Switch 2

Conheça a curiosa medida antipirataria adotada pela Nintendo em Super Smash Bros. (N64)

Imagem: Reprodução/Nintendo

Hoje em dia a pirataria pode não ser um problema tão sério, mas nos anos 1990 e 2000 ela provocava muita dor de cabeça para as desenvolvedoras de games, que viam seus títulos serem copiados sem autorização e comercializados a preços e qualidade reduzidos. O PlayStation, o PlayStation 2 e o portátil Nintendo DS estão entre os consoles que foram severamente afetados pela pirataria — mas, mesmo na época do NES, do Super NES e do Nintendo 64, a pirataria já era um problema persistente.

Dito isso, as desenvolvedoras muitas vezes adotavam as mais variadas medidas antipirataria para combater esse mal, e uma das mais curiosas delas foi a introduzida pela Nintendo no game Super Smash Bros., de Nintendo 64. Trata-se de uma medida que é "demorada", mas que incomoda bastante os jogadores que piratearam o jogo na época.

A medida em questão acontecia da seguinte forma: nas 68 primeiras vezes em que você rodava o jogo, tudo acontecia de forma normal. No entanto, da próxima vez que o game fosse ligado, acontecia algo diferente: todo personagem que você escolhia para lutar no modo single player se transformava em Mario, tornando impossível jogar com outros personagens, como Link e Kirby, por exemplo. Veja essa medida em ação no post logo abaixo, cortesia do nosso paisano Supper Mario Broth:


Para reverter essa medida, seria necessário apagar todos os dados de seu save em Super Smash Bros., o que poderia prejudicar, por exemplo, alguns jogadores que já tivessem liberado lutadores secretos. Esta é uma medida antipirataria que provoca um falso senso de segurança no jogador, já que nas primeiras 68 vezes em que ele o joga, o game roda normalmente — e só depois disso ele vai notar que alguma coisa está errada.

E você, leitor(a), o que achou da medida antipirataria adotada pela Nintendo em Super Smash Bros.? Conhece outras medidas que foram adotadas por outras desenvolvedoras tão ou mais curiosas que essa? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem