Qual é a diferença das cores dos Koopas em Super Mario World (SNES)?

Imagem: Reprodução/Nintendo

Como a segunda espécie imediata de adversário encontrada nos fundamentos de Super Mario Bros. (1985), os Koopa Troopas, conhecidos aqui no Brasil simplesmente como Koopas, são algumas das criaturas mais emblemáticas da franquia. E para continuar citando a pequena, mas epopeica aventura dos superirmãos Mario para o saudoso sistema de processador 8 bits Nintendo Entertainment System, as famosas tartarugas de Bowser apareciam nele já em duas cores variantes: vermelho e verde.

Já anos mais tarde, em Super Mario World (1990), por natureza e sutil conexão com o quarteto de cores que compunham o logo do console Super Famicom no Japão, expandiu as variantes dos Koopas, que agora poderiam ser encontrados também nas cores amarelo e azul.

Mas o que significam estas cores dos Koopas? São apenas estética ou representam alterações consideráveis na gameplay? Atenha-se à resposta do Reino do Cogumelo nos próximos parágrafos!

As cores dos Koopas em Super Mario World (SNES) influenciam seus comportamentos

Como bem se recordam os apreciadores dos jogos da velha escola, as cores dos Koopas realmente nos dão dicas sobre seu comportamento dentro de Super Mario World. Confira:


Koopas verdes

Os Koopas verdes são o tipo mais comum de tartarugas no mundo do Mario, e portanto, são as mais normais; retendo as características herdadas de Super Mario Bros., seu papel em Super Mario World é simplesmente andar em uma determinada direção até atingir uma parede ou, no pior dos casos, um penhasco. Koopas verdes não param por nada, mas isso pode ser um perigo para o Mario se ele estiver em uma plataforma inferior.

Koopas vermelhos

Os Koopas vermelhos são, por assim dizer, de uma patente mais elevada que os Koopas verdes dentro da Koopa Troop, o exército de Bowser. Eles são ordenados a patrulhar uma determinada área, para a esquerda e para a direita, sem nunca cair da plataforma.

Koopas azuis

Aqui, as coisas começam a ficar um pouco mais arriscadas, e é um momento adequado para mencionar que, em Super Mario World, os Koopas saem de seus cascos quando são atingidos, deixando o objeto para trás e assumindo uma forma despida conhecida como Beach Koopa (Super Mario World 2: Yoshi's Island Player's Guide, página 126) e Koopa without a Shell, que traduz para "Koopa sem casco" (Mario Mania Player's Guide, página 50), entre outros nomes.

É importante saber disso porque, na maioria das vezes em que o Mario ou o Luigi pulam sobre um Koopa, ele é expulso de seu casco e sai deslizando com a barriga no chão até se recuperar e perambular à procura de um novo abrigo. Mas não é isso que acontece com o Koopa azul, um dos mais casca-grossas de que se tem registro.

Apesar de agirem exatamente como os Koopas vermelhos, os Koopas azuis são mais rápidos que eles. E sempre que um Koopa azul perde seu casco, ele não é atordoado: ele desliza para fora, ainda de pé, com um olhar desafiador. E em vez de procurar retornar ao casco, ele, enfezado, vai chutar qualquer um que houver à sua frente. Isso pode ser um motivo de surpresa e, possivelmente, de uma vida extra a menos para qualquer jogador que não estiver esperando por uma retaliação da tartaruga vingativa.

Koopas amarelos

Os Koopas amarelos de Super Mario World são um verdadeiro perigo. Primeiro, por serem mais rápidos que os Koopas verdes e pela sua tendência de perseguir os heróis da aventura. Também se distinguem dos demais por recompensar o jogador com uma moeda sempre que são pisoteados para fora do casco.

Mas é aí que realmente mora o perigo: você não deve deixar que um Koopa without a Shell retorne ao seu casco. Caso contrário, ele se transformará em uma versão invencível de si mesmo, conhecida como Flashing Shell (Nintendo Power #28, página 23) ou flashing kamikaze Koopa shell (Nintendo Power Advance #4, página 36). Neste estado, o casco ficará cintilante e perseguirá o herói de forma agressiva, sem nem sequer prestar atenção ao que estiver à sua frente — podendo derrotar outros inimigos ao longo da fase ou até mesmo cair em penhascos.


Também é importante saber que os Yoshis têm reações diferentes em Super Mario World dependendo da cor do casco de Koopa que estiverem mantendo dentro de sua boca. Mas isso é assunto para uma outra hora!

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem