quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Sobre o Reino do Cogumelo

Em meados de 1981, Shigeru Miyamoto, sob a supervisão do desenvolvedor Gunpei Yokoi, foi talhado pela Nintendo para preencher a necessidade que a companhia tinha de dar vida a uma franquia que seria o sucesso de vendas em todo o mundo - em contraste com o fliperama Radar Scope, que não tinha alcançado números suficientes. Mantendo a jogabilidade que havia sido projetada para a recentemente desautorizada adaptação do marinheiro Popeye, foi criado o roteiro e o elenco de personagens que viria estrelar o game Donkey Kong para arcades. Estes acontecimentos marcaram a criação da maior franquia de video games da existência, que, quase 30 anos depois, se expandiu para mais de 200 jogos e 200 milhões de cópias vendidas no total: a série Mario.

Hoje, os jogos do encanador como um todo se tornaram um universo vasto de informação, diversão e filosofia. Tamanha é a base de conhecimento fundamentada nos jogos do Mario - sejam de plataforma, puzzle ou até mesmo dos vituperados títulos de edutainment - que a Super Mario Wiki, criada pelo grupo NIWA de enciclopédias de conteúdo aberto baseadas nas franquias da Nintendo, já conta com mais de 11.000 artigos sobre jogos, personagens, lugares, itens e movimentos especiais distribuídos por uma leva de mídias distintas. Visto que a internet brasileira carecia de uma rede decorosa de informações oficiais sobre Super Mario, foi criado o Reino do Cogumelo: um site brasileiro dedicado a compartilhar notícias e informações de erudição específica sobre o universo do Mario.

Nascido em 2007, o Reino do Cogumelo conta com colunas, artigos e destaques mais do que especiais, e expandiu-se para redes sociais, microblogs e variadas conectividades para se adequar às necessidades dos leitores. Ao longo dos anos, cobrimos inúmeros eventos, nos encontramos com Charles Martinet - o ator de voz de Mario, Luigi, Wario, entre outros -, já fomos referenciados pelo Jornal Estado de Minas como a melhor busca por informações oficiais do Mario no Brasil¹, prestamos contribuição ao jornal online O Estado RJ² e já até estrelamos uma entrevista especial em comemoração aos 25 anos de Super Mario na Nintendo World³, a revista oficial da Nintendo lançada no Brasil em 1998 que também mantém o site oficial da Nintendo no Brasil.

Vemos isso como uma vitória resultada de toda a nossa luta e dedicação para manter, desenvolver e evoluir o site. Tudo isso é resultado de todo o carinho e dedicação que temos empenhado para pesquisar e distribuir notícias, informações e o que há de melhor no mundo dos video games. Só não garantimos em qual castelo a princesa estará...


Eduardo Jardim
Eu, Eduardo Jardim, a quem pelo Prognosticus da Luz foram talhadas as obrigações reais de administrar e atualizar o conteúdo do Reino do Cogumelo com notícias e curiosidades sobre Super Mario, sou um cartunista, flautista e imaginauta que passa a vida bolando ideias e sonhos nutridos por café. De forma ampla, simbólica e filosófica, poetizo sobre a quimérica série Mario numa visão que poucos ousam adotar. Prometo vigiar as 27 dimensões alternativas e os 54 reinos do Universo do Cogumelo e me apartar de todas as ambições egoístas em prol do fortalecimento do site e do compartilhamento de tudo o que for "Nintendo". Trust the fungus!

No Reino do Cogumelo: Proprietário, Administrador, Editor-Chefe


Kadu Bonamin
Aqui quem vos fala é Carlos Bonamin, mas podem me chamar de Kadu, afinal, compartilhamos uma paixão que nos torna amigos. Sou fã da Nintendo desde sempre, meu primeiro console foi um NES (bem, quase isso, na verdade foi um Top Game), adoro vasculhar castelos, florestas, oceanos, e até mesmo galáxias em busca de princesas sequestradas, na maior parte das vezes, por um certo rei de sobrenome Koopa. Também gosto muito da série Zelda. Vivo no mundo da lua, mas de vez em quando desço à Terra para contar novidades sobre os jogos Mario pra vocês, algo que me traz muita satisfação. Para todos os leitores do Reino do Cogumelo, eu tiro o boné!



Siga o Reino do Cogumelo!
Twitter | Facebook | deviantART | Feed
Sugestões de pauta, elogios, contribuições, alerta de links/imagens corrompidas:
contato@reinodocogumelo.com

Esperamos continuar agradando a você, querido leitor, com um conteúdo de qualidade, interatividade aguçada e esforço contínuo pra manter a sua satisfação. Pra quem ajudar no crescimento do Reino do Cogumelo, haverá biscoitos com Chuckoccino mais tarde. Continuem firmes na MarioMania, sem vergonha de dizer o quanto se orgulham de jogar aquele que traz reunião, risos, entretenimento e filosofia para nossas vidas: Super Mario.

O Reino do Cogumelo não é afiliado à Nintendo. A aplicação dos materiais do Reino do Cogumelo segue o artigo 46 da Lei 9.610/98, que consolida as limitações aos direitos autorais no Brasil. O material original neste blog, que compreende edição, figuras e gráficos, está protegido sob uma licença Creative Commons, que assegura que nenhuma informação pode ser legalmente usada para fins comerciais sem permissão dos donos.
    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (0)