O inusitado crossover entre Super Mario e Final Fantasy que muitos já esqueceram

Imagem: Reprodução/Nintendo/Square Enix

Em 2006, um crossover oficial entre as franquias Super Mario, da Nintendo, e Final Fantasy, da Square Enix, finalmente veria a luz do dia — e da forma mais inusitada possível.

Na primeira década do milênio, durante o reinado dos consoles da família portátil Nintendo DS, a Square Enix, responsável pelo desenvolvimento de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars e das franquias Final Fantasy e Dragon Quest, explorava as melhores maneiras de utilizar a tela sensível ao toque do Nintendo DS. Como relatou em 2005 o ex-presidente da Square Enix, Yōichi Wada, no site oficial de Final Fantasy IV Advance, eles chegaram no consenso geral de criar um jogo de basquete com os personagens da franquia Super Mario, e obtiveram o aval da Nintendo para fazê-lo.

Assim nascia Mario Hoops 3-on-3, também conhecido na Europa como Mario Slam Basketball, um jogo cujos controles dependiam inteiramente da tela de toque do Nintendo DS, o que torna indispensável a caneta stylus do portátil. Isso mesmo: um título com tapping e swapping para dar e vender.

Apesar de seguir algumas das regras mais fundamentais do esporte, o título apimenta a gameplay adicionando alguns dos bons e velhos elementos inconfundíveis da franquia Super Mario, como os ? Panels de moedas espalhados pela quadra, que auxiliam na precisão dos jogadores. E um elemento importante do jogo é o fato de que, unindo-se ao rol de personagens já conhecidos da série, estavam também secretos como White Mage, Black Mage, Ninja, Cactuar, Moogle — originais de Final Fantasy!

Imagem: Reprodução/Nintendo/Square Enix

Em um efeito similar aos Jogos Olímpicos que, mesmo que aleatoriamente, serviram de liga para duas grandes franquias em Mario & Sonic at the Olympic Games, Mario Hoops 3-on-3, lançado na América em 11 de setembro de 2006, foi um crossover muito inusitado ambientado em condições que nenhum fã, de quaisquer um dos lados, poderia prever: em partidas amistosas de basquete.

Infelizmente, por ser muito simples e carecer de uma certa riqueza de conteúdos, como poucos modos de jogo e o incentivo de participar de novo e de novo dos mesmos campeonatos em dificuldades diferentes, Mario Hoops 3-on-3 não é muito lembrado pelos jogadores. Mas apesar de não ter feito jus a seu grande potencial como um crossover, o título ainda é um passatempo muito divertido — especialmente quando se diz respeito ao uso pleno das capacidades do Nintendo DS na época.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Square Enix

Alguns anos depois de seu lançamento, Mario Hoops 3-on-3 ganhou um sucessor espiritual, também pelas mãos da Square Enix, e também um crossover com os personagens de Final Fantasy: Mario Sports Mix para Nintendo Wii. No título, o basquete acompanha três outros esportes: vôlei, hóquei e queimada — e novamente, os magos do RPG clássico retornam às quadras.

Embora este não seja o jogo que esperávamos para um crossover entre ambas as franquias, talvez tenhamos de nos contentar com o temível Culex em Super Mario RPG e, por que não, abrir os nossos corações para partidas casuais de basquete com nossos personagens favoritos.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem