![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Um dos personagens Nintendo que mais tem estado em evidência nos últimos tempos é Donkey Kong. Isso porque, além de estar de volta aos holofotes com seu novo game Donkey Kong Bananza, o gorilão ganhou um novo design por parte da Nintendo, especialmente em sua face, que gerou bastante polêmica por se afastar bastante do design criado pela Rare nos idos de 1990. Muitos ficaram se perguntando qual teria sido a motivação da Nintendo para esta mudança de design do personagem, que certamente o deixou mais expressivo.
E sem dúvida não há ninguém melhor para falar sobre este assunto do que o criador de Donkey Kong, o mestre Shigeru Miyamoto. Em uma entrevista recente concedida para o portal IGN, Miyamoto explica que, desde Donkey Kong Jungle Beat (GC), a Nintendo vem tentando atualizar o design do gorilão, e que a intenção desde o início era realmente dar mais expressividade ao personagem.
Leia a declaração dele sobre este assunto a seguir.
No que diz respeito à criação de personagem, e a trabalhar com personagens, eu ainda tenho um papel ativo nisso. E olhando em retrospecto para a primeira geração, nós trabalhamos com a Rare para criar Donkey Kong Country.Quando falamos sobre tentar criar novas versões, evoluir Donkey Kong, nós criamos o jogo chamado Jungle Beat. Trabalhamos juntos com o time que fez Mario 3D. Com a tecnologia disponível na época, conseguimos tornar Donkey Kong mais expressivo. E voltando ao design feito pela Rare, nós reavaliamos: o que podemos fazer com o design para torná-lo mais expressivo? E então, chegou o filme, e nós decidimos seguir adiante com este design para a nova geração de Donkey Kong.
Vale lembrar que Kevin Bayliss, artista de Donkey Kong Country responsável pelo redesign de Donkey Kong à época, já se manifestou a favor da atualização feita pela Nintendo no visual do gorilão; ele também aprovou a mudança no design de Diddy Kong, feita mais recentemente pela Nintendo.
Pelo que foi dito por Miyamoto, a mudança de design do Donkey Kong vinha sendo planejada há muitos anos, mas só foi realizada de forma mais radical com a chegada de Super Mario Bros. O Filme (2023).
E você, leitor(a), acredita que a mudança no visual de Donkey Kong para a nova geração da Nintendo foi positiva? Comente!