Reino do Cogumelo no festival Up!ABC: cosplay, games e cultura geek

Tudo começou com o navio Kasato Maru, responsável pela chegada do primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil em 1908. Na época, a Nintendo, fabricante de cartas de baralhos hanafuda, já tinha 19 anos. Muitas gerações depois, a cultura japonesa já é de enorme influência entre os brasileiros — especialmente no nicho pop, que já pode até ser considerado como parte de nossa própria natureza. E é com esse tema que o festival Up!ABC - 110 anos da Imigração Japonesa abriu suas portas neste ano no município de Santo André, em São Paulo. E é claro que nós, da equipe Reino do Cogumelo, não poderíamos deixar de comparecer!

Amantes de cosplay, games e cultura geek como este que vos fala, Eduardo Jardim, e o nosso caro programador e fotógrafo Felipe Leite puderam se reunir na Universidade Anhanguera (UniABC) nos dias 29 e 30 de setembro para prestigiar uma enorme variedade de atividades, áreas de games, salas temáticas, painéis com convidados, feiras de produtos, shows de várias bandas e muito mais.




(Cos)Play It Loud!

Ninguém resiste à arte do cosplay: é de encher os olhos e fazer o kokoro saltar de emoção pelo mais simples vislumbre físico dos personagens que mais amamos, sejam oriundos de jogos eletrônicos, séries de TV, filmes e até mesmo das criativas mentes do fandom de determinadas franquias. Olha só o talento destes artistas que nós selecionamos:



Acima: encarnações incríveis de Luigi e Mario Bebê, Mario Fogo e Luigi Fogo acompanhados de versões superfofas de Toad e Daisy Bebê, e a variante feminina do Mario em uma harmoniosa loja de itens!



Acima: Athena, a filhinha do nosso colaborador Leite, ao lado do Flash; Rocky Racum de Guardiões da Galáxia, da Marvel, e o filho de Krypton, Superman, da DC.



Acima: Mychelle, esposa do Leite, ao lado do capitão Jack Sparrow de Piratas do Caribe; na sequência, o Comandante Supremo da Frota Imperial Darth Vader, de Star Wars; o vilânico Gerardo Grindelwald, a corvina Luna Lovegood, a diretora da casa Grifinória Minerva McGonaggall e o sonserino Draco Malfoy, da franquia Harry Potter.



Acima: Viúva Negra e Capitão América, aliados do Universo Cinematográfico da Marvel, seguidos de Ravena, de Jovens Titãs, e Vanellope von Schweetz, de Detona Ralph e a sequência WiFi Ralph: Quebrando a Internet (com data de lançamento marcada para o dia 3 de janeiro de 2019 no Brasil); por último, Jason Voorhees de Sexta-Feira 13.



Acima: o bruxo Geralt de Rívia e a feiticeira Yennefer de Vengerberg, da série de RPG eletrônico de ação The Witcher; abaixo, um Crusader de Diablo III ao lado do shinobi Neji Hyūga, de Naruto; e Alvo Dumbledore, o diretor da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts.




Acima: para quem curte mangás! O líder da Liga dos Vilões Tomura Shigaraki, de My Hero Academia; um glóbulo branco de Hataraku Saibō; Sakura Haruno, Sarada Uchiha e Naruto Uzumaki, de Naruto; Shoto Todoroki, Izuku Midoriya, Katsuki Bakugo e Ochaco Uraraka, também de My Hero Academia; e por fim Super Boo e Androide 17, de Dragon Ball Z.

Aqui é o meu lugar!

Majoritariamente organizados por fãs, as salas temáticas são espaços que servem de ponto de encontro para quem é fissurado em certas propriedades intelectuais — sejam jogos eletrônicos, desenhos animados, séries de literatura, TV e cinema, e até mesmo de subgêneros específicos de mangás e animes. Aos comparecentes, era possível cantar karaokê, tirar fotos em estandes especiais, contemplar decorações, jogar retrogames, engajar batalhas campais, entre muitas outras opções irrecusáveis para qualquer entusiasta da cultura pop e suas vertentes.







"Just what I needed!"

É claro que um evento tão completo como esse merece uma recordação. Para isso, há no Up!ABC feiras que expõem à venda os produtos mais adequados aos gostos de cada um. Blusas, chapéus, chaveiros, placas, action figures, gashapon, quadrinhos e até mesmo varinhas mágicas dos mais variados núcleos estão entre os objetos os quais os visitantes não pensam duas vezes em levar consigo de volta para casa.





O Up!ABC foi magistralmente realizado pela ACROSS Entertainment. E se prepare: a próxima edição do Up! está marcada para o primeiro semestre de 2019. Fique de olho no site oficial do evento! Let's-a go!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem