Top 5: Os piores sprites do Mario

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A história da aparência do Mario possui raízes épicas. Muitos leitores já o sabem, mas relembrar nunca é o bastante: antes do jogo Donkey Kong ser lançado para arcades, Shigeru Miyamoto e sua equipe de desenvolvimento viram-se limitados pelo hardware; não havia como projetar um personagem com boca e movimentos nos cabelos e braços. Baseado nisso, nasceu o macacão (para tornar os braços visíveis), o bigode (para separar seu nariz de sua boca) e um chapéu (para evitar o movimento dos cabelos). De lá para cá, aquela se tornou a aparência oficial do personagem mais famoso do mundo dos video games, e é com ela que seus jogos atingem uma quantidade massiva de sucesso em absolutamente todo o mundo. Dentro desta história épica, no entanto, esconde-se a sujeira dos acontecimentos, as indescentes, bastardas réplicas, o retumbante fracasso rumo ao alcance da glória dos pixels oficiais de Super Mario. Você os conhece logo abaixo, em mais uma edição do Top 5 do Reino do Cogumelo.

5) Mario Bros. para Atari 800
A Atari foi responsável pelo lançamento de portes dos jogos de maior sucesso da época, como Donkey Kong e Mario Bros. Contanto, os sprites de seus portes não foram lá muito felizes. Dada a totalidade das capacidades gráficas do Atari 800, este sprite do Mario, produzido para uma versão específica de Mario Bros., não é lá muito feio. Mas somos exigentes: a pele amarela, o rosto diminuto e o pescoço finíssimo dão a ele o ainda distante, quinto lugar da lista. Ou seja, com exigências tão pequenas, aceitamos o sprite como ele é, sem preconceito e com o coração aberto. Dá cá um abraço.

4) Donkey Kong para Commodore 64
Lembra-se da lenda que dizia que o Toad de Super Mario Bros. nos mostrava os dedos do meio devido a alguns pixels desnecessários que acabaram por criar um duplo sentido visual? Pois é, é exatamente o que acontece com o porte de Donkey Kong para o console Commodore 64: por mais leal que tente ser às fontes originais, o sprite dá a impressão de estar constantemente apalpando suas partes genitais. Isso mesmo, de mãos cheias no saco! Uma segunda olhada para a imagem acima, e você concordará.

3) Donkey Kong para Atari 2600
Consegue sentir? Estamos chegando ao momento solene... Um Mario obeso, p√°lido como um fantasma encarnado, totalmente vestido de roxo foi apresentado pelo porte de Donkey Kong para Atari 2600. Quando subia escadas, assimilava-se a um saco de batatas viol√°ceo. As vers√Ķes distorcidas dos sprites originais do Mario para arcades nos faziam lembrar do original, mas ao mesmo tempo, nos frustravam a n√≠vel extremo, porque... n√£o era nada assim! E, se o sprite do at√© ent√£o conhecido como Jumpman j√° era feio, mal se equiparava √† vers√£o do goril√£o gigantesco Donkey Kong.

2) Donkey Kong para Intellivision
O estilhaçamento de uma linha de lealdade ficou por conta do console Intellivision, da Mattel, que produziu um dos jogos mais feios da história do Mario. Para os carentes da imaginação extrema necessária para visualizar o jogo, Donkey Kong é uma pilha de gosma esverdeada, Pauline é uma horripilante medusa nua, vermelha ou azul (dependendo da fase) e Mario é um pivete que mal saiu de suas fraldas e pede dinheiro à sua mãe para comprar doces.

1) Donkey Kong Jr. para Intellivision
A √≠mpar aberra√ß√£o, mancha eternamente impregnada nas profundezas dos jogos estranhos, Donkey Kong Jr. para Intellivision conseguiu ser ainda pior que seu antecessor. Para que n√£o haja confus√£o, n√£o temos (quase) nada contra a mec√Ęnica do jogo, visto que √© uma r√©plica quase que id√™ntica ao padr√£o de Donkey Kong Jr. original para arcades; os sprites, entretanto, s√£o os produtores n√ļmero 1 da frustra√ß√£o. De uma vez por todas, um Smurf pelado n√£o pode ser o Mario.
Considera√ß√Ķes: Donkey Kong para Atari 800.
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21 coment√°rios:

mates disse...

CRUZ CREDO!Isso n√£o s√£o marios,s√£o chupa-cabras. O.O

bruno Hnrq disse...

Smurf pelado KKKKKKKK
essa foi boa jardim
e mates,n√£o ofenda as chupa-cabras,elas podem fikar tristes ahuahuahaua.

Kenji disse...

lol, o que ficou em 1¬ļ lugar ficou at√© legalzinho...
...não se pensarmos que ele na teoria é o mario

Form disse...

Como é diferente ver o Mario no meu NSMBW e depois ver isso aí.

andresswada@hotmail.com disse...

gent o tele tubes rocho
ehhhhhhhhhhhh
d novo d novo
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Allexandre disse...

E eu achava o Weegee feio :X

Juh_Mario disse...

mario com corpo de urso no donkey kong para atari ! :O)

Oji Neko-san disse...

tem uns atuais mesmo que est√£o feios =/

An√īnimo disse...

Nossa, esse Smurf pelado é o Mario?

André Vieira disse...

Credo!!! s√£o mesmo feios Hein!?

An√īnimo disse...

V√≠deo do Donkey Kong Jr. para Intellivision (1¬ļ lugar)

http://www.youtube.com/watch?v=G26CerCd5o0&feature=related

Vinícius disse...

Jardim, você chama esses cinco aí em cima de MARIO???

franci_ane10 disse...

COITADO DO MARIO!!!!!

GBS disse...

o moleque dos doces é legal !!! *_*

alexandre disse...

Eu chorei de tristeza depois que vi o video do √Črico do Donkey Kong Jr. para Intellivision :(

Fabio jr. disse...

méu deus nika vi nada igual akilo não é o mario!!!

Julia disse...

E eu achava o Weegee feio :X[2]
Esses Marios s√£o muito tensos o.o

Mark disse...

N√£o achei estranho! Pra mim t√° 100% normal! =p

Suicune disse...

Uhuashhas!!! Tadinho do Mario!!!

mateus disse...

eu em o mario nu eo mario so de causa e outro torto

Mr.L disse...

é assim,caros amigos,que ficfamos sem tomar nosso remédio...

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