séculos. Alguns Chomps do Marioverso são retratados como sendo parte da Koopa Tropa, embora outros são mostrados como independentes.

A Estreia dos Chain Chomps
Chain Chomps deram as caras pela primeira vez no World 2-5 de Super Mario Bros. 3, onde eram presos a blocos de madeira por meio de suas correntes. Embora eles estejam acorrentados, evite fazer gracinhas: quando o timer chegar ao número de 160 segundos, todos os Chain Chomps se soltarão. Aqui, eles têm companhia: os Fire Chomps; estes, são contrapartes voadoras e capazes de cuspir bolas de fogo nas horas mais indesejadas...

Cão de Briga
Quem diria que as criaturas mais assustadoras de Super Mario Bros. 3 retornariam em Super Mario 64, a gloriosa entrada da série Mario ao universo das plataformas tridimensionais? Em Bob-Omb Battlefield, existe um Chain Chomp gigantesco disposto a tudo para impedir que o encanador acesse uma jaula, na qual descansa uma Power Star. Para pegá-la, Mario deve dar seu jeito de enterrar o tronco de madeira no qual Chomp está preso, libertando-o de seu cativeiro - e fazendo-o pular livremente pela arena, quebrando as grades e abrindo acesso ao poderoso item. O jogo marca a estreia do latido dos Chomps, um conceito utilizado até os dias de hoje.

Duas Bolas e um Colar
Como sabem os fãs do Mario, em Super Mario Sunshine muita coisa ficou diferente. Presenciamos um design único, às vezes radical, para cada raça de personagem, sejam Bloopers, Boos ou Bob-Ombs. Com os Chain Chomps, não foi diferente. Agora com latidos de cães filhotes e sob alcunha de Chain Chomplets, eles são feitos não só de uma, como de duas partes esféricas divididas por um colar. Também, quando estão bravos, eles deixam um rastro de lava por onde passam. Uma Pianta de pele avermelhada conhecida como "Chomp Keeper" clama ser dona das criaturas raivosas. Somado a isso, existe um Chomp gigante que não é tão radicalmente diferente dos demais; ele possui uma só esfera e é preso a uma corrente, porém, é vermelho alaranjado e possui uma cicatriz na lateral esquerda de sua cabeça.

O Retorno às Rotas 2D
O Chain Chomp retorna em New Super Mario Bros. Wii, onde é usado principalmente por Iggy, um dos filhos de Bowser. Chain Chomps também aparecem no World 7-2 do game, no qual eles são presos novamente a um tronco de madeira; com três ground pounds no tronco, Mario pode libertá-los do mesmo modo que fazia em Super Mario 64.

Mordidas no Espaço
Chain Chomps vão para o espaço em Super Mario Galaxy 2, espalhados por várias galáxias. Eles agem do mesmo modo de sempre, mas a novidade é a nova subespécie: os Silver Chomps. Estes sim, são um problema maior, visto que perseguem os Irmãos Mario. Também, existe uma galáxia focada nos Chomps, a intitulada Chompworks Galaxy; e, por último, Chomp Pups, algo como "Filhotes de Chomp", um tipo menor e de voz mais aguda, aparecem.

Iron Maiden
Há quem se lembre perfeitamente dos Chain Chomps por causa de seu design memorável em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Chamados simplesmente de Chomps neste jogo, eles aparecem como os guardas da Torre de Booster. O mais incrível: eles possuem ataques sensacionais como o Carni-Kiss e o Iron Maiden! Ah, e, impossível não dizer, Bowser usa um Chomp como arma enquanto está na equipe do bem. Novas subespécies: versões douradas e mais poderosas dos Chomps, os Chomp Chomps, podem te causar problemas. Também, quem diria que as poderosas presas dos Chain Chomps poderiam ser usadas para segurar lustres luxuosos? Estes, são os Kinklinks.

Sai de Baixo
Na série Yoshi, em Super Mario World 2: Yoshi's Island, somente um Chain Chomp é encontrado no jogo, numa sala próxima ao começo da fase Sluggy the Unshaven's Fort. Este Chain Chomp pode ser derrotado somente por meio de um Bloco POW. Fora este, subespécies amedrontadoras marcam estreia no jogo: os Chomp Sharks (ou Shark Chomps, Chomps gigantescos desprovidos de correntes que devoram quase tudo à sua frente) e os Incoming Chomps (Chomps enormes e cadentes, pesados o bastante para abrir crateras de grandes proporções). Vale notar que os objetos Chomp Rocks são rochas com o formato de Chomps e podem ser usados para alcançar lugares inicialmente inacessíveis.

Chain Chomps reaparecem como inimigos em Yoshi's Story, e lembram muito os Chomp Sharks. Desprovidos de correntes, eles podem ser chamados simplesmente de Chomps. Em Yoshi's Island DS , Chomp Sharks e Incoming Chomps retornam à lista dos fazedores de enxaqueca. Na fase Return of the Moving Chomp Rock!, um Chomp Rock é necessário para cruzar espinhos mortais e alguns outros perigos. O jogo traz mais uma subespécie: os Stompin' Chomps, que, muitas vezes em bando, atacam pulando pelo estágio no objetivo de esmagar o Yoshi.

Chain Chomps em Mario Kart
A participação dos Chains Chomps na série Mario Kart varia entre os títulos, e ele pode ser usado como um item de ação ou simplesmente aparecer pulando na contra-mão. Em Mario Kart: Double Dash!!, por exemplo, um Chain Chomp pode ser usado para puxar os corredores e nocautear outros karts por alguns segundos, enquanto um toque musical especial é tocado. Depois de um certo tempo, o Chain Chomp se desprende do veículo e anda por aí até abandonar a pista. A partir de Mario Kart DS, os Chain Chomps foram substituídos pelos Bullet Bills.

Chain Chomps em Paper Mario
Em Paper Mario, um Chain Chomp singular chamado Chompy é descrito como o animal de estimação do Tutankoopa, em Dry Dry Ruins. Stone Chomps são uma variedade encontrada nas fronteiras das ruínas, e servem para guardar artefatos no templo e atacar Mario quando ele tomar posse de algum. Stone Chomps surpreendem Mario caindo do teto ou pulando para fora do design das paredes. É dito que os Stone Chomps não são Chain Chomps de verdade, mas sim, Chomp Rocks (de Yoshi's Island) magicamente animados, construídos para assimilar-se aos Chain Chomps.

Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, temos dois tipos de Chain Chomps: os Red Chomps, de Glitzville, e os Chain Chomps tradicionais, que aparecem em Palace of Shadow. O mais interessante mesmo é o Nibbles, um peixe que lembra muito as feições de um Chomp: mesma dentição, mesmo olhar. Cara de um, escamas de outro.

Francis, de Super Paper Mario, tem um Chain Chomp de estimação em seu porão. Também, o guardião de The Underwhere, um lugar para onde vão as almas dos personagens mortos do Marioverso, é um Chain Chomp de três cabeças chamado Underchomp; este, é baseado em Cerberus, o cachorro de três cabeças guardião do submundo de Hades, da mitologia grega. Genial, não?

O Melhor Amigo do Homem
Screenshots usadas para divulgar o futuro game da série Paper Mario, que será lançado para o Nintendo 3DS, mostram um Chain Chomp que parece ser parceiro do Mario. No entanto, ele não tem características físicas especiais que o diferem de outros Chain Chomps. O jeito é esperar para ver!

Chain Chomps em Mario Party
Na série Mario Party, Chain Chomps aparecem principalmente como obstáculos dos quais os jogadores devem desviar, mas também podem ser representados como itens de grande ajuda, que roubam moedas ou estrelas de outros jogadores. Mario Party 4 se destaca por um item chamado Chomp Call, um instrumento de sopro com o formato de um Chomp que tem o poder de mover objetos e personagens para outros espaços no tabuleiro.

Chain Chomps em Mario & Luigi
Em Mario & Luigi: Superstar Saga, somos apresentados aos Mecha-Chomps, criaturas mecânicas ainda mais similares a cachorros, e aos Chomp Bros., uma variação dos Hammer Bros. que carrega um Chain Chomp como arma. Os Chomp Bros. conseguem ser ainda mais musculosos que os Sledge Bros.

Em Mario & Luigi: Partners in Time, existe um item chamado Pocket Chomp, um Chain Chomp dentro de uma pequena cápsula. Ao usar o poder, Chain Chomp se liberta e persegue os Irmãos Mario adultos; porém, quando estão sendo perseguidos, eles tiram proveito da situação, pulando sobre os inimigos e usando o Chomp para acertá-los no processo.

Em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, Chomps reaparecem como servos de Fawful, e são chamados de Chain Chawful. Estes, são Chain Chomps regulares possessos com um Sworm parasita - adotando os olhos em redemoinho, característica do vilânico Fawful.

Chain Chomps nos Esportes
Chain Chomps não deixam de aparecer nas séries Mario Tennis, Mario Baseball, Mario Football e Mario Golf. Geralmente, eles costumam ser obstáculos de grande porte, ou simplesmente características de minigames. Na versão para Wii de Mario & Sonic at the Olympic Winter Games, um Chain Chomp aparece como um personagem VIP durante o evento Dream Ski Cross, tal como um obstáculo em Extreme Snow Boarding na versão para DS do game.

Calma!
Super Princess Peach é provavelmente o primeiro jogo do Marioverso a caracterizar um Chain Chomp... calmo! Seus nomes são Calm Chain Chomps, e vivem dormindo por aí. Se a Princesa Peach o acordar, aí sim, ele age como um Chain Chomp regular. Também, somos apresentados ao perigosíssimo Big Chain Chomp. Vale notar que Chain Chomps não latem nesse jogo, como de costume; pelo contrário, lhes foi dado um efeito sonoro de mordida, similar aos sons atuais das Plantas Piranha.

Chain Chomps nos Desenhos Animados
Chain Chomps aparecem várias vezes na série de desenhos animados The Adventures of Super Mario Bros. 3, como em Répteis no Jardim das Rosas e Ameaça em Veneza. Aliás, no último, os Chain Chomps mostram que, mesmo de metal e acorrentados, sabem nadar: eles são usados para afundar a hospedaria na qual Mario e Luigi repousam, tal como causar furos no barco dos Irmãos.

Características
Como mencionado, Chomps foram baseados em manguais medievais. Eles possuem grandes olhos circulares, bocas largas e cheias de dentes afiados. Ao contrário de muitos inimigos da série Mario, os Chain Chomps são mostrados como incapazes de falar a língua humana - ao invés disso, se comunicam por meio de latidos. Geralmente atacam sem pensar, visto que agem como cães de guarda em muitos jogos. Os Chain Chomps são um dos inimigos mais durões da série Mario, como comprovado em sua resistência nos jogos de plataforma e defesa ampliada nos RPGs. Vale lembrar que os Chomps são mais animalescos que outros inimigos como Goombas e Shy Guys. Eles costumam ser usados quando há falta de tecnologia no local. Por serem os equivalentes supermarianos dos cães de guarda do Mundo Real, eles podem ser chamados através de um assobio (como o já citado Chomp Call).

Do que são feitos os Chain Chomps?
Uma das perguntas mais repetitivas dos leitores é com relação à consistência material dos Chain Chomps. Quem arriscou dizer que são feitos de metal, acertou: muitos jogos insinuam que eles são feitos de uma substância dura e metálica. A informação contida no trophy do Chain Chomp em Super Smash Bros. Brawl teoriza que eles sejam feitos de ferro.

Curiosidades Ferozes
• Chain Chomps são chamados de Wanwan no Japão, uma onomatopeia para o latido dos cachorros; é equivalente ao "woof woof" americano, ou ao "au au" brasileiro.
• O Chain Chomp foi inspirado por uma experiência na infância do criador Shigeru Miyamoto, na qual um cachorro tentou atacá-lo; antes de alcançá-lo, porém, o cão foi segurado por sua corrente quando estava a poucos centímetros do pequeno gênio.
• O nome de Chain Chomp recebe um hífen ("Chain-Chomp") na série Paper Mario, tal como na placa de Bob-Omb Battlefield, em Super Mario 64.
Leitores que requisitaram o dossiê: Leonardo Soares, Super Yoshi, Fabio Jr. e mmrguerra2009
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

27 Comentários

  1. Finalmente! Eu esperava por esse dossiê há muito tempo!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu tinha um medão terrível do Chain Chomp do Super Mario 64, quando eu ia passar por ele eu fechava os olhos XD
    Mais uma vez um dossiê muito bom! Parabéns e obrigado! :D

    ResponderExcluir
  3. Cara,Eu tenho muito medo e amor por esses bichos,vale lembrar que os primeiros(Spm3) babavam,e De vez em quando em M&L:Pit aparecia uma Chompa com lancionho rosa na bola,mas não mudava nada,e tambem eles parecem ser um pouco parecidos com os Wigglers no mesmo game.Demais Parabens

    ResponderExcluir
  4. "...SIx,Six six,The number of the Beast,Six,Six Six,The One For you And Me..."
    http://www.youtube.com/watch?v=Un5fd7m7Gow(Com a introdução macabraca).
    Clássico

    ResponderExcluir
  5. antigamente eu achava que era o pac man preto que queria se vingar do mario por causa de seu sucesso XD :O)

    ResponderExcluir
  6. Angelo, eu também tinha medo do Chomp de SM64. Difícil era pegar a 6ª estrela!

    ResponderExcluir
  7. i eu tanbei achava que erra o pac man
    que vivia na fase da rainbow road do mario kart 64

    ResponderExcluir
  8. nunca tive medo deles mas gosto muito dos chain chomps[queria poder usar ele em algum paper mario]

    ResponderExcluir
  9. Que eu me lembre, tem Silver Chomps em Super Mario Galaxy, não só no 2!

    ResponderExcluir
  10. NOSSA! dossiê perfeito Jardim, valeu a pena esperar cada segundo.

    PS: A Chompworks Galaxy foi uma das galaxias mais massivamente dificil de passar :O

    ResponderExcluir
  11. PSS: Meu nome em uma materia Ù.Ú

    PSSS: sempre kis usar o PSSS sé é q ele exista kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Por falar nisso vale lembrar que no novo paper Mario, o heroi vai ter um dos cães metalicos ao seu lado.
    Ps: Não existe Mr.M (Só pra ver se voceis ainda acham que tem)

    ResponderExcluir
  13. cara ja dise que existe o MR.M e aquele magico XD

    ResponderExcluir
  14. o MR.M aqui a foto dele (http://2.bp.blogspot.com/_g-zrFjoYt3U/SzDl_W9WkeI/AAAAAAAACs4/80nJ9m_pz9s/s1600/Mister+M-704820.jpg)

    ResponderExcluir
  15. @Mateus,Gramatica cara, é 'é' e não "e",mas não é por isso esse meus avisos, e que na central de Duvida,um tal de Grabiel acha que existe versões "Mr" do mario,Wario e Waluigi,isso só é um aviso prós desatentos

    ResponderExcluir
  16. deve dar um desespero encontrar um chain chomp solto !

    ResponderExcluir
  17. Muuuuuuuito legal!!!!!!!!!!!!!!

    Estava ansiosa por esse dossie...
    Dá até para imaginar...o Mario mandando um chain chomp ir buscar o jornal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Minha maior dúvida sempre foi nessa parte do porque deles latirem e sair de casinhas de cachorro gigante(SMG), mas eles são apenas estilo Birdo acha que é uma coisa, mas....não é.
    Ps: e os chain chomps dourados que na verdade tem força estrela dentro? Como ela foram parar lá? Ele comeu O.O?
    Pss:. Parabéns jardim pelo dossiê ficou D+++++++ =D

    ResponderExcluir
  18. hey , esquceram de mencionar a participação de chain chomp em Zelda links awakening pra game boy
    la ele é muito importante e ... inofensivo

    ResponderExcluir
  19. Eles aparecem em Zelda the four swords adventure tambem...

    ResponderExcluir
  20. po jardim eu tbm pedi,ta la no rapidinhas vc disse que ia fazer ha um tempao e meu nome num aparece.

    ResponderExcluir
  21. ei e eu tbm pedi,la no rapidinha a um tempão atras,meu nome num aparece.

    ResponderExcluir
  22. foi mal a primeira deu errado e eu nao vi ele aparecer entao coloquei outo.

    ResponderExcluir
  23. Viva eu!!!Eu:
    Como
    Não sei de que sou feito
    Não apareci em nenhum jogo(e nem quero aparecer, um amigo meu quase se exzspratharcasthou ao participar de um jogo)
    Não falo
    Fabrízio tem um chomp solto no sm64 para ds
    Acho que au-au não tem nada a ver com latidos, né?
    Acho que a gente também parece aquelas bolas de ferro que tem uma corrente que se colocava no pé acho que nas prisões de sei lá que época
    É gente, eu tô preso. Socorro! Acho que vou ter que aparecer num jogo, o Bowser fez uma crueldade comigo ao me prender. Socorro!
    Ainda bem que eu tô com com meu dsi com wi-fi e carregador e uma fonte de energia e uns wii/dsi points.Eu tenho um servidor no planeta Terra. Eu uso internet no dsi porque é ruim para nós digitarmos no teclado. Isso é a minha vida.

    ResponderExcluir
  24. Ora, ora, ora! Chain-Chomps! Humpf! Fazem muitas cãezandas enquanto nós Ukikis fazemos macacadas! xD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem