D.E.B.S. Alert

Desenvolvedor de It Takes Two revela inspiração em mecânicas de jogos de plataforma Super Mario

Imagem: Reprodução/Hazelight Studios

Os jogos de plataforma da franquia Super Mario vêm inspirando desenvolvedores desde o início da década de 1980, quando foi lançado o icônico Super Mario Bros. (NES). Desde então, cada lançamento da franquia é observado com muita atenção por desenvolvedores do mundo todo, que usam muito do design aplicado nestes games como referência na hora de criar seus títulos.

Esse é o caso do jogo It Takes Two, da Hazelight Studios, lançado para múltiplas plataformas em 2021 — e para Nintendo Switch em 2022 —, e que foi eleito "jogo do ano" na premiação The Game Awards daquele mesmo ano. Trata-se de uma aventura bastante inventiva que deve ser jogada no modo cooperativo por duas pessoas para superar seus inteligentes desafios.

Falando ao podcast KIWI TALKZ, o level designer de It Takes Two, Filip Coulianos, revelou que os desenvolvedores usaram muito os jogos Super Mario como referência para este game, especialmente as mecânicas de movimento e de câmera que a Nintendo implementou nos jogos de plataforma mais recentes do bigodudo. Leia a declaração que ele fez sobre este assunto logo abaixo. 

Tínhamos um monte de gente na equipe de design que curtia muito os jogos da Nintendo, como Super Mario e coisas do tipo. Eu pensava: "Cara, isso não é Half-Life [jogo em que Coulianos também atuou como designer]. O que é isso?". É claro, eu joguei Super Mario 64, que eu acho absolutamente incrível até hoje, e acho que o movimento continua incrível até hoje. A câmera, porém, nem tanto. Mas esse foi o primeiro jogo que teve isso, então está tudo bem.

Então, fizemos muitos estudos sobre como a câmera funciona no mais novo e melhor Mario, e eu me sentava com um programador para observá-la, pensando no que eles faziam quando ela colidia com os objetos — fiquei curioso com esse caso extremo, o que a câmera faria se eu a apertasse contra a parede, como se estivesse em um canto, e a câmera não tivesse muito espaço para se mover? Como eles resolvem isso? Normalmente, você se perguntaria: eles inventaram algo brilhante, ou estão apenas fazendo o que todo mundo está fazendo?

Então, olhamos muito para a Nintendo; especialmente no movimento dos personagens de It Takes Two, tínhamos um grupo de três ou quatro designers que realmente gostavam de jogos de plataforma, e eles tinham uma visão coletiva do que queriam.

É sempre satisfatório saber que a Nintendo, e especialmente os games da franquia Super Mario, inspiraram criadores a realizar obras tão maravilhosas como It Takes Two, que é uma aventura altamente recomendada para quem curte jogos do Mario, pois possui desafios bem originais que remetem imediatamente aos melhores momentos dos títulos estrelados pelo mascote bigodudo da Nintendo.

E você, leitor(a), gostou de saber que os jogos de plataforma Super Mario inspiraram na criação dos movimentos e na câmera de It Takes Two? Já teve a oportunidade de jogar este ótimo jogo da Hazelight Studios? Comente! 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem