Brilha, brilha, estrelinha. A franquia Super Mario possui um universo extremamente rico, cheio de raças diferentes e mundos icônicos. Porém, os superirmãos estão longe de serem os únicos "astros" desse universo.
Em Super Mario, as estrelas quase sempre são associadas a objetos de poder ou riqueza, sendo um dos itens mais fortes ou importantes em diversos jogos do bigodudo — não somente estrelas, como também sóis e luas também estão presentes nos jogos do Mario desempenhando papéis similares.
Também é muito comum você ver seres estrelados que são importantíssimos para o funcionamento do universo, como as Lumas, ou entidades de bigodes majestosos como o Eldstar e a Platinum Star. Às vezes, elas possuem até icônicos bonecos de madeira para auxiliar nosso adorado italiano. Aprenderemos um pouco mais sobre a grande importância das estrelas nos próximos parágrafos.
Astros com alma: as estrelas da franquia Super Mario que pensam, sentem e salvam o universo
Seja de uma inocente Luma até o sábio Eldstar, as estrelas sencientes sempre carregam papéis de extrema importância nos jogos em que aparecem. Normalmente presentes nos RPGs do bigodudo, elas vão desde fazer a manutenção do cosmos até se transformarem em pequenas boleiras para saciar a fome de um Shy Guy rechonchudo.
A estrela milenar e seu desejo reluzente: a rara e quase mística Millenium Star
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Aproveitando o lançamento recente de Super Mario Party Jamboree - Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, por que não começar falando dela? Na realidade, delas — as gloriosas Millennium Stars! Tendo sua estreia em Mario Party 3, essa estrela nasce uma vez a cada milênio e concede um desejo a quem conseguir superar seus desafios. Como dito anteriormente, existem duas delas: uma real e uma falsa. A falsa é a estrela host do jogo, que ostenta um bigode majestoso e um excelente gosto para princesas. Já a verdadeira é uma estrela branca, com um brilho em arco-íris, que transforma quem a possui na "superestrela do universo".
Infelizmente, ela não voltou a aparecer como personagem de destaque na franquia, nem foi muito explorada fora de Mario Party. Ainda assim, não podemos deixar de celebrar seu brilho milenar em um dos melhores jogos do segmento party do nosso bigodudo.
Estrelas arredondadas com respostas afiadas: conheça Celeste e as lendárias Star Sprites
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Prosseguindo com outro grupo também pouco explorado na franquia, temos as Star Sprites.
Elas são seres de formato arredondado, com uma estrela na cabeça, que no passado selaram a maligna Dark Star. Não se sabe mais nada sobre elas além desse feito.
Na atualidade, temos a Celeste (ou Starlow, em inglês), representante oficial das Star Sprites. Ela foi convocada para ajudar o Reino Cogumelo a lidar com os problemas da epidemia Blorb e, eventualmente, tornou-se amiga e ajudante dos superirmãos.
Celeste raramente demonstra habilidades fora do comum. Ela possui capacidade de usar telecinese quando está junto da princesa Peach e consegue carregar os irmãos no ar com facilidade. A única vez em que usou algo realmente digno de uma Star Sprite... não foi mostrada na tela! Mas não se engane: Celeste é uma ajudante valente e uma personagem marcante na série Mario & Luigi, protagonizando diversos momentos memoráveis com Luigi. Ela também marca presença na nova aventura mais recente dos irmãos saltitantes: em Mario & Luigi: Brothership, Celeste aparece para auxiliar os irmãos em mais uma de suas aventuras.
Beanstar: a guardiã do reino dos feijões com refinada sensibilidade auditiva
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Ainda em Mario & Luigi RPG — como a série é conhecida no Japão —, temos a Beanstar, uma estrela de nome "afeijoado", protetora do reino dos feijões (Beanbean Kingdom). Ela possui a habilidade de realizar o maior desejo de qualquer um, e para impedir que fosse usada com intenções malignas, a Beanstar foi colocada para dormir. Esse sono só pode ser quebrado por alguém que possua uma "voz pura", e a única pessoa conhecida nos tempos atuais com essa característica é a princesa Peach. A Beanstar, inclusive, é uma estrela com um temperamento meio revoltado — a ponto de se partir em vários pedaços só porque tentaram acordá-la com a voz da Birdo.
Dos céus ao boneco: o guerreiro de madeira que ajudou a destruir o mal
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Agora temos ele: um menino de pau. "Mas como assim, um menino de pau?" Estamos falando do icônico ♡♪!?, também conhecido como Geno.
Esse camaradinha é personagem de Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars (SNES) e seu remake, Super Mario RPG (Switch). Trata-se de um ser estrelado enviado por uma "autoridade superior" para reparar a Star Road, que havia sido destruída pela espada gigante do vilão Smithy. Sem ela, os desejos do mundo não poderiam mais se realizar. Logo, ♡♪!? decide possuir um boneco de madeira que considerou forte — e assim nasceu o lendário Geno. Juntando-se a Mario e seus amigos, Geno parte em busca das sete estrelas.
Mesmo sendo de madeira, Geno conta com um vasto arsenal, que vai de braços metralhadoras, mãos-foguete e raios de energia até a capacidade de virar um canhão e soltar um "Kaioken" — sem dúvidas, um grande aliado do nosso bombeiro saltitante. Infelizmente, após completar sua missão, ♡♪!? abandona o boneco e retorna ao seu lugar na Star Road — mas jamais foi esquecido por seus amigos, tampouco por seus fãs.
Star Spirits, os sete sábios celestiais que preservam os desejos do Reino
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Agora, um grupo muito conhecido por quem é degustador dos RPGs dos italianos: as Star Spirits. Elas são um grupo de sete estrelas poderosas que cuidam do Star Haven e dos desejos de todo o Reino Cogumelo, realizando apenas aqueles vindos de quem realmente merece e prezando pela prosperidade do mundo. Os membros são:
- O mais velho, sábio e de bigode majestoso, Eldstar — também considerado o líder das Star Spirits.
- A amável e alegre Mamar.
- O estudioso e inventivo Skolar.
- O rato de academia metido a Popeye, Muskular.
- A jovem de coração puro, Misstar.
- O esperto e leitor assíduo de livros, Klevar.
- E o calmo Kalmar, que não gosta de brigar.
Cada um detém uma habilidade especial que ajuda o bigodudo de papel em suas aventuras; elas vão desde transformar os inimigos em estrelas pra evitar lutas (Kalmar), parar o tempo (Klevar), até fazer uma chuva de estrelas cadentes (Skolar). Eles também aparecem no ilustre Mario Party 5, no qual são retratados como guardiões do Dream Depot, um lugar que abriga todos os sonhos do Reino Cogumelo — um serviço que aumenta ainda mais a influência e a grandeza dos Star Spirits.
Falando neles, não podíamos deixar de falar do pequenino e valente Twink, uma Star Kid que acabou se envolvendo na bagunça que o Bowser fez no jogo e passa a maior parte do tempo ajudando a princesa Peach em seu cárcere no castelo e levando suas mensagens até o Mario.
Mas quem são as Star Kids? Elas são estrelas que nascem no Starborn Valley, um local em Shiver Region (do capítulo 7 de Paper Mario) no qual elas são cuidadas por Merlee e seus ajudantes Ninji até que tenham maturidade suficiente para subir até o Star Haven e, por lá, viver junto das demais Star Kids e de outros seres estrelados. Uma Star Kid crescida também pode realizar desejos no Star Haven e, eventualmente, se tornar uma gloriosa Star Spirit.
Lumas: os pequenos gigantes de Super Mario Galaxy
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
E agora, alguns dos seres mais importantes para o funcionamento do universo Mario e também uma das coisas mais fofas que já apareceram nessa franquia: as Lumas.
Lumas têm o formato de uma estrela gordinha e boa parte delas vive no Comet Observatory, a espaçonave e observatório de Rosalina. Elas são seres extremamente poderosos, mesmo sendo basicamente crianças; e quando amadurecem ou se alimentam o suficiente, conseguem se transformar em elementos essenciais, que vão de pequenos lançadores — que ajudam o Mario a progredir em suas aventuras — até planetas e galáxias inteiras.
Lumas maduras também podem virar uma Power Star, que são uma das fontes de energia mais potentes da franquia Super Mario ao lado das maxiestrelas (ou Grand Stars, em inglês). Durante os eventos descritos em Super Mario Galaxy, quando o reator de Bowser explodiu e criou um buraco negro que ameaçava o universo inteiro, foram as Lumas que salvaram tudo; seu sacrifício conseguiu conter a singularidade e assim acabaram dando origem a um novo universo.
De Starman a Shadow Stars: os itens brilhantes da franquia Super Mario
O universo de Super Mario é lotado de itens e artefatos interessantes, mas é inegável que, dentre eles, as estrelas costumam ser as mais importantes ou até mesmo as mais poderosas. Seja custando 20 moedas em Mario Party, selando criaturas malignas ou até mesmo concedendo invencibilidade a quem usá-las, estão sempre lá, em posição de destaque.
Superestrela: o brilho imbatível da invencibilidade
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Começando por um dos potenciadores mais icônicos dos games: a superestrela, conhecida antigamente como Starman. Um item recorrente em toda a franquia que garante invencibilidade temporária a quem a obtiver e sair por aí atropelando todo mundo, é tão marcante na franquia que está presente até em spin-offs, como Mario Kart, e até mesmo fora da franquia, em jogos como Super Smash Bros. A superestrela também desempenha um papel importante em Super Mario Bros. O Filme, o longa-metragem do nosso bigodudo produzido pelos estúdios Illumination em parceria com a Nintendo, como um dos itens centrais da trama; é o que Bowser utiliza para chantagear a Peach e, assim, conseguir avançar com seus planos de casamento.
Prosseguindo, chegamos nela, que também se chama estrela, mas que, ao invés de te conceder invencibilidade, te transforma em uma superestrela. Custado "apenas" 20 dinheiros, as estrelas da série Mario Party são itens de extrema importância e muito cobiçados pelos players durante as partidas.
Não importa se você tem 999 moedas, se seu amigo tiver 1 estrela a mais que você, ele te vencerá — não adianta querer brigar com o sistema!
Ainda dentro de Mario Party, temos as etretas (ou Ztars, em inglês). Também conhecidas como Shadow Stars, as etretas são o total oposto das estrelas normais: com uma aparência mais sombria e um olhar malvado, elas sempre punem o jogador que as obtiver. Em Mario Party 9, também temos as Mini Zstars, que também atrapalham a vida de quem for azarado o suficiente de passar por elas.
Power Stars e maxiestrelas: combustível cósmico para grandes aventuras
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Agora, uma das principais estrelas da franquia: as Power Stars. Elas são itens colecionáveis presentes em Super Mario 64, Super Mario Galaxy e até mesmo em Captain Toad: Treasure Tracker. São normalmente usadas para liberar novas fases e mundos pra se explorar, porém, possuem funções diferentes em cada jogo.
As Power Stars em Super Mario 64 foram usadas pelo Bowser para criar as dimensões compactas que ficam nos quadros do castelo — inclusive, são elas que ajudam a manter a estabilidade dessas dimensões. Em Super Mario Galaxy, elas são poderosas fontes de energia que ajudam tanto no funcionamento do Comet Observatory de Rosalina como também no aumento de seu alcance.
Em Super Mario Galaxy, temos três tipos de Power Stars: as amarelas, normais; as verdes, conhecidas também como "joias cósmicas", que, escondidas pelas fases em pontos de difícil acesso, servem como um "challenge" para o jogador; e a vermelha, a mais rara, da qual só existe uma única unidade em ambos Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, e com a qual você desbloqueia o Flying Mario — conhecido pelos mais íntimos como "Mario flamenguista" — capaz de voar por todo o observatório.
Além das Power Stars normais, também existem as maxiestrelas (ou Grand Stars, em inglês) —, a forma de energia mais poderosa nos jogos principais da franquia. Uma única maxiestrela foi capaz de alimentar o reator universal de Bowser, que, ao perder estabilidade, criou uma singularidade com potencial para engolir todo o universo.
Crystal Stars: joias do céu com um passado sombrio
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
As Crystal Stars, presentes em Paper Mario: The Thousand-Year Door, são artefatos centrais na história do jogo. De origem maligna, foram criadas pela própria Shadow Queen com o propósito de carregar a chamada "essência dos céus" e espalhadas por diferentes regiões para ampliar seu poder e domínio.
As estrelas não fazem distinção entre quem as utiliza, e por isso, se alguém com boas intenções tiver acesso a elas, poderá usar seus poderes — felizmente, isso aconteceu quando os quatro heróis da antiguidade conseguiram reuni-las, podendo usar seus poderes para derrotar e selar a Shadow Queen. Infelizmente, não foi o suficiente, e nos tempos atuais, coube a Mario recolher novamente as Crystal Stars para enfrentar, de uma vez por todas, essa entidade milenar.
Cada Crystal Star carrega uma habilidade derivada da própria Shadow Queen, e Mario pode usá-las de maneira semelhante aos Star Spirits do primeiro Paper Mario.
Dark Star: o artefato sombrio que quase engoliu o mundo
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Entre os artefatos estelares da franquia, aquele que é facilmente um dos mais marcantes com certeza é a Dark Star de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story e seu remake, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.'s Journey. Ela é um artefato senciente, poderoso, feito de pura energia sombria, descoberto por Toads arqueólogos e que, assim que foi despertado, começou a destruir tudo em seu caminho. Com a ajuda dos Star Sprites, ela foi selada.
É dito que, caso alguma entidade maligna consiga tomar posse da Dark Star, o mundo será engolido em trevas, e a própria Dark Star passará a governar tudo. Ela também tem a capacidade de absorver o DNA de seres poderosos e criar uma versão sombria deles — foi assim que nasceu o Dark Bowser. Felizmente, tínhamos o poderoso rei dos Koopas e os irmãos Mario para impedir o plano de Fawful e derrotar de vez a Dark Star.
Cobalt Star: a estrela que guarda os mistérios do tempo
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Temos também a Cobalt Star, a fonte de energia da máquina do tempo do Professor D. Zastre. Não se sabe muito sobre como sua máquina do tempo funciona — apenas que ela usa a Cobalt Star como fonte de energia. Porém, é possível ver pedaços da Cobalt Star criando portais temporais pelos quais Mario e Luigi viajam entre passado e presente.
Ela também foi usada por Peach para prender a Elder Princess Shroob. Logo após selar a princesa maligna, Peach quebrou a Cobalt Star na tentativa de limitar ainda mais as chances de seu retorno. Infelizmente, não há informações mais detalhadas sobre esta estrela.
Seja como item poderoso ou entidade misteriosa, as estrelas da franquia Super Mario sempre cumprem seu papel de marcar presença na franquia do nosso amado encanador — trazendo seu brilho espetacular e transformando Mario, mais uma vez, em uma verdadeira superestrela.