Donkey Kong Country Returns: Prévia, Detalhes e Dicas

Hoje mais cedo, publicamos aqui no Reino do Cogumelo um vídeo que mostra a jogabilidade envolvendo Rambi, o velho rinoceronte da série para Super NES que foi confirmado como um personagem jogável. Agora, novos e espetaculares detalhes sobre Donkey Kong Country Returns andam surgindo por aí.

Uma das mecânicas mais novas na jogabilidade reveladas na demonstração do jogo na E3 2010 foi a habilidade de Donkey Kong de escalar por superfícies de textura gramínea, um ato executado pelo simples pressionar do botão B do Wiimote. A mecânica nova causa um grande efeito, já aprovado por aqueles que se fizeram presentes na E3.

Como muitos fãs podem saber, um dos elementos mais atraentes de Donkey Kong Country Returns é o modo cooperativo entre dois jogadores para produzir diferentes modos de interagir com o design da plataforma. Por exemplo, se o Donkey Kong combinar forças com o Diddy Kong, ele terá sua ajuda para planar levemente sobre grandes precipícios, entre outras técnicas importantes para o progresso do jogo. O título também caracteriza o modo cooperativo simultâneo, como revelado em Los Angeles, na E3.

Você já deve ter visto a screenshot que mostra a silhueta dos heróis em frente a um belíssimo pôr do sol; isso acontece na fase Sunset Shores, a primeira a nos apresentar a um truque visual massivamente estiloso durante a jogada. Pelo fato da "câmera" do jogador estar de frente para o sol, será possível experimentar o mesmo controle dos personagens, só que com a silhueta completamente escura, livre de detalhes, contrastando com os elementos vermelhos em seus uniformes - a gravata de Donkey Kong, o chapéu e o planador de Diddy. Nesta fase, é melhor não ficar desatento: existem segredos escondidos no background, então, se prestar atenção, você poderá desvendá-los. Quer um exemplo? Conforme você caminha pelo litoral, no plano de fundo distante, você verá formações rochosas que se deslocam e movem em perspectiva; em certo ponto, essas rochas se convertem para formar uma banana gigante. Se você reparar nisso e parar, será recompensado com moedas de banana, que podem ser gastas em fases bônus fora da fase.

Também, um elemento formidável em Donkey Kong Country Returns, que mostra que a Retro está fazendo coisas que não eram possíveis no Super NES, é a fase Stormy Shore (algo como "costa tempestuosa"). Nela, você se dá ao desafio de pular por plataformas que flutuam pelo oceano enquanto ondas turbulentas sobem e descem num ritmo acelerado, tornando tudo ainda mais desafiante.

Ao ponto em que chegou, é impossível comentar sobre Donkey Kong Country Returns entre uma roda de amigos sem ressaltar um dos - senão o - elementos mais nostálgicos de que se tem conhecimento até agora: um tipo de remake da fase Mine Cart Carnage, que nos dava enxaqueca sobre trilhos no primeiríssimo Donkey Kong Country. O nome do novo level é Crazy Cart, e a corrida para a próxima fase continua tão insana quanto já era. Quiçá ainda mais! Somado à inigualável ação de se dirigir uma vagoneta descontrolada, foram inseridos truques de câmera e de profundidade, tornando ainda mais difícil e desafiante para o jogador saber quando pular (especialmente quando a vagoneta se aproxima demais da câmera).

Mesmo com a falta dos Kremlings e das fases aquáticas neste jogo, pelo menos um dos animais camaradas de Donkey Kong foi confirmado para o ilustre retorno. A fase Temple Topple coloca os macacos de volta às costas de Rambi, o rinoceronte, que os ajuda a completar missões exclusivas e a acessar áreas inicialmente inalcançáveis. Mas cuide do seu animal: apesar de ser quase indestrutível, Rambi é vulnerável ao fogo. É uma das dicas mais importantes até agora.

Com caminhos do mapa a serem destravados por meio de elementos secretos nas fases, e contando com uma trilha sonora extremamente digna e nostálgica, Donkey Kong Country Returns tem tudo para agradar aos maiores jogadores dos anos '90. O game será lançado para Wii no dia 21 de novembro de 2010 na América do Norte.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. perai jente temos que acabar com o preconceito o mais rapido possivel e serio quen nesse site nao sofre preconseito po gosta de mario e da nintendo

    ResponderExcluir
  2. desculpe mateus mas eu discordo
    por acaso vc ja viu alugm lugar da nintendo alem dos sites ake no brasil
    por isso q a maioria dos sites do merio e em japones, pq la e q Myamioto mora e e la q ele inventou o mario
    entendeu
    (o mas eu nao quer q vc fique bravo ou magoado com migo blz, eu ne te conheço)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem