Qual é a relação de Wario e Waluigi?


Pergunta enviada por Waleria Maria. Wario é o parceiro de Waluigi em inúmeros jogos. Mas será que eles compartilham laços sanguíneos? Seriam irmãos, primos ou simplesmente amigos da onça?

Embora a relação deles seja normalmente incerta, eles trabalharam juntos muitas vezes pra criar uma série de confusões. Se eles são irmãos assim como Mario e Luigi, é uma questão de muito debate, mas na versão europeia de Mario Kart DS, a primeira frase da descrição da pista Waluigi Pinball descreve Waluigi como "Wario's weird sibling", ou "o irmão estranho de Wario".

Durante o lançamento de Mario Tennis, o website oficial da Nintendo se referia ao Wario como "irmão mais velho" de Waluigi. Outras fontes da Nintendo europeia, como os artigos da série Wario's Warehouse e o website de Mario Kart DS, também sugerem que sejam irmãos; inclusive, o guia de instruções oficial da editora Prima de Mario Tennis se refere ao Waluigi como "irmão mais novo do Wario".

Entretanto, o guia oficial de estratégias da editora Prima para Mario Party 5 anuncia que Wario e Waluigi não são irmãos, baseado na descrição de Waluigi. Somado a isso, no modo Challenge de Mario Super Sluggers, após o time de Wario ter sido completado, ele nomeia cada membro do time, chamando Waluigi de "amigo traidor" após ele tentar guardar um baú de tesouros para si mesmo.

Charles Martinet, o ator de voz de ambos os personagens, também não acredita em um laço familiar que envolva as contrapartes malignas dos irmãos Mario. Em um comentário publicado no website Kombo.com em 2015, Charles revela que, ao seu ver, Wario e Waluigi são, simplesmente, "dois caras legais e malvados que encontraram um ao outro".

Já a versão DS de Mario & Sonic at the Olympic Winter Games, ao invés de ajudar, atrapalha: traz mais uma possibilidade à relação dos bigodudos, chamando eles de primos.

Essa confusão, de acordo com os troféus de Waluigi em Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl, é intencional: a relação deles é propositalmente uma incógnita.

Meu irmão camarada

Apesar de muita confusão, hoje em dia, há muito mais evidências de que eles não sejam irmãos. As mais recentes são as seguintes:

  • Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games: na versão Wii do game, há uma pergunta na seção Athlete Characters Quiz que diz respeito aos narizes de Wario e Waluigi; e seu apresentador, Omochao, vai direto ao ponto afirmando que eles não são parentes.
  • Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games: na versão Wii U do jogo, um diálogo de um Mii reitera que Waluigi não é o irmão de Wario.
  • Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020: há uma curiosidade dentro do jogo que indica que Waluigi não seja irmão do Wario.
  • Nintendo.co.jp: a biografia oficial do Waluigi na seção "Kids" do website japonês diz que, "apesar do Wario estar sempre com o Waluigi, eles não parecem ser irmãos".

Mas e você, querido(a) leitor(a)? Como vê a relação entre Wario e Waluigi? Compartilhe as suas opiniões nos comentários abaixo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. Waluigi é ainda mais excluido do que o Luigi , que dó dele.

    ResponderExcluir
  2. Acho que ninguém nunca perguntou isso, porque todos tinham a certeza que eles eram irmãos, auiwhfiuahwufhufaw.

    Agora uma dúvida paira no ar.
    São adotados, ftw.

    ResponderExcluir
  3. Não sei quanto a waluigi. Mas o wario em SMASH BROWL, o wario realmente não fica no time do bowser. Isto é . é malvado independente.

    Quanto aos dois realmente sempre tem essa duvida. Do mesmo jeito que muito falam que a Daisy é irmã da Peach , etc... Mas uma coisa é notável. São as versões de mario e luigi mal.Ate o nome diz.O M ao contrario e o prorio resto do nome.hehe...o mais logico seria serem irmãos tb...mas quem sabe a relação dos dois não seja voltadas para mario e luigi repectivamente.

    ResponderExcluir
  4. bom,eu sei que sao irmaos pois olhe wario:e uma copia ao contrario de mario e parecido,criarão wario 1 por que pensarão em uma copia do mario e depois waluigi que e uma copia de luigi e sao irmaos wario waluigi,e no jogo chamão de amigo traidor e vara pois sao irmaos e brigam as vezes pois na maioria dos jogos tao juntos e eles se unem com o bowser por que querem vencer e nao querem se unir com o mario e o luigi entao ficao com o bowser.
    ps:mario e luigi sao primos de wario e waluigi,estranho.

    ResponderExcluir
  5. eu acho que wario e waluigi são irmãos por que o mario e luigi são irmãos e como wario e a versão do mal de mario e waluigi e uma versão do mal de luigi então eles são irmãos

    ResponderExcluir
  6. Eu sei de uma coisaque o mario e o luigi sao primos de wario e waluigi

    mas ate agora eu tenho uma duvida

    wario e waluigi sao inimigos ou amigo de mario e luigi

    ResponderExcluir
  7. Uma vez eu li que o Wario teria um parentesco com o Mario, senão me engano seriam primos, e o Waluigi só decidiu se vestir parecido e se tornar uma "versão maligna" do Luigi mesmo kk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem