Eiji Aonuma recebe prêmio por "Conjunto da Obra" em games Zelda no The Golden Joystck Awards 2016

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Eiji Aonuma começou sua carreira na Nintendo e no mundo dos games desenhando sprites para NES Open Tournament Golf, clássico título esportivo do NES estrelado por personagens como Mario, Luigi, Peach, Toad e Donkey Kong. Mas foi somente após seu excepcional trabalho criando os calabouços do revolucionário The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64) que o nome do desenvolvedor finalmente encontrou seu espaço dentro da companhia, tornando-se a partir daí uma espécie de "segundo pai" da franquia The Legend of Zelda, e desenvolvendo uma relação de forte parceria com Shigeru Miyamoto, o criador da saga.

√Äs v√©speras do lan√ßamento de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch), nova edi√ß√£o da s√©rie que promete sacudir mais uma vez a ind√ļstria dos games como fez h√° quase vinte anos atr√°s, Eiji Aonuma foi merecidamente agraciado com o Lifetime Achievement Award (Pr√™mio por Conjunto da Obra) na 34¬™ edi√ß√£o da The Golden Joystick Awards, a cerim√īnia de premia√ß√£o de games mais antiga do mundo cujos vencedores s√£o sempre escolhidos pelo p√ļblico; vale lembrar que em 2015 o escolhido nesta categoria foi Satoru Iwata, ex-presidente da Nintendo falecido em julho do ano passado.

Aonuma infelizmente n√£o p√īde comparecer ao Golden Joystick Awards (certamente est√° bastante ocupado trabalhando em Breath of the Wild) mas agradeceu o pr√™mio atrav√©s de um tocante v√≠deo enviado aos organizadores do evento, onde relembra momentos marcantes de sua carreira e fala de forma emocionada sobre sua parceria com Miyamoto, comparando-a √† parceria formada por uma famosa dupla de detetives criados pelo escritor ingl√™s Arthur Conan Doyle. Assista ao v√≠deo logo abaixo.

Link Direto

Mensagem de Eiji Aonuma

"Eu sou Eiji Aonuma, produtor da série The Legend of Zelda na Nintendo. Estou feliz, honrado e realmente lisonjeado em receber o prêmio Golden Joystick 2016 Lifetime Achievement Award. Digo que estou lisonjeado porque quando soube deste prêmio, tive de perguntar a mim mesmo: 'será que sou realmente qualificado para aceitar isso como um indivíduo, quando o prêmio pertence mais à série The Legend of Zelda?' Eu nem mesmo estive envolvido com os primeiros games!

Com este entendimento eu aceitei este pr√™mio com prazer em nome de mais de mil criadores, artistas, engenheiros e compositores que trabalharam na s√©rie por mais de 30 anos, incluindo pessoas como Shigeru Miyamoto, Koji Kondo, Takashi Tezuka e Yoshiaki Koizumi. Este pr√™mio simboliza o amor de f√£s do Reino Unido e reconhece os esfor√ßos feitos por tantas pessoas que estiveram envolvidas com a s√©rie. Sem os seus esfor√ßos, The Legend of Zelda n√£o comemoraria seu 30¬ļ anivers√°rio este ano.

Um dos meus primeiros trabalhos na s√©rie The Legend of Zelda me colocou na fun√ß√£o de projetar calabou√ßos para Ocarina of Time. Quando eu estava na escola eu costumava fazer tudo sozinho, ent√£o acho que tinha uma opini√£o inflada sobre mim mesmo... e duvidava das habilidades dos outros. Na Nintendo eu me senti intrigado de in√≠cio, porque havia tantas pessoas envolvidas em fazer um game The Legend of Zelda. No entanto, esta era a primeira vez em que eu criava um game 3D. Ao olhar para as pessoas pegando meus designs prot√≥tipo e ver como pequenas ideias se transformavam em ideias realmente √ļnicas, eu descobri que outras pessoas podem te dar uma perspectiva que voc√™ jamais alcan√ßaria de outra forma.

Falando sobre ter perspectivas diferentes das coisas, h√° uma pessoa que constantemente me surpreende com suas perspectivas variadas e √ļnicas. √Č ningu√©m menos que Shigeru Miyamoto, o criador original de The Legend of Zelda. Trabalhando com ele h√° vinte anos, eu sou capaz de antecipar o que ele vai pensar. O fato √© que, mesmo hoje, ele me surpreende com suas ideias inesperadas, que est√£o al√©m de minhas fronteiras.

Sherlock Holmes √© o protagonista das hist√≥rias de detetive brit√Ęnicas que eu apreciava profundamente durante minha inf√Ęncia. Ele resolvia casos dif√≠ceis, um ap√≥s o outro, com suas habilidades de observa√ß√£o sobre-humanas, mas o Sr. Holmes n√£o poderia ter chegado a estas espl√™ndidas conclus√Ķes sem o Dr. Watson, que partilhava com ele pontos de vista que Sherlock n√£o conseguia ver. Eu acredito que este tipo de rela√ß√£o √© importante tamb√©m no design de games. Eu deixo para voc√™s decidirem qual de n√≥s √© Holmes e qual √© Dr. Watson.

Desde o Zelda original e de Zelda II: The Adventure of Link, que voc√™ pode apreciar no NES Classic Mini, ao mais recente The Legend of Zelda: Breath of the Wild, os vastos mundos, a variedade de personagens singulares, hist√≥rias memor√°veis e dif√≠ceis desafios, tudo contribuiu para a constru√ß√£o de um universo √ļnico... s√£o todos frutos de tantas pessoas talentosas... E eu estou orgulhoso de ter podido trabalhar com elas na s√©rie.

Finalmente, eu gostaria de agradecer a todos voc√™s mais uma vez - ao Golden Joystick e a tantos(as) f√£s de Zelda no Reino Unido - em nome de todo o time que permitiu √† s√©rie crescer firmemente nos √ļltimos trinta anos. E quando The Legend of Zelda: Breath of the Wild for lan√ßado... por favor jogue!"

A Nintendo também faturou outros prêmios no Golden Joystick Awards 2016, com a vitória de Pokémon GO (iOS/Android) nas categorias "Inovação do Ano" e "Melhor Game Mobile/Portátil do Ano", e de The Legend of Zelda: Twilight Princess HD (Wii U) na categoria "Game Nintendo do Ano".

    • Coment√°rios

  • Facebook ()
  • Google (0)
  • Disqus ()

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio