O Nome Faz a Diferença?

Na última parte da entrevista de Shigeru Miyamoto, logo abaixo, você descobriu que o primeiro nome de Mario não foi Jumpman, e sim, Mr. Video. Isso me faz pensar no valor que um simples nome pode ter na longevidade da franquia. Lembra daquele jogo superbacana que nunca mais retornou, talvez porque o nome do personagem principal não era impactante ou simplesmente era ridículo? Vamos tomar Boogerman como exemplo. O nojento super-herói poderia ter tido sequências dignas de seu jogo original - "A Pick and Flick Adventure" -, mas talvez o nome "Homem-Catota-de-Nariz" não fez muito bem à sua reputação futura. Não que hoje em dia os jogos e outros tipos de mídia deixaram de ser nojentos; muito pelo contrário.

Big the Cat, da série Sonic, também está na fila do INSS porque lhe deram um nome horrível. Ainda citando exemplos da distinta rival, Sega, Yuji Naka estava preparando a substituição de Alex Kidd (pois é, algo como "O Guri Alex" não dava tanto impacto, também). Os rascunhos incluíam um roedor de dentes pontiagudos, usando uma jaqueta de rock'n'roll e chamado Mr. Needlemouse; ele até mesmo tinha uma namorada chamada Madonna. Felizmente, a Sega não ficou feliz com o senhor "rato-espinho", e o aliviou chamando de Sonic.

Já uma bolinha amarela faminta chamada Pac-Man é originalmente chamada de Puck-Man no Japão. A mudança que a Namco deu ao nome do personagem foi extremamente necessária quando pensamos bem: imagine quantos vândalos apareceriam no fliperama e riscariam o "P" de puck com um branquinho, transformando num chulo e retumbante "F". A Namco é esperta ou o quê?

E a Lara Croft? Ela seria uma belezura amazônica, chamada Lara Cruz. Bom... pra ser honesto, ela provavelmente teria feito sucesso mesmo se fosse chamada Tereza da Silva.

E aí, cidadão do Reino? Você acha que qualquer um desses nomes afetam o modo como você se sente a respeito dos jogos?
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. O nome pode mesmo ser um fator do sucesso.
    Mas discordo que o nome Alex kidd seja um nome ruim, para alguem que mora nos EUA sim, mas aqui no Brasil nem tanto, pois muitos no Brasil não sabe a tradução. Até mesmo "Kidd" pode ser o sobrenome dele. O sobrenome "Mario" também não é muito bonito, para nome é bom, mas sobrenome...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que mudaram o nome do danado.

    Imagine um mundo, onde Pac-Man se chamasse Puck-Man?!

    É, a história de apagar o P e trocar por F, veio na minha cabeça no instante em que eu li a matéria...

    Muito bom, Eduardo, realmente muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Desculpe Jardim, mas não consigo ver alguem insultar o Alex Kidd(mesmo que seja só no nome e mesmo que seja verdade).
    Ele foi meu personagem favorito desde pequeno, até que veio meu amigo e me perguntou: "Quer jogar Super Mario World?"

    ResponderExcluir
  4. FUCK MAN
    ahsauhasuhasuhasuhas XD

    ResponderExcluir
  5. Eu também jogava Alex Kidd e era supermassa. Poxa, jogar pedra-papel-tesoura com moleques panacas era tudo o que eu sempre sonhei fazer num video game.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem