Dossiê Conde Bleck

Olá, pessoal! Insone, por que não responder as questões pendentes da Central de Dúvidas? Vocês merecem o melhor do site, e é isso que vão ter! Já há algum tempo, o Idiota 1, leitor do Reino do Cogumelo e parte do trio Os Idiotas, requisitou uma matéria que de idiota não tem nada: ele quer saber mais sobre Count Bleck do RPG Super Paper Mario para Wii, que, com uma personalidade e motivações extremamente únicas em toda a série Mario, conquistou o coração de vários jogadores.
"Bleh heh heh heh heh heh... O homem conhecido como Blumiere morreu há muito tempo. Agora há somente Bleck! A escolha do Prognosticus das Trevas para preencher a profecia. E nada mais!"
- Conde Bleck, Super Paper Mario
Count Bleck, cujo título será traduzido aqui como Conde Bleck (nome real: Lorde Blumiere) é o principal antagonista de Super Paper Mario e responsável por libertar o Coração do Caos (Chaos Heart) forçando o casamento da Princesa Peach com o terrível Bowser. Com o Coração do Caos, Conde Bleck poderia abrir O Vazio (The Void), que engolfaria todas as dimensões. Ele lidera uma tropa de asseclas que o ajudam a prosseguir com seus planos, incluindo Nastasia, um tipo de secretária dona de fortes poderes de persuasão, O'Chunks, o maior e mais bruto dos assistentes de Conde Bleck, Mimi, a transmorfa, e Dimentio, o bobo-da-corte maligno (e, mais para frente, Mr. L, que seria o Luigi vilânico por razão de uma lavagem cerebral... isso é assunto para outro dia!).

Origens
Conde Bleck já foi membro da Tribo das Trevas, cujos antepassados roubaram um livro chamado Prognosticus das Trevas (Dark Prognosticus) que pertencia aos anciãos pouco tempo depois da Rebelião Pixl, para garantir que não fosse usado para o mal. Não se sabe de qual dimensão Bleck veio, mas é mencionado que sua tribo morava num castelo localizado no meio de uma floresta escura. É lentamente revelado, através de vagos flashbacks de Conde Bleck de quando ele era conhecido como Blumiere, que ele originalmente tinha uma namorada humana: Lady Timpani, a qual ele amava e estimava. Aparentemente, Conde Bleck caiu de uma montanha acidentalmente, ficou inconsciente e foi encontrado à beira da morte na base do penhasco por Timpani, que cuidou dele em sua casa até que melhorasse. Quando Blumiere acordou, ele ficou chocado ao ver que uma humana o havia salvado, já que ele era da Tribo das Trevas. Timpani ignorou tal pensamento, dizendo que qualquer um que possuísse um coração seria capaz de salvar uma pessoa ferida.

O casal em breve se apaixonou e Blumiere tentou escapar de seu castelo para vê-la novamente, mesmo apesar das repreensões do pai abusivo de Blumiere. Os dois se tornavam a cada dia mais interessados um no outro, dividindo os mesmos sentimentos... Porém, eventualmente, o pai de Blumiere descobriu o que estava acontecendo e ameaçou Timpani, ordenando que ficasse longe da tribo. Timpani temeu por sua vida e disse a Blumiere que não poderiam mais ficar juntos.

Blumiere, como um apaixonado lutador, não aceitou, e disse a Timpani que eles deveriam ir a outro lugar, onde seu amor seria aceito, e onde poderiam finalmente se casar. Timpani concordou e o par deu início aos planos de partida. No entanto, antes que estes planos pudessem ter efeito, o pai de Blumiere sequestrou Timpani e usou sua magia negra para amaldiçoá-la a perambular constantemente pelas dimensões, até morrer. Blumiere, chocado e horrorizado, descobriu o que seu pai fizera, e ignorou suas palavras: "isso foi para o seu bem".

Dominado pela raiva e tristeza profunda, Blumiere enlouqueceu, e decidiu vingança. Ele roubou o Prognosticus das Trevas, o qual a tribo mantinha desde que seus antepassados o haviam roubado, e o utilizou para ganhar a sabedoria dos anciãos de uma poderosa magia. O espírito e a personalidade de Blumiere logo se esvaíram, conforme ele era corrompido e transformado em Conde Bleck, um vilão motivado pela tristeza e desgosto. Usando seus novos poderes, Conde Bleck assassinou seu pai e destruiu toda a sua tribo, sedento por uma vingança insaciável. Após matar seu próprio povo, Bleck construiu (ou encontrou para si) uma fortaleza a qual batizou de Castle Bleck, que serviria como ambos seu lar e base de operações, localizado num reino composto inteiramente de escuridão.

No entanto, Bleck ainda tinha uma pequena esperança de que Timpani ainda estaria viva. Ele foi de mundo a mundo, buscando incessavelmente pela mulher que amou; infelizmente, sua busca nunca encontrou resultados. Uma das histórias de Carson, o garçom de The Overthere, conta que um homem havia encontrado um morcego em cativeiro (provavelmente Bleck); em seguida, este homem o libertou, e acampou durante a noite. Quando acordou, viu que o morcego tinha se transformado numa mulher que comprometeu sua vida para o homem; esta mulher se chamava Nastasia.

O Conde e sua nova assistente retornaram ao castelo onde Bleck se convencia de que a mulher que ele amou havia partido para sempre. Na verdade... Timpani ainda estava viva! Ela foi encontrada quase em seu leito de morte por Merlon da dimensão conhecida como Flipside. Usando os poderes dos ancestrais, Merlon transformou Timpani num Pixl. Nessa forma, ela não se lembrava de sua vida passada, e Merlon a renomeou como Tippi. Tudo o que sobrou para Conde Bleck foi vingar a suposta morte de sua amada destruindo simplesmente tudo o que a tirou de seus braços: a própria existência. Foi quando Bleck decidiu preencher a última profecia escrita no Prognosticus das Trevas, um procedimento que daria um fim à existência de todos os mundos e dimensões. Bleck reuniu mais seguidores (o Exército de Conde Bleck): O'Chunks, Mimi e Dimentio eram criaturas poderosas que estavam à sua completa disposição. O quarteto já atacou Mario, Luigi, Bowser e Peach inúmeras vezes, embora tenham fracassado em todas. Quando Nastasia encontrou Luigi em Castle Beck, a assistente pessoal de Conde Bleck fez lavagem cerebral no Irmão Mario verde, transformando-o no vilânico Mr. L. Dimentio acabou se mostrando mais sinistro e maligno que o próprio Conde Bleck, até mesmo planejando traí-lo (essa traição é insinuada no final do jogo).

O Ataque ao Reino do Cogumelo
Eventualmente, Conde Bleck deu início aos seus planos e se dirigiu ao Reino do Cogumelo. Ele atacou o reino, invadiu o castelo e abduziu a Princesa Peach, que seria essencial para seus planos. Então, ele atacou o Castelo de Bowser, onde o tirano estava tendo um confronto com Mario e Luigi, que assumiram que Bowser havia sequestrado Peach. Conde Bleck apareceu e abriu um gigantesco portal que sugou Bowser, todo o seu exército, e Luigi, mas deixando Mario de fora.

O Casamento de Bowser e Peach: A Criação do Vazio
Bleck forçou o casamento de Bowser e Peach numa capela de sua própria criação, para gerar uma fenda de energia negativa criada pelo acontecimento de um evento tão horrível. A energia negativa se cultivou num receptáculo chamado Coração do Caos. Bleck usou esse coração para abrir uma fenda interdimensional conhecida como The Void, ou O Vazio, que eventualmente se expandiria o suficiente para consumir todo o universo.

Extensão do Exército de Conde Bleck; O Ataque de Mimi
Após a cerimônia, Bleck prendeu Bowser e uma porção de seu exército no castelo, ordenando Nastasia a colocar o resto da tropa de Bowser sob controle mental, extendendo o exército de Bleck. Enquanto isso, Bleck mandou seu exército e asseclas para mundos e dimensões diferentes no objetivo simples de espalhar o caos e a destruição. Um desses asseclas era Mimi, a qual Bleck mandou que ocupasse a mansão de Merlee para assegurar que o Coração Puro (Pure Heart) estava sendo mantido lá. Mimi o fez, dominando a cartomante Merlee (que está presente em todos os jogos da série Paper Mario) e amaldiçoando a construção, fazendo com que todos ficassem presos na mansão até pagarem suas dívidas com rubis. Todos foram forçados ao trabalho escravo enquanto Mimi coletava seus rubis e os guardava num cofre, no topo da mansão.

Batalhas Contra Mario
Conforme Bleck prosseguia com seus planos, ele mentia aos seus ajudantes dizendo-os que criaria um novo mundo assim que todos os demais fossem destruídos. Na verdade, ele planejava deixá-los todos em ruína e se suicidar, já que não tinha mais nada pelo qual viver. Mario, descrito como o herói da profecia, apareceu, e Bleck mandou seus asseclas derrotarem o encanador com os novos poderes que ele havia dado a eles. Não importa o quanto seus assistentes eram fortes, no entanto, seja O'Chunks, Mimi ou Dimentio, todos caíram por terra após batalhar contra o Mario. Agora ciente de que Mario é mais do que apenas uma pequena irritação, Bleck consultou novamente o Prognosticus das Trevas e aprendeu que um homem de verde servirá como o hospedeiro perfeito para o Coração do Caos, e este seria o fator determinante sobre a veracidade da profecia.

A Criação de Mr. L
Luigi se encaixou nesta descrição perfeitamente e Conde Bleck o usou para seus planos e propósitos. O vilão de capa ordenou a Nastasia que usasse seus poderes de persuasão mental para que Luigi assumisse uma nova identidade... Mr. L! Bleck esperava utilizar Luigi para assegurar o sucesso e mandá-lo destruir Mario e companhia. No entanto, o pobre coitado fracassou, mas Bleck não estava preocupado (já que o Vazio continuava a crescer e a profecia atingia progresso). Mais detalhes sobre Mr. L serão postados numa matéria individual. Continue ligado!

Encontro com Tippi: Primeira Destruição do Vazio
Eventualmente, Mario chegou no Reino dos Sammers, que estava somente a alguns segundos da destruição naquela hora. Aqui, Bleck encontra os heróis cara a cara e revela que esse será o primeiro mundo a sentir os efeitos destrutivos do Vazio. Tippi questiona os motivos de Bleck por fazer algo tão ruim e maligno, mas Bleck meramente ri dela e diz que todos os mundos são insignificantes. Foi aqui que Bleck percebeu que Tippi pode ser, na verdade, Timpani! Mas ele parte, de qualquer modo, conforme o Reino dos Sammers encontrava um final violento.

O Remorso de Conde Bleck
Quando Bleck retornou ao seu castelo, ele sentiu remorso pela primeira vez pelo que estava fazendo. Ver Tippi fez com que ele questionasse suas ações e o fez perceber o quanto ele se tornara maligno. No entanto, Conde Bleck não podia mais fechar o Vazio, porque ele ainda estava sob o controle do Coração do Caos, que ele acreditava que só seria destruído se seu proprietário morresse. Já que não havia mais como parar a profecia, Bleck concluiu definitivamente que seu remorso era inútil e continuou com seus planos. Muitos desses planos estavam sendo impedidos, até mesmo porque Mr. L se uniu aos heróis após ser atacado por Dimentio e liberto de seu controle mental como um resultado. Os heróis continuaram a destruir as forças de Conde Bleck.

A Busca Pelo Último Coração Puro
Quando os heróis obtiveram o sétimo Coração Puro (Pure Heart), o conde desesperadamente fez outra tentativa de pará-los, libertando o terrível Bonechill do reino de Underwhere (uma espécia de purgatório para onde os personagens são mandados após seus Game Overs) junto com todo o seu exército. Bleck consoloidou uma porção do exército de Bonechill com seu próprio exército, que estava instruído a guardar o Castle Bleck, enquanto o resto atacava o Overthere (uma espécie de paraíso do mundo do Mario) para obter o último Coração Puro antes que os heróis o fizessem. Esta última tentativa foi em vão, visto que os heróis destruíram Bonechill e seu exército, restauraram o Overthere e o Underwhere para seus estados de paz e ordem, e obtiveram o último Coração Puro.

O Arrependimento Definitivo
Maravilhado com a capacidade de seus rivais, Bleck fez as preparações para suas chegadas. Antes que o fizesse, porém, Dimentio contou a Bleck que Tippi havia proferido o nome "Blumiere"... Esta foi a prova definitiva de que a mulher que ele amou ainda estava viva. Bleck sentiu uma tristeza extrema e arrependido por suas ações, mas no fim, decidiu prosseguir com seus planos, acreditando que já tinha ido muito longe para poder parar. Ele ordenou que seu exército inteiro ficasse a postos em torno do castelo, se preparando para o duelo final. Mal sabia o conde que Dimentio havia conspirado contra ele e fizera seus próprios planos para superar Bleck, controlar o Coração do Caos, destruir e refazer o universo.

A Batalha Final
Depois de muita luta, os heróis conseguiram chegar no castelo, e Bowser, Peach e Luigi desapareceram após cada um deles terem lutado e vencido uma batalha contra um dos asseclas de Conde Bleck. Quando Mario e Tippo finalmente confrontaram Conde Bleck, ele tentou destruí-los usando sua magia. A este ponto, Bleck na verdade estava torcendo por sua própria derrota, para que Tippi pudesse viver num mundo que sobreviveria. No entanto, ele não pode demonstrar isso, já que somente sua destruição será capaz de dar um fim ao Vazio, o que não pode ser feito se ele não lutar. A situação é a mais complicada o possível, delicada e extremamente única em toda a série Mario. À primeira vista, ele é mostrado como invencível, já que o Coração do Caos o protegia com uma barreira que desencorajava Mario. Entretanto, o poder do Coração do Caos foi negado usando o poder dos Corações Puros, permitindo que Conde Bleck fosse derrotado pelos quatro heróis reunidos, tornando-se totalmente fraco e sem esperanças. Querendo morrer por todos os seus atos malignos e para parar a expansão inevitável do Vazio, ele pediu a Mario, Peach, Bowser, Luigi e Tippi que o finalizassem de uma vez por todas.

A Morte Leal de Nastasia
Antes que qualquer coisa pudesse acontecer, apesar disso, Dimentio apareceu e tentou destruir o Conde Bleck com uma rajada mágica; porém, Nastasia pulou na frente do conde e tomou o golpe em seu lugar, aparentemente morrendo no processo.

A Origem de Super Dimentio
Mesmo com Conde Bleck ainda vivo, Dimentio ainda tomou posse do Coração do Caos e revelou seus planos de usar o Vazio e o Coração do Caos para criar um universo completamente novo a partir de sua imagem e semelhança. Dimentio então aprisionou Tippi, Conde Bleck e Nastasia numa dimensão paralela minúscula a qual batizou de Dimensão D, fez lavagem cerebral em Luigi para que ele se tornasse Mr. L novamente e deu início à terrível fusão entre ele mesmo, Mr. L e o Coração do Caos. Assim, o terrível Super Dimentio nasceu.

O Final Feliz
Finalmente, Tippi e Conde Bleck reestabeleceram seu amor verdadeiro, e com a ajuda de O'Chunks e Mimi, os Corações Puros foram restaurados e Dimentio, derrotado. Para banir o Coração do Caos e cerrar o Vazio, Conde Bleck demonstraram o amor verdadeiro que possuíam, e se casaram. O que aconteceu exatamente a Lorde Blumiere e Lady Timpani após estes eventos é um mistério, embora é dito que ambos vivem felizes em um lugar desconhecido. De fato, a cena final de Super Paper Mario (que aparece depois dos créditos de equipe) retrata duas silhuetas em pé sobre um vale verde, sobre um lindo prado...

Personalidade
Conde Bleck é único entre a galeria de inimigos do Mario, visto que é o único vilão motivado pela tristeza e arrependimento ao invés de uma luxúria incomensurável por poder e controle. Ele é um vilão trágico, cujas ações nasceram da mais pura das emoções: o amor. No entanto, Bleck demonstrou uma sede por destruição e desrespeito por todas as vidas, exceto às daqueles que eram próximos a ele. Ele é primordialmente retratado como um vilão estereotípico, carente de qualquer sentimento bom, mas é em breve revelado como uma pessoa emocionalmente torturada e não tão ruim quanto parece. Quando se encontrou com Timpani pela primeira vez, ele era extremamente bondoso e cuidadoso com todas as formas de vida e com o próprio universo; ele se apaixonou por ela e mostrou ser um homem extremamente devotado à mulher que amava. Após a tragédia ocorrida nesse período, no entanto, Bleck se tornou faminto por vingança desejando destruir o universo, pois toda a forma de vida havia se tornado insignificante para ele sem Timpani ao seu lado. Exemplo do quanto ele se tornou mal foi a erradicação de seu pai e de toda a sua tribo após adquirir seus poderes. Bleck via os mundos e a existência em si como os responsáveis por lhe arrancarem o amor de sua vida. Mas embora Conde Bleck já era mal, ele ainda era capaz de fazer bons atos, como libertar o morcego aprisionado no cativeiro (que se tornaria Nastasia, sua assecla mais próxima). Bleck é muito educado e abertamente sádico, decorrente de sua raiva e ódio reprimidos. Bleck também se importa muito com seus ajudantes, com exceção de Dimentio, com quem tinha uma relação mais sinistra; Bleck tratava O'Chunks, Mimi e Nastasia como se fossem membros da família, e se sente muito próximo de todos eles. No fim da história, ele é retratado como um vilão arrependido por todos os seus atos (que atingiram um nível descontrolável): seu amor por Timpani foi o que o tornou maligno, mas ao mesmo tempo, foi o que o redimiu. No fim, Bleck não foi somente um vilão trágico... mas um herói trágico, disposto a sacrificar sua vida para dar um fim àquilo que havia começado.

Poderes e Habilidades
Somado a ser capaz de usar o Prognosticus das Trevas, Conde Bleck possuiu muitos outros poderes mágicos garantidos pelo Coração das Trevas que o ajudavam em combate. Seu poder mais frequente é a habilidade de flutuar sem qualquer entrave gravitacional, um poder particularmente importante devido à sua carência de pernas visíveis. Com a ajuda do Prognosticus das Trevas, ele também podia se teletransportar. O poder co Coração do Caos também permitia que ele se protegesse de qualquer tipo de ataque. Em combate, Conde Bleck usa sua bengala para conjurar globos de energia negra contra Mario e outros inimigos; esses globos são únicos entre os ataques projéteis, e nada pode bloqueá-los, nem mesmo o guarda-sol de Peach. Bleck também tem a capacidade de invocar um enorme vórtex de energia negra que suga seus inimigos. Bleck também pode diminuir o curso temporal para atacar seus inimigos, e finalmente, pode aumentar sua própria velocidade de modo similar, usando uma flor de velocidade de energia vermelha. Conde Bleck também é retratado, no calor da batalha, como um oponente esperto e inteligente, muito carismático e capaz de persuadir facilmente outras criaturas para que se juntem à sua causa (vale notar também que ambas as suas asseclas femininas desenvolveram uma quedinha pelo conde, no caso de Mimi, foi algo muito mais sutil).


Curiosidades Puras
♥ No Japão, Conde Bleck é conhecido como Conde Noir (francês para o adjetivo "negro") e seu nome verdadeiro, Blumiere, é Lumière (francês para "luz").
♥ A textura usada para a parte interna e sombria de sua capa é a exata mesma textura usada como cenário do Espaço Sideral (Outer Space), o palco para o capítulo 4 do jogo.
♥ "Bleck", além de uma corrupção proposital da palavra "black" (como usada no sentido de escuridão), é também uma onomatopeia que exprime repugnância.
♥ Conde Bleck é mencionado no trophy de Paper Mario em Super Smash Bros. Brawl e até mesmo tem o seu próprio sticker.
♥ Conde Bleck usa um campo de força supostamente criado pelo Coração do Caos... mas ele usa esse mesmo campo antes mesmo da criação do objeto. Interessante!
♥ Em espanhol, seu nome é Conde Cenizo, que traduz como "Conde Cinzento".
Esse foi o dossiê Conde Bleck. Espero que tenham gostado! Nos deixe saber suas opiniões sobre o vilão nos comentários abaixo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

15 Comentários

  1. mal posso esperar para saber sobre Mr.L e jardim só para avisar que na parte ''O remorso de counde bleck'' tem um erro que voce escreveu crontrle.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o Mr.L *-*
    Visual mais bonitinho que do luigi e.e

    Fiquei chocado quando vi que o Luigi era o Boss final D:
    Luigi e a outra la e.e

    ResponderExcluir
  3. mama mia esse post era tudo q eu queria matou minha duvida, joguei paper mario DS numa mera duvida quem é Conde black

    LOL valeu

    ResponderExcluir
  4. SPOILER MENTIROSO NASTASIA NAO MORRE,OU ENTAO NO FINAL QUANDO TUDO VOLTA AO NORMAL ELA APARECE BOA NO FINAL EM ALGUM CANTO DO MENU DO JOGO!

    ResponderExcluir
  5. O "mmrguerra2009", num reclama a aprecie vei. O Jardim fico 1 hora sentado na frente do PC fazendo esse post. Não porque ele quis, mas por que um leitor quis.

    Muito bom o post :). Matou mUUUUUito minhas curiosidades, já que eu não zerei o jogo ainda

    ResponderExcluir
  6. lgl =D apesar ke num gostei de Auper Paper Mario mais a matéria foi ótima continua assim Jardim vc tem um futuro já garantido para vc =D

    ResponderExcluir
  7. Sem comentários, esse foi um dos melhores posts do Reino do Cogumelo!

    ResponderExcluir
  8. o conde bleck tem quase a mesma historia do darth vader

    ResponderExcluir
  9. Quem é essa berinjela feinha ao lado da palavra "Spoilers!"?

    ResponderExcluir
  10. nossa eu quase chorei na part que eles foram separados!Mas so uma coisa o dimentio é um besta tenta mata o chefão do proprio time

    ResponderExcluir
  11. oi gente é a lissani dinovo lendo a segunda vez isso é estrema verdade mesmo eu não tendo o jogo ainda eu ja sei que a nastasia não morreu e muito diferente ela dEsMaIoU é super diferente

    ResponderExcluir
  12. Na verdade as bolas de energia da bengala de Conde Bleck podem ser neltralizadas com o campo de forca de Barry (um pixl secreto).

    ResponderExcluir
  13. Que genial! Já tinha ficado cansada de ler matérias mal traduzidas pelo Google Tradutor sobre Count Bleck ¬¬'. A história dele é a mais legal de todas! :) Tem uns errinhos de ortografia e a Nastasia não morre, mas eu adorei!

    ResponderExcluir
  14. muito bom!eu leio o reino do cogumelo há pouco tempo, mas já sou fãzaço. a propósito,gostaria de uma matéria sobre as aparições do yoshi nos games!continuem assim!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem