![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Muitos grandes desenvolvedores de games começaram suas carreiras se inspirando em títulos que jogaram quando eram mais jovens, e sem dúvida uma boa parcela dos criadores de jogos atuais se inspirou no trabalho da Nintendo, já que a gigante japonesa vem criando experiências memoráveis nesta indústria há mais de quatro décadas. Games como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Metroid, Super Mario Kart, entre outros, ajudaram a criar, ou mesmo a popularizar gêneros no mundo dos videogames.
Falando à Famitsu sobre as inspirações que o fizeram ter o desejo de criar games, Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI, aclamado RPG lançado para PlayStation 5, Xbox Series e PC em 2023, revelou que foi ao jogar Super Mario Bros. no Famicom que ele despertou esse desejo de ingressar no mundo dos videogames como desenvolvedor. Ele cita ainda outras obras que o inspiraram, como o livro O Senhor dos Anéis, e os jogos Dragon Quest e Final Fantasy. Leia a declaração dele sobre este assunto logo abaixo.
A razão pela qual eu quis fazer games foi quando eu joguei "Mario Brothers" no Famicom, e isso não mudou. No entanto, eu acho que a razão pela qual eu quis expressar histórias nos games foi porque eu li O Senhor dos Anéis quando eu estava no primeiro ano do ensino médio, e fui fortemente influenciado por Dragon Quest e Final Fantasy. Eu nunca vou esquecer o impacto que eu tive quando joguei Dragon Quest III, pensando, "Mal posso acreditar que é possível vivenciar este tipo de coisa em uma história de jogo." A reviravolta repentina quando caí em Alefgard, e o choque de perceber no final que fui eu quem teceu a história de Erdrick. Essa experiência é a origem do meu desejo de expressar as histórias nos games.
Certamente muitos de nós somos inspirados por obras como as mencionadas por Yoshida na hora de expressar nossa criatividade nas mais variadas profissões, e é interessante saber que um dos maiores desenvolvedores de games da atualidade reconhece que títulos como Super Mario Bros. ajudaram a despertar nele a vontade de criar suas próprias obras.
E você, leitor(a), o que achou da declaração de Yoshida sobre a influência que Super Mario Bros. teve na escolha de sua profissão? Você também tem alguma inspiração especial na realização do seu trabalho, ou nos momentos em que deseja criar algo novo? Comente!
Via GoNintendo