Cópia de primeira tiragem selada de Super Mario Bros. 3 (NES) é vendida em leilão virtual por 156 mil dólares

O hobby de colecionar videogames, sejam eles novos ou retrô, não é um meio barato, principalmente no Brasil, onde o valor dos eletrônicos e software só tendem a inflar ao passar do tempo. Mas ainda assim, é uma atividade muito popular em todas as partes do mundo.

Há quem procure por jogos mais raros em sua coleção (como os infames Nintendo World Championships 1990 e Little Samson para NES ou ClayFighter: Sculptor's Cut para Nintendo 64) e há quem simplesmente esteja contente em adquirir uma cópia de um jogo que marcou sua infância, independente do valor monetário.

Entra então a história de Super Mario Bros. 3 (NES, 1988), possivelmente a maior e mais ambiciosa aventura do encanador e que deixou um impacto definitivo no mundo todo com seu lançamento de altas expectativas e sua campanha de marketing multimilionária. O jogo, no entanto, foi muito bem distribuído em seu lançamento no mundo todo, e apesar da grande procura na época, hoje é bem comum se deparar com um cartucho no mercado de usados.

Mas uma cópia selada muito especifica valeu 156 mil dólares em um leilão virtual! Heritage Auctions, casa de leilões norte-americana, anunciou que a venda estabeleceu um novo recorde no mercado de jogos, anteriormente retido por Super Mario Bros. (NES, 1985) em julho de 2020, que fora vendido por 115 mil dólares.

Essa cópia de Super Mario Bros. 3 não é valiosa apenas por estar selada e em condições perfeitas de fábrica desde o seu lançamento, mas também se trata da tiragem inicial do jogo, que contém uma arte da capa um tanto diferente de versões posteriores. O texto do título está sobreposto à mão direita do Mario, enquanto tiragens seguintes empurraram a palavra "Bros." para outra extremidade da caixa. 


Valarie McLeckie, diretor do ramo de videogames na Heritage Auctions, diz que está muito contente que o recorde seja batido duas vezes no mesmo ano, e que não se surpreende que isso se tenha dado novamente com um jogo do Mario, o qual tantos no mundo todo cresceram jogando.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem