Wii pode ajudar no tratamento de pessoas com mal de Parkinson, segundo estudo

O mal de Parkinson é um doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central, ocasionada pela morte de determinadas células dos neurônios, sendo que ela possui maior incidência em pessoas acima dos 50 anos. Os primeiros sintomas são principalmente dificuldade no andar e tremores musculares involuntários, que em alguns casos acabam levando o portador à depressão ou mesmo à demência. Bob Hoskins, que interpretou Mario no filme Super Mario Bros.: The Movie, sofre desta doença, e ela pode ter sido a causa do anúncio de sua aposentadoria em agosto de 2012. Mais de sete milhões de pessoas no mundo sofrem com o mal de Parkinson, e ainda não existe cura para a doença, apenas meios de amenizar seus efeitos, como fisioterapia, medicações e cirurgia cerebral em alguns casos especiais.

De acordo com uma matéria publicada no jornal norte-americano de medicina MedPage Today, jogos do console Wii, da Nintendo, em especial os que utilizam o periférico Balance Board, podem ser úteis na reabilitação de pessoas com mal de Parkinson. Antonella Peppe, pós-doutora da Fondazione Santa Lucia, em Roma, conduziu um estudo preliminar entre idosos com média de 63 anos de idade que tem a doença de Parkinson, onde eles deveriam jogar três games diferentes do Wii em adição aos exercícios habituais de esteira e bicicleta. Os pacientes que jogaram games de Wii apresentaram melhoras mais significativas em seu equilíbrio e também no andar. Leiam abaixo o que Antonella Peppe disse sobre o uso do Wii como auxiliar no tratamento do mal de Parkinson.

A capacidade do Wii Balance Board de estimular o sistema nervoso central faz com que ele seja potencialmente útil na reabilitação de problemas de equilíbrio em pacientes com o mal de Parkinson. Nossos resultados nos permitem confirmar que o Wii é uma excelente ferramenta que pode competir com outros aparelhos na reabilitação do mal de Parkinson.

É claro que mais pesquisas serão feitas ainda para se comprovar qual é o real impacto do Wii e da Balance Board no tratamento de pessoas com mal de Parkinson, mas sem dúvida este estudo preliminar mostrou um resultado bastante animador. Jennifer Trilk, assistente clínica pós-doutorada em ciências biomédicas pela University of South Carolina School of Medicine in Greenville, diz que o design da Balance Board pode limitar seu uso por alguns pacientes; mas ela acredita também que o uso do periférico do Wii nos tratamentos é realmente promissor. O que você pensa sobre o assunto, leitor(a)? Conhece algum caso onde a utilização de games ou periféricos como a Balance Board ajudaram na reabilitação de pessoas com alguma enfermidade? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem