Top 5: Motivos para não abandonar o seu DS

O fato de que o 3DS está bombando nas prateleiras não quer dizer que você deva se livrar de seu Nintendo DS original. Enquanto pareça ser óbvio que a melhor coisa a fazer atualmente seja vender o seu DS para comprar um 3DS, saiba que existem alguns motivos para mantê-lo bem ativo em sua vida — seja em casa, nas viagens ou naqueles momentos em que sua namorada ocupa o laptop e te deixa ali, num canto, ansiando para jogar poker com o Luigi. Mas não se preocupe: o Picture Poker, em si, não vai ser usado como um motivo para não se livrar do seu DS... eu acho. O jeito é se ater à matéria e seguir nossas dicas para uma vida saudável ao lado do DS — que já está em sua melhor idade — em mais um Top 5 do Reino do Cogumelo.

5. Tem uma Boa Bateria
Embora o sistema tenha uma bateria de 1300 mAh, a jogatina no 3DS dura apenas uma margem de 3 a 5 horas, dependendo dos seguintes fatores: luz da tela, Wi-Fi, volume do som e efeito 3D. No modo de compatibilidade com o DS, a bateria do 3DS pode durar de 5 a 8 horas — mas isso não chega nem perto do período de 13 a 17 horas de duração do modo econômico do DSi XL, por exemplo. Se quiser jogar por bastante tempo — e sem ficar com fadiga visual —, é melhor continuar com o seu DS original.

4. O Tamanho do DSi XL
O DS "extra-grande", intitulado DSi XL, marcou história no legado dos portáteis. Ele basicamente continua sendo um DS qualquer — porém, numa tela 93% maior do que a do DS Lite! Com uma tela medindo surpreendentes 4.2" contra as 3.0" de seu antecessor, tivemos um aumento substancial de 1.25", o que é bem significante no quesito de dimensões. Com o aumento do design, também veio o aumento da stylus — que assimila-se ainda mais a uma caneta de verdade, melhorando a sensação de controle em suas mãos.

3. Retrocompatibilidade com Game Boy Advance
Todos sabemos que o DS é compatível com os cartuchos de Game Boy Advance. Enquanto os cartuchos menores do DS são encaixados no slot 1, acima do console, o slot 2, na parte inferior, serve para os games de GBA. Mesmo não sendo compatível com jogos de Game Boy e Game Boy Color devido a uma diferença mínima no formato de fábrica — e à ausência do processador Zilog Z80 nestes sistemas —, eu de longe abriria mão de Mario Tennis (Game Boy Color) para jogar Mario's Power Tennis (Game Boy Advance). No 3DS, a menos que seja um Embaixador, você não poderá dizer ao certo quando — ou melhor, se você poderá ser capaz de jogar games portados do GBA.

2. Jogos Antigos a Baixo Custo
A maior preocupação do nintendista que se vê numa árdua batalha contra a pirataria são os impostos abusivos no Brasil. Com o lançamento do 3DS, a tendência natural é a de que os games de seu antecessor passem a ser vendidos a um custo menor — especialmente quando as lojas começarem a se livrar de seu armazenamento físico de estoque para dar lugar às novidades do 3DS. É a sua chance definitiva de adquirir aquele Henry Hatsworth in the Puzzling Adventure ou o The World Ends with You que falta na sua coleção.

1. Grandes Games a Caminho!
A Nintendo com certeza tem reservado uma boa parte de suas ideias para a criação dos últimos grandes jogos do DS. Se você vender o seu portátil agora, estará automaticamente desistindo de batalhar calorosas competições no favorito dos fãs Dragon Quest Monsters: Joker 2, de desfrutar dos visuais coloridos e suavemente animados de Solatorobo: Red the Hunter, de assumir o cargo de fuzileiro naval nos gráficos excelentes somados à sensibilidade retrô de Aliens: Infestation, de descobrir como Luke se tornou o aprendiz de Layton na mistura entre puzzle de lógica e gráficos charmosos de Professor Layton and the Last Specter — e, principalmente, de controlar até 10 Kirbys simultaneamente em Kirby Mass Attack, que tem grande chance de se tornar mais um spinoff de alta qualidade produzido para uma franquia de respeito. Ante o exposto, ainda não chegou a hora de se livrar de seu Nintendo DS.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

33 Comentários

  1. Eu nunca abandonaria meu ds lite,ja passamos por poucas e boas juntos,tenho ele desde 2007 e nunca vou me separar dele

    ResponderExcluir
  2. Nem tenho um DS #Okay

    Mas bem que queria ter a oportunidade de ter um quando ainda não tinha o 3DS.

    ResponderExcluir
  3. eu ainda não abandonei meu game goy porque eu abandonaria meu dsi?só se ramassem!(bati 3 vezes na madeira)

    ResponderExcluir
  4. Peloamordedeus, o 3ds tem uma bateria e não uma pilha.
    Corrijam,por favor

    ResponderExcluir
  5. Isso me deu motivos para eu abandonar um DS, e além disso, comprar um.

    ResponderExcluir
  6. Nem tenho um DS #Okay(2) mas me deu vontade de ter só para não poder abandoná-lo.

    ResponderExcluir
  7. Esse Top 5 merece o 3° lugar entre os Top 5 mais fofos.

    ResponderExcluir
  8. @Juh_Mario
    Não quis dizer Game BOY?!

    ResponderExcluir
  9. Nunca abandonarei meu DSi, um dia irei me casar com ele iremos ter uma lua da meu na minha cama e depois criar muitos filhos.Viu como nos amamos?

    ResponderExcluir
  10. 5 motivos para eu continuar amando meu 3DS incondicionalmente:

    1 - Tenho conta de embaixador
    2 - Games épicos a caminho
    3 - 3D effect rulez
    4 - Conexão com a internet facilitada, e vários recursos novos
    5 - Câmeras, realidade virtual, gravador de aúdio, street pass, navegador, Mii's e customização dos mesmos pelo Plaza (Ex: Mario cap), analógico, botão home. A.K.A Versão muito melhorada do nosso clássico DS.

    ResponderExcluir
  11. Meus motivos para não desgrudar do meu ds lite:
    5 - Jogos antigos com diminuição d preço (qm sabe assim eu consiga finalmente comprar ossu tatakae oendan??)
    4 - Possibilidade de Pkmn Gray daqui algum tempo (sim, eu ainda tenho esperanças)
    3 - Retrocompatibilidade (apesar d eu carecer d jogos de GBA, no momento)
    2 - New Super Mario Bros. rulez
    1 - Qm é louco d se livrar do melhor portátil q já existiu e provavelmente existirá? (opinião puramente imparcial XD)

    ResponderExcluir
  12. @victor
    É engraçado e ao mesmo tempo demonstra um profundo amor,mesmo que seja difícil ter uma relação entre um animal e um console (muito perfeito).
    (PS:Humanos são animais então quando eu falo animais eu não incluo só cães,gatos,pinguins,leões,castores,falcões... mais também humanos,ok?)

    ResponderExcluir
  13. DS - Dual Screen (duas telas)

    Um dos melhores portáteis da Nintendo !
    Quem diria q duas telas em portátil seria uma coisa boa ;) !

    ResponderExcluir
  14. @victor

    Do tipo q: vai deixar o seu DS para seu filhos jogarem?

    ResponderExcluir
  15. sabe, até que é uma ótima idéia @mariuugalaxy2, afinal, as mães precisam amamentar as crianças, não é? LOL!

    ResponderExcluir
  16. 4 - DSi Xl é só um fail da Nitnendo que fez o DS fugir do conceito de portátil, sem mais.

    3 - Bom até, embora o cartucho de GBA fique numa posição bem desconfortável no DS lite.

    Os outros pontos foram bons, mas o mais intrigante é que você cita no 4 um DSiXL e no 3 uma retrocompatibilidade com GBA, coisa que os DSis não tem.

    @victor

    dafuck?

    ResponderExcluir
  17. Não tenho DS, mas se tivesse, nunca o deixaria!
    :)

    ResponderExcluir
  18. @victor
    minha imaginação fluiu aki...

    ResponderExcluir
  19. gente,tenho que admitir,prefiro o gba do que o ds=(
    acho os graficos pixelados do gba uma maravilha,e tem o saudoso zelda minish cap,pokemon emerald,mario e luigi superstar saga(que eu possuo,quando ainda vendia jogos de gba,saudades)warioware twisted(q tambem possuoto loko procurando a bentida caixa)megaman battle network(tenho o 5)akeles kirbys super bem feitos e com visual deslumbrante,etc.
    eu acho que a nintendo perdeu um poco disso no ds...

    ResponderExcluir
  20. tenho uma pergunta para todos,n custa nda responder
    qual é o jogo do mario que vcs mais gostam?e pq?
    eu gosto do super mario word 2,pq tem visual desluimbrante,boa historia,musicas que contagiam e jogabilidade fantastica

    ResponderExcluir
  21. João Pedro =D, O meu jogo favorito do Mario é o Super Mario 64, foi muito legal a primeira vez que eu joguei ele, vendo o Reino do Cogumelo o castelo da Peach e os inimigos o Mario tudinho em 3D (é claro que tinha algumas coisas em 2D como as arvores, acho que era por causa da memoria do N64) a primeira vez que eu joguei SM64 eu não consegui zerar, mas da segunda vez não deixei a princesa na mão e fui lá e salvei ela.
    Também adoro o Super Mario World e joguei muito mas não consegui zerar, depois quando vi uma matéria no NB falando da Special World eu volte a jogar pra vê ela, depois passei de todas as fases(ok nem todas por que o jogo não ta 100% zerado)
    SMW2: YI eu joguei também, mas ainda não consegui derrotar o Baby Bowser (Antes tinha pensado que era o Bowser Jr. mas me lembrei que ele só aparece em SMS em diante).

    Resumindo, é Super Mario 64 mesmo, pelo fato de ser o primeiro jogo do Mario que eu joguei em 3D, e acho que é um dos primeiros que eu zerei e ser diferente dos que u já joguei :)

    ResponderExcluir
  22. João Pedro, realmente o Kirby no GBA era inesquecível, eu era extremamente viciado no Amazing Mirror, era spo juntar meus amigos, conectar os GBAs usando o bom e velho cabo e a diversão estava garantida.

    ResponderExcluir
  23. 3ds voando das prateleiras ?
    vc ta zoando ?
    o 3ds nao alcançou nem metade das expectativas de venda e o 3d faceta dele nossa q console ruim

    ResponderExcluir
  24. Consegui meu DS Lite há 1 mês, quase 2. Não me arrependo de ter comprado ele, porque mesmo já tendo emulado muito os jogos de DS, gostei muito do fato de poder jogar em qualquer lugar E poder jogar os jogos de novo sem lag ou erros gráficos (pelo menos o No$GBA).

    Um bom exemplo desse último detalhe, só pra variar: Jogue aquela fase do World 2 de New Super Mario Bros, que é dentro de uma tubulação. Chegue na parte que você aperta um botão para subir a água. Veja como fica a água no emulador e depois veja no DS.

    Sem falar que alguns jogos que são um lixo no emulador ficam MUITO bons no DS. Um exemplo é o já citado The World Ends With You, recomendo para qualquer dono de DS.
    Enfim, me sinto um pobre olhando tudo do que o 3DS é capaz. Mas não me livrarei do meu DS facilmente, isso eu garanto (:

    ResponderExcluir
  25. @tudosobretudo
    Eu não acho que o 3DS seja um console ruim,ele só teve uns problemas no lançamento e não faz nem um ano que ele foi lançado.E as vendas do 3DS aumentaram muito depois da Nintendo abaixar o preço.

    ResponderExcluir
  26. @tudosobretudo
    "nossa que console ruim"? Faça um melhor, e com mais sucesso então, se é o bonzão. =P

    ResponderExcluir
  27. @João Pedro
    Um dos melhores jogos do Mario, pra min é o: Super Mario Galaxy 2 (concidencia não?) !
    Ele foi um jogos do Mario q teve melhores gráficos , super loko! Gostei de muito das Galáxias criativas , e também de passear o Yoshi em angulo 3D! Só não gostei muito do ''chefes'' dos Worlds (Bowser Jr. Bowser) , diviam ter colocado os kopalings mesmo. Minha galaxia favorita: Rolling Coaster Galaxy, do World S!

    Enfim, SMG2 foi dos jogos do Mario mais divertidos (engraçados,criativos etc) pra min, pena q não existe pra DS :/ .

    ResponderExcluir
  28. @JowTH

    Ele tem todo o direito de dizer que o console é ruim, eu até acho o mesmo às vezes, não vou ser hipócrita a ponto de dizer que o console é as mil maravilhas, mas a Nintendo já botou o pé pra fora do conceito de portátil.
    Todos tem o direito de expressar sua opinião, fikdik.

    @Caetano


    Verdade, mas cedo ou tarde ela vai ter que aumentar.

    @João Pedro =D

    Pois é, GBA foi o melhor portátil que já lançou, gráficos de SNES, jogos simples e barato, o único contratempo são as músicas que saiam dele, mas com o tempo, elas ficaram melhores.
    Quer dizer, como esquecer jogos como MEgaman & Bass, Kingdom Hearts Chain of Memories, Final Fantasy Tactics Advance, etc...

    ResponderExcluir
  29. pergunta um tanto offtopic: algm já teve a oportunidade d ver a venda (ou comprar) um jogo do mario d ds com a caixa vermelha??

    ResponderExcluir
  30. sim também acho que todos tem a oportunidade de se expressar mais não se fala de nada assim ja que tudo um dia melhora

    ResponderExcluir
  31. @Victor Lua da meu?Não seria lua de mél?Mesmo assim da entender a sua zuação KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  32. Eu temho o dsi xl e muito bom e eu acabei de comrar o kirby mass attack .So estou esperando o jogo vim

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem