Central de Dúvidas: Rapidinhas 10

Hoje comemoramos a décima edição do quadro Rapidinhas, da Central de Dúvidas do Reino do Cogumelo! Nossa tarefa é responder sua pergunta, não importa como; aqui, vocês conferem as respostas objetivas para as perguntas mais simples feitas pelos mais queridos paisanos de plantão. Então, pau no gato, ripa na chulipa e encolhe a pança, bigode!


"Super Mario World" não foi terminado a tempo. Que elementos, no jogo, mudariam se este fosse concluído?
Fernando, 24 anos, Limoeiro do Norte, CE
É uma pergunta interessante, Fernando! Junto a elementos que seriam inseridos, haviam mais elementos que foram retirados, como um Big Boo amarelo e o Mario Guaxinim. Também podem ser vistas, em screenshots da versão beta do jogo, ítens como cogumelos, moedas, blocos e plataformas que foram retirados da versão final. Não se sabe o porquê destes componentes não terem sido utilizados. Os blocos "!" azuis e vermelhos aparentemente não possuem função alguma além de fornecer caminhos extras para atalhos e salas secretas, mas acho que já foram projetados para isso mesmo (já que a maioria é disposta de modo que torna impossível atingí-los por baixo).
Olá Jardim! Gostaria de saber mais da história de Samus e se ela já apareceu em algum jogo do Mario! Obrigado!
*Matheus*, perfil não informativo
Olá, Matheus! Essa aqui eu posso responder na hora: A primeiríssima edição do quadro Mario Bits, escrito por mim todas as quintas-feiras no Nintendo Blast, fala exatamente sobre os encontros entre Mario e Samus Aran. Confira!
*Aviso: esta pergunta não é sobre Mario.* O jogo Wii Sports Resort, é um pacote com mais de um jogo, a pergunta para a qual eu quero resposta é: todos os jogos, dentro do jogo Wii Sports Resort, devem ser obrigatoriamente jogados com o Wii MotionPlus, ou há algum jogo que pode ser jogado sem este acessório?
Mighty, Curitiba, PR
Eu acredito que sim, Mighty! Diz aqui na Wikipédia americana que o "Wii MotionPlus é requisitado para todos os Wii Remotes sendo utilizados em Wii Sports Resort". Porém, não há com o que se preocupar: o Wii MotionPlus vem junto com o jogo (mas é sempre bom perguntar para os vendedores sobre isso antes de ter certeza...).
Jumpman pode ser considerado o Mario? Porque quando era Jumpman, ele era namorado de Pauline, mas agora que é Mario, ele gosta muito da Princesa Peach... E Mario é encanador, e Jumpman é carpinteiro. Eu estou com essa pergunta encravada na cabeça!
bruno, perfil não disponível
Pode desencravar essa dúvida da sua mente, paisano! O Jumpman de antigamente é o exato Mario que conhecemos hoje em dia. Eu seus primeiros dias de desenvolvimento, ele era retratado como sendo um carpinteiro (por isso o cenário de obras de Donkey Kong) e namorado da Pauline, uma mulher qualquer do Mundo Real. Com o passar dos anos, sua missão se tornou mais ampla, envolvendo reinos inteiros dominados pelas forças do mal; com um olhar enorme sobre o sentido de justiça, e com o passar dos anos de desenvolvimento, Mario se tornou o par perfeito da Princesa Peach. Hoje em dia, Mario e Pauline são apenas amigos.
Qual é a origem da Yellow Star do jogo Mario & Luigi RPG 3? Ela já apareceu em outros jogos? Errrr só mais uma perguntinha simples: Wario e Waluigi são irmãos ou primos? Eles têm pais ou não?
andress, perfil não disponível
A Yellow Star também pode ser chamada de Starlow, e merece uma postagem especial aqui no Reino do Cogumelo, então aguarde! Já a dúvida sobre Wario e Waluigi, aqui você confere um velho artigo sobre a relação entre eles. Mas já vou adiantando que nada se sabe sobre os pais dos caras!
Por que Pokémon tem acento? E qual o sentido do 64 no Nintendo 64, digo, por que 64?
German, perfil não informativo
Pergunta interessante sobre nossos vizinhos de Nintendo! Pokémon (ポケモン) é na verdade a contração romanizada (rōmaji*) da marca japonesa Pocket Monsters (ポケットモンスター, Poketto Monsutā). Talvez o acento se deva a essa contração, que é muito comum no Japão. Já a questão do Nintendo 64 ganhou esse número por causa do processador de bits que tinha. Por exemplo: o NES é de 8-bit, o SNES é de 16-bit e o Nintendo 64 é de 64-bit.
Obrigado por responder a pergunta sobre Mario ser sambista, mas tenho outra dúvida. Gostaria de saber de onde surgiu a ideia da Rainbow Road, se ela já apareceu em outro game que não seja Mario Kart e quais são suas referências com as franquias Mario Bros.
ELIVELTON, perfil não disponível
A Rainbow Road, ou Estrada do Arco-Íris, é sempre a última pista de corrida da Special Cup de todos os jogos da série Mario Kart. O único jogo em que a pista de corrida apareceu além dos karts regulares foi Mario Hoops 3 on 3, o jogo de basquete do Mario para DS desenvolvido em parceria com a Nintendo e a Square; a estrada é destravada na seção "challenges" do game esportivo. Porém, essa Estrada do Arco-Íris flutua acima das nuvens e em torno de uma torre de relógio, e não se pode ver muita coisa.
Olá, pessoal do Reino do Cogumelo. Queria saber quantos jogos no máximo o Mario esteve como ponta ou personagem, por favor.
vinicius28, perfil não informativo
Olá, Vinicius! Não dá pra fazer a contagem exata de jogos do encanador até agora, mas pode ter certeza que já tem muito mais que duzentos.
Jardim, POOOOOOOOOOOOOR FAVOR responda as minhas questões, please: Quem é Boshi? E pode falar um pouquinho explicando quem são os Chain Chomps, são cachorros-bolas quase invencíveis, ou como disse no desenho Super Mario Bros. 3, eles são como correntes vivas?
mmrguerra2009, perfil não disponível
Calma, rapaz! Boshi é um Yoshi malandrão de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Eu faço um dossiê sobre ele, OK? E já que, assim como você, há outros leitores doidos para saberem mais sobre os terríveis Chain Chomps, também vai virar um artigo especial da Mariopédia. Continue ligado que lá vem dossiê!
Olá Eduardo Jardim; eu tenho uma ideia para uma matéria aqui para o RdC: um Top Ten com os vilões (chefes) mais difíceis dos jogos do Mario.
matheusdellosso, perfil não disponível
É uma ideia ótima, Matheus! Já está incluída na lista de matérias legais sugeridas pelos paisanos.
Eu queria saber se os pais de Peach são o Rei e a Rainha do Reino dos Cogumelos, e quem são os pais de Mario?
Gustavo, perfil não disponível
Essa pergunta é interessantíssima. Se a Peach é uma princesa e não uma rainha, porque ela governa o Reino do Cogumelo? Onde estão seus pais? O pai de Peach, o Rei do Cogumelo, apareceu algumas pouquíssimas vezes nas histórias em quadrinhos mais antigas do Mario e nunca mais deu as caras, ignorado ao longo do desenvolvimento dos personagens. Já os pais de Mario estão aqui.
Soube no YouTube de uma fase musical no Super Mario World: [link]. Quem fez isso, e como?
Super_Mario_Cardoso, perfil não informativo
A resposta já foi cedida pelo nosso parceirão do Mario Hacks! Obrigado pela ajuda, paisano!
Se o Wii já tivesse uma imagem como a do Xbox e a do PS3 desde o lançamento dele, como seriam as vendas?
Jin Himulra, perfil não informativo
Não entendi a pergunta. O que quer dizer com "imagem"? Estamos falando de gráficos? Se for isso, todo nintendista sabe que a diversão e jogabilidade é que vem em primeiro lugar, e só depois nos preocuparemos com gráficos estarrecedores.
Bem, essa não é uma dúvida enorme... mas gostaria de saber se a ordem dos games que eu citar está correta na história do Mario, seguindo a série "Bros.". Lá vai: SMB, SMB 2/USA, SMB3, SMW, YI, NSMB, NSMBWii. Bem... tô chutando isso, pois Super Mario World originalmente tinha o nome de Super Mario Bros. 4, e Yoshi's Island é SMW2, então, seguindo a lógica, seria Super Mario Bros. 5... e NSMB DS e Wii, seguem a série obviamente como 6 e 7. PS: sei que Bros. só faz sentido quando tem Mario & Luigi jogáveis, por ser diminutivo de Brothers, e sei tbm q YI conta uma história mto atrás do primeiro SMB. Eu só estou seguindo a lógica dos titulos... Me ajudem, por favor \=)
Cyber Wolf..., perfil não disponível
Pois é, cara, no Japão, Super Mario World é considerado como Super Mario Bros. 4, então não é crime incluí-lo no pacote da série "Bros." mesmo se chamando definitivamente de "World". Mas Super Mario World 2: Yoshi's Island já saiu completamente da série Bros. e embarcou na série Yoshi. Originalmente, seguindo a lógica mais superficial, a sequência da série Bros. é: SMB, SMB2/USA, SMB3, NSMB e NSMBWii. Super Mario World pode ser incluído, mas difere somente pelo nome oficial.
Mario/Wario já se encontraram com Pac-Man, Sonic, Bomberman. Mas por que, excluindo a série Super Smash Bros., ele nunca se encontrou com Kirby?
luan, perfil não disponível
Opa, luan, Mario já se encontrou com Kirby sim! A bolinha cor-de-rosa de Dream Land já se encontrou inúmeras vezes com o encanador bigodudo pelas histórias em quadrinhos da Club Nintendo, nos anos '90, e no raríssimo vídeo educacional Mario Kirby Masterpiece. Aqui no Reino do Cogumelo, um desses encontros foi descrito na bizarra história Super Mario na Noite do Horror.


Por hoje é só, espero que tenham curtido as respostas dessa edição comemorativa número 10. Eu aprendi muitas coisas bacanas aqui e espero que vocês também tenham sanado todas as suas dúvidas. A quem ainda não foi respondido, não se preocupe - postagens individuais estão aguardando suas dúvidas! E as postagens prometem: vai haver novas informações bombásticas na Top Secret, vários dossiês exclusivos e quem sabe eu não continuo fazendo um suspense por aquele Dossiê Mr. L...? Continue ligado!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. Em Kirby SuperStar/Ultra
    Mario,Told,Luigi,Peach,Wario aparecem na luta contra Kirby e King Dedede
    do lado e.e

    ResponderExcluir
  2. O "acento" na palavra "Pokémon" na verdade é um hífen, que ficou parecendo um acento devido à fonte utilizada. Assim, "pokémon" na verdade é "poke-mon".

    ResponderExcluir
  3. Essa explicação é melhor ainda! Obrigado, ezequiel.

    ResponderExcluir
  4. pq o mario quando salva a peach pq ele recebe um simples beijo no nariz????
    podia ser na boca né??????

    ResponderExcluir
  5. Hum... OK! Mas só nos quadrinhos mesmo? Obrigado pela resposta!

    ResponderExcluir
  6. Sobre a pergunta nº 11,Peach poderia ser princesa e governar num cargo permanente,mas em vez de "Reino do Cogumelo" deveria se chamar "Principado do Cogumelo",assim como o Liechtenstein,mas,mesmo assim,deveria ter um príncipe...
    PS:Que não seja o ----- do Haru!

    ResponderExcluir
  7. MUITO OBRIGADO JARDIM,SEMPRE QUIS SABER DIREITO SOBRE OS CHAIN CHOMPS!

    ResponderExcluir
  8. AH!QUASE IA ESQUECENDO,EU SOU O MMRGUERRA,E QUE,MMRGUERRA E O NOME DO MEU USUARIO NO YOUTUBE E QUANDO EU ENTRO NO YOUTUBE,MUDA O MEU PERFIL!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem