Comitê Olímpico Internacional desiste da série Mario & Sonic para investir em NFTs e esports, revela executivo

Imagem: Reprodução/Nintendo/SEGA

Com o hype dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, muitos fãs das franquias Super Mario e Sonic the Hedgehog começaram a se perguntar: por onde anda a série crossover de esportes Mario & Sonic? Lee Cocker, um dos executivos da empresa de mídia digital ISM responsável pela licenciatura dos Jogos Olímpicos para a franquia — além de ser creditado nos jogos sob a função de "Visual Elements & Gameplay" —, tem a resposta, mas ela pode desagradar aos fãs do spin-off.

Em entrevista ao Eurogamer, Cocker revela que a colaboração do Comitê Olímpico Internacional com as gigantes do entretenimento Nintendo e Sega chegou ao fim — o que significa o fim da série Mario & Sonic. E os motivos, afirma (de forma muito intensa), são claros: estratégias que visam capitalizar sobre as tendências emergentes do mercado, como NFTs e esports, e explorar acordos com empresas que se alinham com essas metas.

Eles queriam olhar para outros parceiros, NFTs e esports. Basicamente, o Comitê Olímpico Internacional queria se voltar para si mesmo e se focar em outros parceiros, para que pudessem ganhar mais dinheiro.

Com o fim da série Mario & Sonic, o Comitê Olímpico Internacional ainda investe no mundo dos videogames, embora de forma mais tímida, com o jogo oficialmente licenciado Olympics Go! Paris 2024, da nWay. O game, free-to-play e disponível para smartphones e para PCs (através da Epic Games), também suporta um sistema de coleção de NFTs sob a forma de pins digitais. Em 2025, também está nos planos do comitê a inauguração do evento Esports Olympic Games.

O crossover esportivo entre o encanador bigodudo e o ouriço azul aconteceu pela primeira vez em novembro de 2007 com o lançamento de Mario & Sonic at the Olympic Games para Wii e DS, seguido de outros seis títulos: Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (Wii/DS, 2009), Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (Wii/3DS, 2011/2012), Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games (exclusivo de Wii U, 2013), Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (3DS/Wii U, 2016) e, por último, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020, o único disponível para Nintendo Switch, lançado para o console em novembro de 2019.

E aí, querido(a) leitor(a)? Como você se sente com o fim da série de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem