Wii pode aumentar os efeitos de uma reabilitação pulmonar

Enquanto muitas pessoas não acreditam que o Wii possa ajudar na saúde das pessoas, Janelle York, professora e pesquisadora em enfermagem, nos mostra como o Wii Remote pode ser a solução para reabilitação pulmonar. Confira o que ela tem a dizer depois do pulo.

A reabilitação pulmonar é uma estratégia eficaz de gestão de DPOC. No entanto, a aceitação dos pacientes é de baixo e alto atrito. Existem múltiplos fatores associados a este, incluindo a falta de recursos, questões de viagem e motivação do paciente. Para os pacientes que participam e completam um programa de reabilitação, os ganhos diminuem após o seu término, com dados sugerindo um retorno aos níveis pré-programa de qualidade de vida e capacidade de exercício dentro de 6 a 12 meses. Muitos programas falham após a reabilitação, pois o exercício regular em casa e as opções de estilo de vida saudável não são mantidas. Então, o que mais o 'Wii' pode fazer pra que os pacientes melhorem a experiência de reabilitação e mantenham os seus efeitos positivos a longo prazo?

Bom, com o Natal e as festas de fim de ano, o Nintendo Wii anda no topo da lista de desejos. Pra muitos de nós com pais ou avós idosos, a questão é sempre "o que vamos comprar pra eles neste Natal?". Talvez um Nintendo Wii seja a resposta. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cidadãos mais velhos navegam na internet, usam Skype e muitos são experientes em tecnologia de informação. Jogar Wii pode fornecer estímulo mental e exercícios físicos no conforto da própria casa.

O uso da tecnologia do Wii poderia fornecer programas de reabilitação pulmonar com o fator extra necessário manter os pacientes motivados a longo prazo. Ser convidado a seguir um programa de exercícios usando o Wii é sem dúvida mais atraente do que seguir as instruções de exercício fornecidas por papel. Além do mais, se exercitar com o Wii pode fazer com que toda a família se envolva no processo e tornar tudo ainda mais divertido. É claro que há questões financeiras e de segurança associadas a isso, mas o uso do Wii na reabilitação de doentes após um acidente vascular cerebral e em crianças com paralisia cerebral está ganhando cada vez mais impulso. Então, talvez, para alguns pacientes, o Wii pode aumentar a sua experiência de reabilitação pulmonar.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem