Australiano detecta um tumor graças ao Nintendo Switch

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Chris Chalms, um jovem programador de 28 anos residente de Sydney, Austrália, detectou um tumor em sua mão direita graças ao Nintendo Switch.

Um √°vido jogador de video games, Chris havia comprado todos os consoles da Nintendo desde a √©poca do Wii. Boquiaberto com a an√ļncio de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Kart 8 Deluxe — o primeiro jogo do Mario para o console —, ele adquiriu o Switch logo na primeira semana de lan√ßamento. No entanto, gra√ßas ao v√≠cio em Zelda, Chris s√≥ foi experimentar Mario Kart alguns meses depois — e foi com este t√≠tulo espec√≠fico que ele percebeu que havia algo de errado com sua m√£o direita, na qual passou a sentir uma dor excruciante que se estendia desde a palma at√© os ligamentos de seu dedo indicador.

Os controles Joy-Con do Switch são equipados com o mecanismo HD Rumble, um sistema sensível de vibração. São poucos os títulos da biblioteca do Switch que fazem bom uso desta característica, porém, em Mario Kart 8 Deluxe, o tipo de vibração emitida pelo Joy-Con no ato de coletar moedas na pista é, como descreve o próprio Chris, uma onda forte e curta que tornou evidente sua dor. Curiosamente, o australiano jogava muito Breath of the Wild no Switch e games de PC usando um controle de Xbox One; sua condição médica só passou a se destacar durante sua primeira corrida em Mario Kart.

Quando sua dor ainda era f√°cil de ignorar, o programador acreditava se tratar apenas de uma les√£o por esfor√ßo repetitivo no trabalho. Agora constante, Chris passou a buscar tratamento m√©dico; manchas similares a hematomas e at√© mesmo um caro√ßo surgiram em sua m√£o. Depois de um exame de ultrassom e uma resson√Ęncia magn√©tica, os m√©dicos diagnosticaram um tumor, o qual, felizmente, teria apenas 5% de chance de se transformar em um c√Ęncer. A condi√ß√£o pode provir de uma malforma√ß√£o vascular ou ser um tumor √≥sseo de c√©lulas gigantes, mas os doutores o saber√£o com certeza apenas ap√≥s a sua retirada cir√ļrgica — marcada ainda para este m√™s.
"Tudo isso aconteceu há cerca de seis meses. (...) Graças ao HD Rumble do Switch, eu consegui identificar um tumor meses antes de tê-lo identificado de alguma outra forma!"
Esta definitivamente n√£o √© a primeira vez que hardware da Nintendo √© associado √† sa√ļde. O Wii j√° foi considerado como uma estrat√©gia eficaz de reabilita√ß√£o pulmonar e como um tratamento alternativo para pessoas que sofrem do mal de Parkinson. Estaria a magia da Nintendo agindo novamente?
Via Kotaku
    • Coment√°rios

  • Facebook ()
  • Google (0)
  • Disqus ()

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio