O legendário Famicom está fazendo 32 anos hoje!

15 de julho de 1983. Foi nesta histórica data que a Nintendo lançou o console Famicom - junção das palavras Family Computer - no Japão, provocando uma verdadeira revolução no mercado de games, graças a um conjunto de fatores, como seu impressionante hardware, seu revolucionário design de controle - que tornou o direcional em formato de cruz um item obrigatório em todos os controles de videogames que se seguiriam, tanto por parte da Nintendo como de suas concorrentes -, e também a fenomenal linha de games lançada para o sistema (e para seu acessório Famicom Disk System, que usava mídias em formato de disquete), que inclui clássicos atemporais como a trilogia Super Mario Bros., Donkey Kong, The Legend of Zelda, Metroid, Kid Icarus, Mother, Balloon Fight, Mega Man, Castlevania, Final Fantasy, Dragon Warrior, DuckTales, entre inúmeros outros.

Uma curiosidade interessante a respeito do Famicom é que, segundo o engenheiro Masayuki Uemura, a cor vermelha que se destaca tanto na aparência do console foi utilizada a pedido do presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, simplesmente porque era a cor de seu cachecol, e ele gostava dela; mas há quem diga também que a coloração vermelha e branca do Famicom foi escolhida após Yamauchi ter apreciado o letreiro da empresa DX Antenna que usava estas mesmas cores na época. Outro detalhe curioso é que o Famicom já vinha com dois controles na embalagem, que ficavam presos ao console, e não podiam ser substituídos.

O segundo controle trazia um design levemente diferente do primeiro, pois vinha com um microfone embutido! Este microfone, que possuía controle de volume, foi utilizado em pouquíssimos games, como em Super Pitfall II, onde era preciso assoprar nele para destruir inimigos, e em Kid Icarus, onde o jogador podia falar ao microfone para pechinchar por preços menores na loja do game; The Legend of Zelda também usava o microfone para auxiliar os jogadores a derrotar os Pols Voices, inimigos fantasmagóricos semelhantes a coelhos.

O sucesso do Famicom no Japão - no final de 1984, ele já era o console de videogame mais vendido da região - animou a Nintendo a tentar a sorte na América do Norte com o lançamento do NES, ou Nintendo Entertainment System, nos Estados Unidos em 18 de outubro de 1985, mesmo correndo um sério risco de fracassar, já que nesta época a indústria de games norte-americana atravessava um conturbado período ocasionado pelo crash de 1983 - clique aqui para conferir uma matéria completa sobre este interessantíssimo assunto feita pelo nosso editor-chefe Eduardo Jardim. Mas essa já é outra história...

Para comemorar os gloriosos 32 anos deste icônico console de 8-bits da Nintendo, nossa dica é que você aproveite a data para se aventurar nos clássicos do Famicom/NES disponíveis no serviço Virtual Console do Wii, Wii U e 3DS, em especial títulos memoráveis como Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, The Legend of Zelda, Metroid, Balloon Fight, e o recém-lançado Earthbound Begginings. E viva o legendário Famicom!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem