Lapa Geek Fest: Raul Schlosser, fundador da Uniarthe, fala ao Reino do Cogumelo sobre seu trabalho como Luigi

Imagem: Reprodução/Reino do Cogumelo/Raul Schlosser

Aconteceu entre os dias 21 e 22 de junho de 2024 a primeira edição do evento de entrada gratuita Lapa Geek Fest, localizado no Shopping Center Lapa, na zona oeste da capital de São Paulo. Em um espaço compacto e aconchegante, foi realizada uma programação especial com karaokê, quizzes de perguntas e respostas, tutoriais e batalhas de Beyblades, desfiles livres de cosplay, entre outras atividades.

No sábado, o Lapa Geek Fest também contou com a presença muito especial de Raul Schlosser, ninguém menos que o fundador dos estúdios Uniarthe — que, a partir de 2003, uniu-se à Vídeo Brinquedo para apresentar o cartoon The Adventures of Super Mario Bros. 3, produzido pela norte-americana Dic Entertainment em 1990, a toda uma nova geração de crianças e adultos. E entre o rol das "vozes do DVD" que compunham essa nova roupagem do desenho, constava o próprio Raul, que emprestou sua voz ao tímido e às vezes corajoso Luigi. Ah, irmão!

Na coletiva de imprensa local, o Reino do Cogumelo perguntou ao Raul como foi a criação dos estúdios Uniarthe e como foi a experiência de dublar Luigi, um personagem tão contrastante com seu histórico de heróis e vilões dotados de vozes bem maduras imponentes — como Cell de Dragon Ball, Jiraiya de Naruto e o Wolverine em Wolverine e os X-Men.

Legal, boa pergunta! A Uniarthe surgiu em 2004 mais como uma forma [de ajudar] os dubladores que eram "marginalizados", da margem. É porque tinha os bons, que dublavam tudo; os amigos dos bons, que dublavam quase tudo; e tinha os que ficavam circulando em volta, pelas beiradas. Esses caras nunca tinham uma oportunidade de praticar. A dublagem é prática, é dedicar, praticar.

Então, reunimos 47 aspirantes a dublagem — eu já dirigia, na época, as dublagens —, eu, o Cláudio Satiro, Sidney Ross... criamos uma cooperativa onde íamos dar espaço para os novos terem onde praticar. Antigamente, não tinha curso de dublagem que nem tem hoje. A Uniarthe foi a primeira empresa a dar curso de dublagem para a época.

Raul comenta que um dos primeiros trabalhos da Uniarthe foi a serviço de companhias aéreas, que precisariam de novas dublagens para exibir filmes e animações durante seus voos — uma destas produções sendo The Adventures of Super Mario Bros. 3. E que, substituindo um dublador que já havia sido aprovado para o teste de voz de Luigi, mas que tristemente havia adoecido na época, o próprio Raul Schlosser assumiu o papel do encanador esmeralda.

Ó! Mario, e agora, Mario? Mamma mia, que difícil!

Raul Schlosser também teve a bondade de gravar um vídeo conosco revivendo seu papel de Luigi e ainda mandando aos leitores e seguidores do blog Reino do Cogumelo e suas redes sociais um "beijo no coração". Confira:


E não parou por aí. O Lapa Geek Fest, apresentado pelo Eddy Khaos em um traje muito elegante de Bowsette — com supercoroa e tudo! —, ainda contou com uma variedade de apresentações, músicas e lojas marcantes. O Reino não saiu de lá de mãos vazias: além de um brinde do quiz de perguntas e respostas sobre a franquia Harry Potter que só poderia ser descrito como mágico, agora temos um DVD de The Adventures of Super Mario Bros. 3 lançado pela Vídeo Brinquedo autografado pelo Raul (que pode ser visto no nosso Instagram oficial).

É muita emoção para um só evento — portanto, que venham mais edições nos próximos anos! Obrigado aos organizadores do Lapa Geek Fest!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem