Koji Kondo comenta sobre adição da "Ground Theme" de Super Mario Bros. ao acervo da Biblioteca Nacional dos EUA

Imagem: Reprodução/Nintendo/Library of Congress

A famosa "música do Mario", ou, mais especificamente, a faixa Ground Theme de Super Mario Bros. (NES, 1985), foi recentemente adicionada à Library of Congress, biblioteca nacional de pesquisa dos Estados Unidos da América dedicada a preservar sua história e cultura por meio de registros sonoros.

Como já é de conhecimento popular, a música foi composta pelo veterano da game music Koji Kondo em 1985 no intuito de se encaixar perfeitamente na sensação de "correr e pular" experimentada durante a gameplay.

Em uma entrevista ao portal de radiofusão NHK, Kondo-san narra o que sentiu ao descobrir que sua música agora fazia parte do Registro Nacional de Gravações (National Recording Listing) da biblioteca nacional ao lado de importantes marcos musicais que refletem a vida dos estadunidenses.

Fiquei muito surpreso no início. Eu nunca soube que a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos estava escolhendo registros para arquivar. Vinte e cinco gravações são adicionadas todos os anos, e entre elas estão músicas famosas que todos conhecem como "Imagine", do John Lennon, Led Zeppelin, Madonna, Mariah Carey e assim por diante; então, ser escolhido como um deles foi uma grande honra.

No entanto, em retrospecto, Kondo-san não se vê como o principal merecedor deste feito, e demonstra gratidão não somente aos demais membros da equipe da Nintendo que tornaram Super Mario Bros. possível, como também a nós, fãs e entusiastas dos jogos dos superirmãos Mario.

Apesar de que, ao contrário destas outras músicas, eu acredito que a soundtrack de Super Mario Bros. tenha sido escolhida pelo seu simbolismo como a música e os sons mais primários de videogames domésticos, e por isso, penso que tudo isto se deve à equipe que criou o jogo, às pessoas que projetaram o mecanismo de produção de sons do NES, e também as pessoas do mundo todo que o jogaram de novo e de novo; e sou grato a todos eles.

Super Mario Bros. está atualmente disponível no aplicativo retrô Nintendo Entertainmet System, exclusivo para membros do plano de assinatura Nintendo Switch Online.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem