Quais são as subespécies das Piranha Plants?

Essa pergunta foi enviada pelo leitor Gabriel67, que deve ter matado alguém para não querer nos mostrar seu perfil. Então cara, as Piranha Plants são plantas carnívoras gigantes, que podem ser encontradas ao longo de todos os jogos do Mario. Elas são baseadas na Dionaea muscipula, a qual só chamamos de Planta carnívora, comendo tudo que aparece em sua frente.


A cabeça de uma Piranha Plant é normalmente vermelha ou verde com várias bolinhas de outras cores (normalmente brancas). Originalmente, as Piranha Plants só eram encontradas em canos, tanto projetando-se para fora do cano para morder qualquer coisa, tanto como fixa e, sendo possível nesses dois casos, atirando bolinhas de fogo. Contudo, hoje em dia nós podemos achar Piranha Plants tanto fora como dentro dos canos e sua habilidade de atirar fogo foi praticamente esquecida. Raramente é usada. Divididas em 12 subespécies mais 8 espécies notáveis, existem 20 tipos de Piranha Plants diferentes então não temos tempo a perder!

Subespécies:

Jumping Piranha Plant:
A Jumping Piranha Plant (algo como Piranha Plant saltadora) é um tipo de Piranha Plant que não é fixada ao chão. Elas esperam nos seus canos até suas presas se aproximarem e então projetam-se para fora de seus canos ou dos arbustos. No caso delas perderem sua caça, elas voltam lentamente, na esperança de reatalhar o infortunado que estiver passando por baixo. Em alguns casos, elas também atiram duas bolinhas de fogo.

Jumping Piranha Plants só aparecem em Super Mario World, apesar de em Super Mario World 2: Yoshi's Island, o personagem Hootie the Blue Fish possuir semelhança com elas. Piranha Pests, de Yoshi's Story também compartilham essa semelhança.

Dentro dessa subespécie ainda encontramos as Jumping Pumpkin Plants, também conhecidas como Jack-o-Lantern, fazendo referência às lanternas-abóbora do Halloween. Só é possível encontrá-las em Super Mario World, quando você completa o mundo SPECIAL e é transportado para o (teórico) universo paralelo desse jogo. No mais, elas não fazem nada de diferente das comuns (também podem atirar fogo).

Pale Piranha:

A Pale Piranha é uma subespécie das Piranha Plants que vive em Boggly Woods. Ao invés de ser vermelha com bolinhas brancas, ela está em tons de cinza e banco. A única diferença notável em relação a isso, é que ela é a mais fraca das subespécies em Paper Mario: The Thousand-Year Door. Na Glitz Pit, aquela arena em Paper Mario, a Pale Piranha aparece como um dos membros da Mind-Bogglers (grupo de lutadores na Glitz Pit).

Nipper Plant:

Nada mais são do que Piranha Plants quando pequenas, na infância.
MAS é mais interessante do que parece. Essas Nipper Plants nascem quando ventos fortes, geralmente causados por Windbags, sopram nos Nipper Dandelions (ou "Dentes de leão de Nippers"). Esses Nipper Dandelions liberam os poros de Nipper e assim que esse caem no chão, os Nippers nascem!

Mas Tinga... O que raios são Windbags?
Boa pergunta! Windbags ("Bolsas de vento") são inimigos-berinjela marrons de Yoshi Island DS que sopram fortes ventos não se sabe muita coisa sobre essas criaturas de formato engraçado, só que eles sopram os Nipper Dandelions mesmo... Mas aqui vai uma imagem:


Piranha Bean:

A Piranha Bean é uma subespécie da Piranha Plant que vive no Reino Beanbean, ela lembra muito o Petey Piranha (cujo daqui a pouco vocês vão ouvir falar), só não parece mais por causa de sua cabeça, que é a de uma Piranha Plant normal.

A Piranha Bean é um dos chefes de Mario & Luigi: Superstar Saga, que pode ser achado na Torre do Castelo Beanbean. Você deve lutar contra ela para que os irmãos Mario consigam a Bean Fruit (que a Piranha Bean engoliu!), que os proverá do pedaço de Beanstar no Teatro Yoshi e Luigi deve se separar de Mario para achar esse pedaço.

Durante a batalha, Piranha Bean lança pequenas bolas de fogo no encanador. O chefe pode atacar de vários pontos do cenário, o que faz de seus ataque difíceis de escapar. Depois da batalha, Luigi descobre que o Príncipe Peasley também foi engolido pela Piranha Bean (controlem-se, mentes poluídas) e foi bastante encolhido. A situação é tão estranha que a própria Piranha Bean usa, às vezes, o príncipe como projétil durante a batalha.

Na verdade, "Piranha Bean" tem uma chance remota de ser uma espécie mas ninguém pode afirmar nada até agora. Isso poderia explicar os dois Petey Piranhas em Mario Hoops 3 on 3, no Jardim de Daisy.

Diferente dos outros chefes, a música de batalha da Piranha Bean é a de uma luta normal com um inimigo qualquer, o que provavelmente é explicado por ser uma luta em que só Luigi luta. Sacanagem com ele.

Frost Piranha:

Frost Piranhas (alguma coisa como "Piranhas Congeladas") são uma subespécie de Piranha Plants que apareceram pela primeira vez em Super Paper Mario. Elas são maiores que a média das Piranha Plants e ao invés de uma coloração vermelha, são azul-celestes. Mario encontra Frozen Piranhas pela primeira vez enquanto ruma para Starborn Valley. Além de serem excepcionalmente fortes, elas têm a habilidade de expirar o ar na temperatura abaixo de zero. Frost Piranhas foram encontradas depois na Shiver Mountain ou "Montanha do arrepio", onde estavam em menor quantidade.

Frost Piranhas reaparecem na sequência de Paper Mario, Paper Mario: The Thousand-Year Door. Elas podem ser achadas pelo caminho do Fahr Outpost e estão sensivelmente mais fortes do que antes mas notavelmente deficientes em sua expiração congelante. Contudo, sua mordida ainda consegue congelar Mario ou seus parceiros se eles não executarem nenhuma manobra de defesa.

Chewy:

As Chewies são uma subespécie bem estranha. Têm suas cabeças verdes e folhas roxas. Podem ser encontradas em Bean Valley, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Chewies têm raízes que parecem ter evoluído para pernas primitivas, dando a elas a habilidade de andar e correr. Chewies podem ser bem incômodas quando aparecem em grupos e aparecem normalmente acompanhadas de Shy Aways (também conhecidos como Beezos) e outros inimigos.

Na batalhas, elas usam ataques de drenagem, como "Drain" e "Mega drain". Elas também podem usar o "Pollen Nap", que põe Mario ou um de seus aliados para dormir.

Ptooie Piranha:
Ptooies ("FUUFUU Pakkun", em japonês) são um tipo de Piranha Plant que tem a habilidade de andar apesar de algumas delas estarem fixadas em canos. Essas plantes aparecem em Super Mario Bros. 3, Super Princess Peach e New Super Mario Bros. Wii.

Uma Ptooie pode ser identificada pela maça que ela suspende no ar acima de sua boca. Ocasionalmente, Ptooies vão lançar essas maças para danificar algum transeunte... Passageiro, dá no mesmo. Assim como com as Piranha Plants normais (e das plantas do mundo real), Ptooies podem ser derrotadas com bolas de fogo, martelos, cascos e com a cauda do Raccon Mario. Em Super Princess Peach, se Peach usa Rage para atingir a maça ou simplesmente usa Poundbrella por perto, a planta vai perder sua bola de espinhos (maça) mas vai continuar viva. Depois de perder sua maça elas vão simplesmente ficar andando de um lado para outro até serem normalmente derrotadas.

Bungee Piranha:

A Bungee Piranha é uma planta roxa que usa seu caule com uma corda de bungee jump. Bungee Piranha Plants são bastante similares às Elasto-Piranhas. Elas estão penduradas no teto, esperando sua presa (normalmente um Yoshi) passar por aí. Daí elas se esticam para baixo para tentar pegá-la.

Venus Fire Trap:

A Venus Fire Trap é uma variação de Piranha Plant que atira bolas de fogo na direção do Mario. Elas podem ser vermelhas ou verdes e aparecem em Mario Bros. 3, Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, New Super Mario Bros. e, mais recentemente, New Super Mario Bros Wii.

Em New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii, Venus Fire Traps podem ser derrotadas com uma flor de fogo (o que não me faz muito sentido), Starman, casco, Mega Mario ou Mega Luigi. Em New Super Mario Bros Wii, elas podem ser congeladas com o Penguim Suit ou pela flor de gelo (agora faz sentido!). Venus Fire Traps também podem servir de ajuda para Mario e seus companheiros. Elas podem ser encontradas em cavernas escuras onde não existem Glow Blocks (blocos brilhantes) e o fogo atirado por elas serve para iluminar alguma parte dessa caverna escura, normalmente revelando canos e penhascos secretos. Contudo, o fogo continua doendo em Mario.

Putrid Piranha:

Existem duas espécies principais de Putrid Piranhas nas séries do Mario. Elas podem ser achadas em Paper Mario, Paper Mario: The Thousand-Year Door e Super Paper Mario. Assim como a Piranha Plant original, a variação de Paper Mario é vermelha com bolinhas brancas. Elas estão localizadas na Lavalava Island e nas profundezas da montanha Lavalava. Contudo, as Putrid Piranhas achadas em Paper Mario: The Thousand-Year Door e em Super Paper Mario são amarelas com pontos vermelhos. Essas podem ser achadas tanto no Keelhaul Key como na Terra dos Cragnons. A Putrid Piranha é um pouco maior que a média das Piranha Plants e são mais conhecidas pelo seu veneno chato. A primeira aparição delas foi na Jade Jungle (Floresta Jade), em Paper Mario, quando elas atacaram o Yoshi laranja bebê.

Elasto-Piranha:

Elasto-Piranhas são uma subespécie de Piranha Plant que têm caules elásticos, podendo contraí-los e extendê-los; elas aparecem no jogo Mario & Luigi: Partners in Time. Essa variação de Piranha Plant vive na Toadwood Forest. Elasto-Piranhas desenvolveram um esperto mecanismo de sobrevivência: elas se disfarçam de canos, atacando aventureiros desavisados.

Nas batalhas, a Elasto-Piranha se estica muitão e de lá de cima, começa a atirar bolas de fogo em seus inimigos. Depois de atacar, seu caule se contrai, permitindo assim que ela se esconda dovamente em seu cano. Todo ataque que o jogador der no cano só vai dar um damage de 1 na planta porém, atacar no topo do cano dá uma boa quantidade de damage.
Elasto-Piranhas têm pequenos braços e pernas, que elas usam para carregar seus canos de um lado para outro.

Eu sei que vocês estão pensando agora "Ué, o Tinga falou que o Petey Piranha existia mas não falou dele...", "Cara, você disse que tinham vinte e aí só tem 12! Noob!"

Pois é, eu sou um incompetente e--

Brincadeira. A jogada é que o Petey Piranha é uma das 8 espécies notáveis que eu vou apresentar a vocês (até para o artigo não ficar confuso e/ou cansativo) no próximo "capítulo" desse artigo gigante. De acordo? See you next time! :)
Tinga

Veja mais nos marcadores "Apresentação" e "Contato"

5 Comentários

  1. Que matéria excelente! Eu não me lembrava de muitas que foram mostradas aí, enquanto outras eram motivo primário de enxaqueca... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Frost Piranhas (alguma coisa como "Piranhas Congeladas") são uma subespécie de Piranha Plants que apareceram pela primeira vez em Super Paper Mario."

    Ehrm, elas aparecem pela primeira vez no Paper Mario de N64.

    "Mario encontra Frozen Piranhas pela primeira vez[...]"

    Frost Piranha é o certo, não?

    Ah, as Ptooies também não aparecem no New Super Mario Bros. Wii, as que aparecem lá são outra sub-espécie, chamada River Piranha Plant.

    http://www.mariowiki.com/River_Piranha_Plant

    ResponderExcluir
  4. essa postagem foi postada em 11 de abril de 2010. e hoje já é 13 de maio de 2010 e eu ainda n vi as espécies notáveis!!!
    (mas aposto q a dino piranha d SMG está no meio)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem