Super Mario Maker (Wii U, 2015) pegou os jogadores de surpresa, com a Nintendo proporcionando uma experiência (basicamente) infinita de fases de Super Mario gerado por usuários. O jogo teve recepção espetacular e ainda é jogado por muitos hoje, apesar da sequência já estar disponível no Nintendo Switch desde 2019.
Mas tudo que é bom, tem um fim... a Nintendo anunciou através de suas redes sociais oficiais, que Super Mario Maker no Wii U, terá seus serviços parcialmente encerrados. No dia 31 de Março de 2021, novas fases criadas por jogadores, não poderão mais ser subidas no servidor online, o site de Bookmark será descontinuado, e o jogo será removido permanentemente da eShop do Wii U no dia 12 de Janeiro de 2021.
Beginning on 3/31, it will no longer be possible to upload courses in #SuperMarioMaker for #WiiU. Please see the link below for more information. Thank you to all the players for supporting the Wii U version of the Super Mario Maker game since 2015!https://t.co/aPtUh8QVd6 pic.twitter.com/bZahjD3yK7
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) November 25, 2020
Isso naturalmente afeta de forma severa o jogo, significando que ranques de fases mais curtidas e stats de fases anteriormente subidas no servidor, não serão atualizadas pós o encerramento. No entanto, a Nintendo esclarece que as fases todas que foram subidas no servidor até o dia do encerramento do serviço, poderão ainda ser jogadas normalmente (e como é de praxe, o jogo poderá ser baixado novamente da eShop, pós a remoção, caso você já o tenha comprado digitalmente).
A população de jogadores na versão do Wii U de Super Mario Maker, pode ser modesta em comparação a sequência, mas há ainda um punhado de pessoas que preferem a habilidade utilizar do Gamepad para criação, algumas pequenas propriedades estéticas da interface, a opção de usar Mystery Mushroom e, claro, o fato que não é necessário pagar por assinatura para jogar online no console.
Quem ainda não adquiriu sua cópia de Super Mario Maker, poderá ficar tranquilo quanto diz respeito a habilidade de jogar fases que foram subidas todos estes anos de funcionamento do serviço, no entanto, para quem quer por em prática suas habilidade criativas e mostrar ao mundo, a sequência no Nintendo Switch é a única opção viável.