Miyamoto diz que Super Mario Run pode influenciar futuras edi√ß√Ķes da s√©rie Mario em consoles Nintendo

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A estreia de Mario no mundo dos games mobile carrega uma import√Ęncia ainda maior para a franquia do que imagin√°vamos. Em uma entrevista concedida ao site The Verge, o diretor de cria√ß√£o do game e tamb√©m "pai" da franquia, Shigeru Miyamoto, reafirmou que o objetivo principal da Nintendo com Super Mario Run √© aumentar dramaticamente a visibilidade do personagem junto a usu√°rios de smartphones e tablets, e revelou ainda que a recep√ß√£o das pessoas a este t√≠tulo pode sim influenciar as decis√Ķes de design dos futuros t√≠tulos da s√©rie; leia as declara√ß√Ķes do mestre sobre o assunto logo abaixo.

Eu sinto que foi Mario quem introduziu milh√Ķes de pessoas aos videogames e ao entretenimento interativo, e acredito que ele continuar√° servindo a esta fun√ß√£o. Penso que com Super Mario Run √© exatamente isso que vai acontecer. Conforme viemos realizando estes experimentos, pensamos que este tipo de abordagem [mais casual] talvez se encaixe melhor ao iPhone. Ent√£o ela se tornou a base de Super Mario Run.

A Nintendo tem feito games do Mario por um longo tempo, e quanto mais você se dedica a uma série, mais complexa a jogabilidade dela se torna, e fica mais difícil para novos jogadores se interessarem por ela. Sentimos que ao ter este tipo de interação de toque para fazer Mario pular, conseguiremos fazer um game que uma audiência maior possa jogar.

Super Mario Run vai apresentar milh√Ķes de pessoas √† divers√£o de Mario, e se tornar√° o ponto de entrada para elas. E ent√£o vem a pergunta, uma vez que voc√™ passa essa porta de entrada, o que vem depois? Uma experi√™ncia mais tradicional de Mario? Algo como os games da s√©rie Mario Galaxy? Teremos ent√£o de olhar para o que estes novos f√£s desejam de um game Mario, e continuaremos a evoluir Mario a partir desta dire√ß√£o.

Miyamoto falou também sobre o estrondoso sucesso de Pokémon GO (iOS/Android) no mundo todo, e disse que embora a intenção da Nintendo ao investir no mercado mobile seja a de aumentar a audiência de suas principais marcas, o impacto causado por este título foi encarado com surpresa pela companhia.

Obviamente a Nintendo espera que tanto Super Mario Run como o pr√≥ximo game Animal Crossing que ser√° lan√ßado para dispositivos mobile (em data ainda n√£o definida) tenham uma recep√ß√£o igualmente animadora por parte do p√ļblico, para que no futuro mais pessoas estejam familiarizadas com estas s√©ries e dispostas a experimentar suas pr√≥ximas edi√ß√Ķes em consoles pr√≥prios da Nintendo - neste ponto vale lembrar que j√° temos um novo game de plataforma do Mario em produ√ß√£o para o sistema dom√©stico de pr√≥xima gera√ß√£o da Nintendo, o Nintendo Switch.

Na opinião de Miyamoto, o mercado mobile oferece novas e diferentes oportunidades para diversas franquias da Nintendo, e mencionou especificamente o simulador de criação de pets Nintendogs, que segundo ele traz um estilo de gameplay que pode funcionar melhor nestes tipos de dispositivos.

O designer espera ainda que as pessoas continuem reconhecendo o esp√≠rito inovador da Nintendo, e no futuro possam olhar de uma forma mais emp√°tica para o Wii U e pensar, "Oh, eu me lembro de quando a Nintendo fez isso, e agora olhe o que resultou disso." E voc√™, leitor(a), o que achou das declara√ß√Ķes feitas por Miyamoto, especialmente as que envolvem o futuro da s√©rie Mario nos consoles Nintendo? A julgar pelo que foi dito, como est√£o as suas expectativas em rela√ß√£o a esta nova era dos games Mario? Comente!

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