![]() |
| Imagem: Reprodução/Anatel |
Embora tenha sido lançado no Brasil no dia 5 de junho deste ano, o Nintendo Switch 2, novo console da Nintendo, ainda não tinha seu devkit homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que é a agência responsável por fiscalizar, regular e controlar os serviços de telecomunicações em nosso país. Para quem não sabe, um devkit, ou kit de desenvolvimento, é um conjunto de hardware e software especializado fornecido por fabricantes para desenvolvedores criarem e testarem aplicativos ou jogos para seus consoles específicos, com ferramentas, bibliotecas, APIs e hardware normalmente mais potente que a versão de varejo, permitindo um desenvolvimento, depuração e otimização mais eficientes.
Mas essa situação pendente do Nintendo Switch 2 no Brasil não existe mais, já que a Nintendo conseguiu obter a homologação da Anatel para o kit de desenvolvimento de seu novo console, sendo que o registro de número 063092504083 já pode ser encontrado no site oficial do órgão brasileiro.
Com a conquista dessa homologação, agora já é possível que desenvolvedoras brasileiras possam ter acesso aos equipamentos necessários para levar seus jogos ao novo console da Nintendo. Outro ponto que vale a pena ressaltar é que, a partir de agora, a Nintendo pode trazer versões demo de jogos ainda não lançados para eventos realizados no Brasil, permitindo que visitantes possam testar jogos que foram somente anunciados para o Nintendo Switch 2.
O kit de desenvolvimento do Nintendo Switch 2 possui o código de identificação BEE-056, e traz manual de instruções localizado em português do Brasil para que os desenvolvedores tupiniquins tenham mais facilidade no seu entendimento e no desenvolvimento de seus games para a nova plataforma da Nintendo.
A homologação do kit de desenvolvimento do Nintendo Switch 2 no Brasil sem dúvida é um passo muito importante para fortalecer ainda mais a presença da Nintendo em nosso país, já que aproxima os desenvolvedores brasileiros de sua nova plataforma, enquanto permite à companhia trazer uma maior oferta de demos de jogos nos eventos.
E você, leitor(a), o que achou dessa notícia? Gostou de saber que o kit de desenvolvimento do Nintendo Switch 2 foi homologado pela Anatel? Comente!
