Site acusa Nintendo de ter copiado ideias criativas

O site de tecnologia 01net.com pode ser um dos 50 espaços virtuais mais visitados de toda a França, mas trata informações impetuosas e um tanto quanto ousadas. Durante uma série de artigos envolvendo supostas confissões de um funcionário da Nintendo, o website prega a ausência de progresso em algumas estratégias criativas da Nintendo. Resumindo, o 01net afirma que grandes ideias usadas em jogos da Nintendo foram copiadas de fontes externas — ao invés de criadas originalmente, como aprendemos.
"O conceito de Pikmin, para citar um exemplo, foi copiado diretamente de um RTS (jogo de simulação em tempo real) não publicado proposto por criadores bem antes do lançamento do jogo. Assim, a história oficial (Miyamoto teve a ideia de criar Pikmin enquanto observava animais em seu jardim) passa a ser apenas uma narrativa esperta, fabricada para propósitos comerciais."
Os editores vão mais fundo nas acusações, que já são bastante sólidas, alegando que o conceito de Super Mario Galaxy também foi copiado de fontes externas.
"[Super] Mario Galaxy é um outro exemplo. De acordo com nossa fonte, três versões/conceitos totalmente diferentes foram propostos para isso, e eram chamados de 'Mario 128', mas nenhum deles conseguiu obter êxito. A Nintendo decidiu se focar num protótipo promissor trazido por uma fonte externa há um tempo, adicionou Mario e seus amigos, distorceu uma ou duas coisas e... assim nasceu [Super] Mario Galaxy!"
O artigo está errado em todos os sentidos. Primeiro, publicar teorias conspirativas completas, incrementadas com deduções afirmativas baseadas em apenas uma fonte anônima é um feito digno de uma mídia exageradamente sensacionalista. E eu sinceramente não entendo o porquê de tanto alarde. Mesmo acreditando que Miyamoto e suas equipes criativas tenham sido os responsáveis originais pelas ideias inseridas nos maiores jogos da Nintendo, o que há de tão errado em se inspirar num conceito de plataforma no espaço? O importante é que Super Mario Galaxy veio a se tornar um dos maiores e mais divertidos jogos de todos os tempos, um fato que teórico algum pode debater.

Via NeoGAF
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

42 Comentários

  1. quanta idiotíce deles, inventam hisórias que não tem quase nada a ver com a outra dai misturam tudo e transformam em acusações, e olha que essa nem é a primeira vez.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um site de rabo preso com a Sony.

    ResponderExcluir
  3. Deve Ser Impresa Com Inveja Da Nintendo Criando Os Boatos Pra Tirar La Do Mercado

    ResponderExcluir
  4. O que eles iriam ganhas escrevendo $&@&$ sobre outras empresas,de todo jeito,qual o problema de tirar ideias de outras coisas.
    Eu acho que esses sites
    So querem qanhas publicidade,alem disso,o que aconteceu com aquele processo sobre a tela do 3ds?

    Ps:parem de falar da sony,ela é uma otima empresa e eles nao tem nada a ver com isso

    ResponderExcluir
  5. A segunda acusação dizendo sobre Super Mario Galaxy,para mim,não faz sentido algum: "A Nintendo decidiu se focar num protótipo promissor trazido por uma fonte externa há um tempo..." o que ele queriam dizer com isso?Enfim,se for ou não plágio,podemos perceber que esses tipos de acusações contra qualquer empresa só vem a tona quando o produto já está lá em cima,sabendo que isso daria mais dinheiro,ou seja,eles não estavam nem aí com seu 'precioso' projeto,e sim quanto vão ganhar com isso.

    ResponderExcluir
  6. aff como se esse cara tivesse mais imaginaçao que a nintendo ¬¬
    muito tosco

    acho que esse cara so quer dinheiro

    ResponderExcluir
  7. AGAIN? Primeiro a tela do 3DS e depois isso? [Chaves mode on]Nintendo: Tudo eu, tudo eu, quem copiou a patente da tela 3D foi a Nintendo, quem, quem copiou Pikmim e Super Mario Galaxy foi a Nintendo, tudo eu...[/Chaves mode off]

    E a desculpa é, fontes externas, fontes externas e não revelam fontes nenhuma #Facepalm

    ResponderExcluir
  8. Tô sentindo cheiro de gente que só quer aparecer...

    ResponderExcluir
  9. Ah,esses processos que fazem contra a Nintendo são uma idiotice.

    ResponderExcluir
  10. Eu não acho graça em supostas acusações falsas, mas admito dar uma leve risada com estes comentários, seguido de um leve e desdém suspiro.

    ResponderExcluir
  11. E eu não acho que a Sony seja uma boa empresa.
    NINTENDO FOREVER!!!!
    (PS:isso é somente a minha opinião)

    ResponderExcluir
  12. Essa gente não tem o que fazer e fica fazendo alarde só para ter popularidade, trágico!
    (estou ainda no notebook do meu irmão, provavelmente amanha chegue meu computador, ai eu tentarei ser mais ativo em relação a tudo)

    ResponderExcluir
  13. @Caetano

    Thank You Mr.Arguments with Logic

    ResponderExcluir
  14. Sou contra o fanboysmo mas por que será que só fazem isso depois que o game bomba esse site é parceiro da Sony e talvez até a EA

    ResponderExcluir
  15. @ Caetano ela foi na época do p2 mas depois começou a copiar tudo , engraçado que a Sony copiou o wii remote e o sensor de movimento e falaram que a Nintendo copiou o sensor de moviment de outra empresa e o 3d do 3ds tambem acusaram e a Sony irá copiar isso de acordo com NB

    ResponderExcluir
  16. copletando meu primeiro coment : de acordo com a NB um executivo da EA acredita mais no Vita do que o 3ds

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que o 3DS é melhor que o Vita.
    (opinião mais uma vez)

    ResponderExcluir
  18. @Super Dan Bros.

    Uma empresa fazer um jogo para um portátil não adefine como fanboy, Assassin's Creed por exemplo tem aos montes pros consoles da Sony, e tem um pro DS.

    @Caetano

    Tanto faz até, 3DS tem pouquíssimos jogos bons ( descartando os ports e remakes ), e Vita não tem nenhum, então é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  19. O 3DS não foi lançado nem a um ano,pra que reclamar agora?Quando lançarem o sucessor do 3DS,se não tiver gostado reclama,se gostar aproveite (como eu).É por isso que não devemos reclamar agora ou não reclamar nada (para os que não gostaram e para os que gostaram).

    ResponderExcluir
  20. Dá até raiva quem fala mal da Nintendo :@ !
    ''Miyamoto teve a ideia de criar Pikmin enquanto observava animais em seu jardim''

    E daí , q a Miyamoto criou pikmin só por causa animais em seu jardim?
    é dificil pensar e novos personagens, sabia?

    e o @João Pedro ta certo, nem tudo é culpa da Sony!

    ResponderExcluir
  21. @Renata Nogueira Flausino Concordo!
    PS: Voltei de vez!!!!

    ResponderExcluir
  22. @mariuugalaxy2
    pelo menos alguem me entende
    não coloquem a sony no assunto,so cooquem quando ela fizer alguma coisa,pq ela n tem nada a ver com isso
    e ELA E UMA BOA EMPRSA SIM,TM TVS BOAS E TODOS OS EQUIPAMENTOS SÃO DE QUALIDADE

    ResponderExcluir
  23. @ Holo desculpa mas esqueci uma virgula que mudaria o sentido da frase sou contra os fanboys que acusam de sonysta que não glorifica a Nintendo,sei disso mas alguns sites gostam de martelar a Nintendo e seus jogos populares
    @ Caetano vc não sabe se é melhor nem lançou, a Sony era uma boa empresa , mas começou a copiar

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre tive preferência por jogos da Nintendo, mas convenhamos que ultimamente andam pisando na bola. Não fico feliz por isso, eu gostava muito da era SNES, jogos bons de verdade, não tinha nem comparação, e até a era 64 nos deixou um legado interessantíssimo de games. Ultimamente venho buscando motivos para ainda continuar sendo "nintendista" uma vez que os grandes só se preocupam com o proprio bolso, enfiam os pes pelas maos e se esquecem de agradar o publico que na verdade é o que mais interessa, e o Mario vai aguentando as pontas. Como diria mestre Yoda "paciencia, meus jovens, preciso é acreditar", e só pra constatar: Myiamoto não é Deus e copiar faz parte da natureza do ser humano.

    ResponderExcluir
  25. Eu que falei isso @Super Dan Bros.
    E eu só falei isso do Vita porque eu prefiro a Nintendo.

    ResponderExcluir
  26. @Super Dan Bros.

    Só notei uma cópia da Sony que foi o Wiimote, o resto tá normal e aproveitável.

    @Caetano

    Mas o videogame ainda nem lançou. Logo, seus argumentos não possuem fundamento.

    ResponderExcluir
  27. @Holo Ainda não aprendeu como é esse lugar? Só defendem a Nintendo e falam mal da Sony. Já aprendi isso e caí fora, acho que desistir dos comentários é o melhor jeito de evitar ler essas coisas.

    ResponderExcluir
  28. @CersoLox

    Notei sim, mas gosto de ver a reação das pessoas com um comentário no mínimo descente.

    ResponderExcluir
  29. @cerlox e @holo
    nos n falamos mal da sony,so quando ela faz alguma coisa,alem disso,concordo com ela,jogos hd ja surgiram em 2006.

    e deixem o holo em paz,cada um tem sua opinião e podem ate questionar,mas não tentar irar ele do site.

    ResponderExcluir
  30. Eu só dou minha opinião,isso não é nada demais.

    ResponderExcluir
  31. E dar a minha opinião não me torna bobo ou chato,eu simplesmente me expresso!
    (PS:Estamos começando outra discussão,então vamos parar com isso.).

    ResponderExcluir
  32. @Holo
    Só uma correção, o certo seria decente. Enfim, de fato, eles se revoltam quando uma pessoa não simplesmente defende a Nintendo com a vida.
    De qualquer forma, não falo de todos, porém da grande maioria. Pior é que "enfiam" a Sony do nada, sem ela nem mesmo ser citada na matéria, LOL. De qualquer forma, ainda dou umas lidas aqui nos comentários, acho que o Holo é um dos poucos que pensam antes de postar, sério.

    ResponderExcluir
  33. É só ter a palavra cópia ou suas derivadas no meio que o pessoal faz a festa xingando a Sony.

    CersoLox, se você saiu daqui por causa dessas coisas, por que você ainda volta aqui? Pela lógica, você deve pensar que argumentar com os manolos aqui é uma perda de tempo. Se for o caso, por que ainda tenta falar algo?

    E desistir dos comentários? Não é deixando suas ideias e opiniões no silêncio que você vai conseguir algo aqui também.

    ResponderExcluir
  34. Ah, sim. Caetano, a sua opinião não o torna bobo ou chato, mas o modo como você a expressa sim.

    Olha para os seus comentários. Não tem nada que sustente sua opinião de modo claro, e em quase todos eles você pareceu um nintendista cego que se opõe fortemente a tudo e todos que discordarem de sua opinião vazia.

    E convenhamos, de pessoas assim já temos o bastante, não só aqui, mas pela Internet afora. Ou você pensa melhor o que vai dizer, ou nem posta assim, que ninguém é obrigado a aturar "argumentos" desse tipo.
    Só te deixo a dica para ver se ajuda, porque na melhor das hipóteses você será ignorado por todo mundo e na pior delas você será humilhado por alguém que saiba falar algo.

    Te cuida. Abs. o/

    ResponderExcluir
  35. Fechando meus posts por aqui, porque só opinei sobre os comentários e não a notícia em si. Mil perdões pelo Triple-Post.

    Um resumo disso: Todas as acusações não tem sentido algum. Mario Galaxy saiu em 2007, se não me engano. E Pikmin, o último jogo foi para GAME CUBE. Nem sei direito quantos anos tem, só sei que tem mais. SÓ AGORA QUE FAZEM BIRRA POR "CÓPIA"?
    E mostrem, quero ver essas fontes externas, de trás para frente se for necessário.

    Enfim, isso não passa de encenação, porque se fosse algo real, teriam mostrado as fontes externas sem medo nenhum e BEM antes. Aí sim daria para levar isso à sério.

    ResponderExcluir
  36. Pra falar a verdade eu prefiro não ser claro e não vou nem ligar para oque vão achar das minhas opiniões vazias ou não eu sou assim e vou continuar assim,não quero mudar agora mais se é melhor assim,então tá.

    ResponderExcluir
  37. isso não passa de gente besta querendo se aparecer...
    Além do mais todos vc só pensam q a Sony q pode está por trás disso...
    Esqueceram da Microsoft e além do mais a Microsoft é q cheira laranja podre de mais...

    ResponderExcluir
  38. Isso não faz o menor sentido!!! Eles dizem que mario galaxy foi copiado do "mario 128" que provavelmente nem existe, e, se o mario galaxy fosse realmente tirado desse jogo, qual seria o problema?
    eu realmente odeio este site.

    ResponderExcluir
  39. >De acordo com nossa fonte

    Pergunto, que fonte é essa que não sabemos quem é ou se realmente existe.

    E retruco,
    Minhas fontes confiáveis afirmam que tem muito picareta aceitando propina para tentar difamar a Nintendo.

    Aliás, posso garantir que as fontes são confiáveis. E que elas desejam se manter em sigilo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem