O verdadeiro primeiro nome de Mario - antes de Jumpman e Mr. Video

Os fãs verdadeiros de Mario tendem a arregalar os olhos depois de ler a informação a seguir. Como você pode ter visto em uma antiga tradução do quadro Iwata Asks com Shigeru Miyamoto aqui no Reino do Cogumelo, descobrimos que a equipe de desenvolvimento de Donkey Kong - o primeiro jogo do Mario de todos os tempos - usou, no começo, o nome "Mr. Video" para o encanador, antes mesmo do apelido "Jumpman", que o popularizou em artigos descritivos e enciclopédicos. Recapitulando a declaração do criador do Mario:
"Bom, nós o chamávamos de 'Mr. Video'. Meu plano era usar o mesmo personagem em todos os video games que eu fizesse. Eu senti que tinha dado vida a um personagem bastante sólido, e foi por isso que pensei: 'certo, eu vou continuar usando ele de agora em diante!'. Foi por isso que decidi que um nome sólido e imponente como 'Mr. Video' ficaria melhor. Mas pensando melhor, eu não acho que eu devia ter mantido esse nome. Alguém na Nintendo of America na verdade criou o nome Mario. Se ele tivesse se chamado "Mr. Video", ele poderia ter desaparecido da face da Terra (risos)."
Na época, todos acreditavam que a primeira escolha de nome para o encanador era "Jumpman", e nos surpreendemos ao saber que aquele não fora seu primeiro nome - um efeito prestes a se repetir.

A Nintendo of America postou ontem uma nova peça do quadro Iwata Asks intitulada "NES & Mario". Na página 4, subtítulo The Grand Culmination of Famicom Games, Iwata comenta novamente sobre o batismo de "Mr. Video" dado a Miyamoto para seu novo personagem. Depois disso, Hiroshi Imanishi, ex-diretor e gerente geral da divisão de comunicações corporacionais da Nintendo, ressaltou que Mr. Video, na verdade, foi o segundo nome do encanador.
"Antes de Mr. Video, ele era chamado de Ossan."
"Ossan" é uma palavra japonesa que descreve uma pessoa de meia-idade - similar ao "tio" usado em sentido figurado na língua portuguesa.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

14 Comentários

  1. Ossan dessa eu nao sabia
    que misterios a nintendo nos reseval para o futuro

    ResponderExcluir
  2. mais eu sei de onde veio o nome mario quen nao sabe ne

    ResponderExcluir
  3. ele trocou de nome 3 vezes até virar Mario, jurava que era uma vez só!

    ResponderExcluir
  4. uau,eu nunk imaginaria uma coisa dessas
    jardim depois do primeiro quadro amarelo,segundo parágrafo,ta escrito oomenta ao invés de comenta,só pra visar

    ResponderExcluir
  5. nuss.Eu nunca soube disse,mas se bem que o nome Mr video ou JumpMan n sairia mal: super Mr video galaxy ou super JumpMan galaxy wii kkkkkkkkkk seria engreaçado

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mentes explodem ao ver essa noticia...

    Cara, Eduardo, noticia sensacional! Mudou todas as informações sobre o Mario, tudo mundo pensava que o primeiro nome do Mario era JumpMan, ai depois, eu pensei que eles pensaram no japão trocar o nome para Mr. Video, e só depois para Mario. Nunca pensei que o primeiro nome do Mario era Ossan. (deve ser engraçado pensar que se Mario não tivesse trocado, Ossan ainda seria um encanador italiano?)

    Essa noticia, conserteza vai para top secret.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Essa eu não sabia... O_O
    Estou surpresa...o.o

    ResponderExcluir
  9. Imagina se o nome nunca tivesse trocado!Alguns anos depois, teria sido lançado Super Ossan Bros!

    ResponderExcluir
  10. Ossan? q q isso em! Mr. Video já ficou estranho, mas chamalo de Ossan? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Ossan?Arregalei os olhos quando li isto...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem