Australiano detecta um tumor graças ao Nintendo Switch

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Chris Chalms, um jovem programador de 28 anos residente de Sydney, Austrália, detectou um tumor em sua mão direita graças ao Nintendo Switch.

Um ávido jogador de video games, Chris havia comprado todos os consoles da Nintendo desde a época do Wii. Boquiaberto com a anúncio de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Kart 8 Deluxe — o primeiro jogo do Mario para o console —, ele adquiriu o Switch logo na primeira semana de lançamento. No entanto, graças ao vício em Zelda, Chris só foi experimentar Mario Kart alguns meses depois — e foi com este título específico que ele percebeu que havia algo de errado com sua mão direita, na qual passou a sentir uma dor excruciante que se estendia desde a palma até os ligamentos de seu dedo indicador.

Os controles Joy-Con do Switch são equipados com o mecanismo HD Rumble, um sistema sensível de vibração. São poucos os títulos da biblioteca do Switch que fazem bom uso desta característica, porém, em Mario Kart 8 Deluxe, o tipo de vibração emitida pelo Joy-Con no ato de coletar moedas na pista é, como descreve o próprio Chris, uma onda forte e curta que tornou evidente sua dor. Curiosamente, o australiano jogava muito Breath of the Wild no Switch e games de PC usando um controle de Xbox One; sua condição médica só passou a se destacar durante sua primeira corrida em Mario Kart.

Quando sua dor ainda era fácil de ignorar, o programador acreditava se tratar apenas de uma lesão por esforço repetitivo no trabalho. Agora constante, Chris passou a buscar tratamento médico; manchas similares a hematomas e até mesmo um caroço surgiram em sua mão. Depois de um exame de ultrassom e uma ressonância magnética, os médicos diagnosticaram um tumor, o qual, felizmente, teria apenas 5% de chance de se transformar em um câncer. A condição pode provir de uma malformação vascular ou ser um tumor ósseo de células gigantes, mas os doutores o saberão com certeza apenas após a sua retirada cirúrgica — marcada ainda para este mês.
"Tudo isso aconteceu há cerca de seis meses. (...) Graças ao HD Rumble do Switch, eu consegui identificar um tumor meses antes de tê-lo identificado de alguma outra forma!"
Esta definitivamente não é a primeira vez que hardware da Nintendo é associado à saúde. O Wii já foi considerado como uma estratégia eficaz de reabilitação pulmonar e como um tratamento alternativo para pessoas que sofrem do mal de Parkinson. Estaria a magia da Nintendo agindo novamente?
Via Kotaku
    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (0)

0 comentários:

Postar um comentário