![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Nos dias de hoje, não é tão comum encontrar quem ainda compre revistas de videogame, já que as notícias e análises sobre os consoles e jogos lançados podem ser facilmente encontradas em sites e portais na internet; mas, pelo menos nos anos 90, as revistas de videogame eram o que havia para se informar sobre o mundo dos games, e havia muitas delas disponíveis nas bancas de todo o Brasil para quem quisesse ter sua sede por novidades saciada.
No entanto, voltando algumas décadas atrás, mais precisamente na década de 1970, não havia revistas dedicadas a videogames no mundo, sendo que algumas publicações faziam a cobertura somente de jogos lançados para computador e afins. No entanto, no começo dos anos 80, surgiram algumas publicações focadas em videogames, e uma das primeiras delas foi a americana Computer Entertainer, também conhecida como Video Game Update, que começou a ser comercializada em julho de 1982.
Mesmo durante o crash que atingiu a indústria dos videogames em 1983, quando todas as publicações sobre games deixaram de existir, a Computer Entertainer continuou funcionando, e era administrada por duas mulheres, Marylou Badeaux e Celeste Dolan, que mantiveram a publicação viva até o ano de 1990.
Ou seja, se você morasse nos Estados Unidos e quisesse ter informações e análises sobre jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid, era na Computer Entertainer que você encontraria o que queria. Embora se achasse que cópias desta publicação estivessem perdidas, o pessoal da Video Game History Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a preservar, celebrar e ensinar a história dos videogames, conseguiu acesso a todas as edições desta histórica publicação e escaneou suas páginas.
O resultado disso é que podemos ver o que se acredita serem as primeiras análises em inglês de diversos títulos do NES, entre eles o clássico Super Mario Bros., lançado originalmente para Famicom em 13 de setembro de 1985. Abaixo, você pode conferir a scan da página da Computer Entertainer desta época com a análise completa de Super Mario Bros.; note que a primeira imagem traz a análise em inglês, e a segunda, em português brasileiro.
![]() |
Imagem: Reprodução/Video Game History Foundation/Portal Super Mario |
Trata-se de um arquivo histórico que documenta uma das primeiras análises de um dos games mais icônicos e importantes da história da Nintendo, enaltecendo as muitas qualidades do jogo, falando sobre seu enredo, sobre os poderes do Super Mario, as moedas, e declarando que se trata de um jogo altamente viciante e obrigatório para quem possuir um NES.
Caso tenha ficado interessado(a) em ver as scans de todas as edições da Computer Entertainer lançadas de 1982 a 1990, com certeza vale a pena acessar o catálogo de arquivos digitais da Video Game History Foundation através deste link; considere também fazer uma doação caso queira ajudar esta organização a continuar com seu nobre trabalho de preservação da história dos videogames.
E você, leitor(a), o que achou desta descoberta de uma das primeiras análises de Super Mario Bros. feita por uma publicação de videogames americana? Comente!
Obrigado ao Portal Super Mario pelo informe!