![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/PolkaDotStudio |
Pelos quatro cantos da internet, não é difícil encontrar a screenshot acima. Estamos falando do que parece ser uma descompromissada captura de tela do clássico Super Mario World, launch-title do Super Nintendo de 1990. Mas, até mesmo para os jogadores mais casuais, olhar para ela faz com que sintamos um pouquinho da aflição do vale da estranheza — ou seria das árvores do céu do vale do submundo?
Há uma explicação muito lógica para isso: a imagem, nitidamente, não retrata Super Mario World como o conhecemos. Isso porque há alguns cenários que não são originalmente encontrados no jogo, além de sprites de Goombas da versão Super Mario All-Stars de Super Mario Bros. 3 — que, sabemos muito bem, não existem em Super Mario World, tendo sido substituídos na ocasião por Goombolas.
Entretanto, mesmo se tratando de uma screenshot claramente falsa, ela já ilustrou artigos de grandes portais, como o Kotaku, o Olhar Digital, o CanalTech e até mesmo o TecMundo. Mas afinal, de onde veio essa imagem e por que se tornou tão popular na internet?
A misteriosa screenshot de Super Mario World (SNES) que vem enganando jornalistas há mais de 10 anos
Acontece que a imagem, conforme aponta o autor CM30 em um artigo da plataforma Medium, é uma fan art. Foi publicada no DeviantArt no dia 1º de abril de 2011 — adequadamente! — pela usuária PolkaDotStudio. O objetivo da artista era criar um papel de parede usando gráficos pixelados de seus jogos favoritos.
O maior problema desta história é que, na versão original da imagem, existe uma marca d'água visível na parte inferior direita que aponta para sua criadora, e a imagem não foi atrelada a direitos formais de reutilização. Podemos assumir que a arte tenha sido afanada por algum redator/diagramador que fez questão de recortar uma porção específica da imagem para não ter de atribuir à sua autora os devidos créditos.
![]() |
A arte completa • Imagem: Reprodução/Nintendo/PolkaDotStudio |
E graças ao pesquisador de imagens TinEye, é possível descobrir qual foi a primeira vez em que a imagem foi compartilhada na internet: em uma matéria de 15 de novembro de 2013 do site Crave Online. Esta foi a primeira vez em que a fan art em pixels de PolkaDotStudio foi usada sem sua autorização.
Remover a marca d'água de uma obra de arte já é uma atitude que, em si, é completamente antiética, mas pior ainda é o efeito bola de neve que vem a seguir: a popularização desta versão croppada da arte no Google Imagens e o fato de ser constante e preguiçosamente escolhida por jornalistas para ilustrar seus artigos sobre Super Mario World. Fazendo isso, porém, você corre o risco de:
- Apoiar a avariação de marcas d'água e a violação dos direitos dos artistas e criadores.
- Desrespeitar a inteligência dos fãs da franquia de mídia Super Mario e dos retrogamers, speedrunners e jogadores saudosistas, além de expor a sua total falta de propriedade para abordar o tema escolhido.
Fique esperto: esta imagem não é uma screenshot oficial de Super Mario World, e sim, uma porção roubada de uma fan art do DeviantArt. Agora que estamos alinhados, há vários motivos para incentivar o encerramento de sua circulação em matérias jornalísticas que abordem este grande e nostálgico clássico em 16 bits — para o bem de todos!
O título desta matéria foi escolhido pelos membros do canal do Reino do Cogumelo no WhatsApp. Participe você também!
Só pra abrir mais questões, o uso da imagem do super Mario de autoria da Nintendo tbm necessita de direitos autorais, a imagem da fan parece apenas sprites do jogo montada com outras, o q da a ela a mesma obrigação no uso da imagem do Mário.
ResponderExcluirIsso é verdade, Mr.N!
ExcluirNerd 🤓
Excluir