Programa de TV híbrido The Super Mario Bros. Super Show! faz hoje 34 anos

Imagem: Reprodução/WildBrain

Nas últimas fases dos anos 80, a agora extinta empresa de animação DIC Entertainment, fundada em 1971 pelo bancário e produtor televisivo francês Jean Chalopin, produziu um programa híbrido que, voltado ao público infantil, misturava segmentos live-action à la Chaves com desenhos animados — tudo isso com a licença direta de ninguém menos que a Nintendo.

Assim, nascia o programa The Super Mario Bros. Super Show!, que desencadearia uma trilogia de desenhos norte-americanos do Mario com muita história para contar. Poderia partir de vários princípios: da Terra do Gelo ao reino de Cramelot, dos áridos desertos que abrigam a lâmpada de Aladdin até vinte mil léguas submarinas. Não havia limites para os desenhos animados dos bombeiros hidráulicos, que se ancoravam sutilmente nas características de gameplay de Super Mario Bros. 2 (NES, 1988).

Já o segmento com atores reais era focado na Hidráulica dos Irmãos Mario ("você entope, nós desentupimos!"), uma oficina localizada no Brooklyn, Nova Iorque. Lá, Luigi, interpretado pelo talentosíssimo ator canadense Danny Wells, e Mario, na pele do empresário e ex-lutador de wrestling profissional "Captain" Lou Albano, entregavam esquetes de aquecer o coração com seus tantos trocadilhos, artifícios teatrais e celebridades convidadas.

O programa estreou nos Estados Unidos no dia 4 de setembro de 1989. Tinha a direção de Dan Riba e 29 pessoas passaram pelo roteiro. Ao todo, um total de 117 episódios de Super Show! foram criados: 65 em live-action e 52 animados. Também abrigou outras produções, como o famoso desenho americano de The Legend of Zelda, que originalmente tomava as rédeas do quadro animado todas as sextas-feiras.


Tamanha foi a marca deixada por Super Show! nas memórias afetivas dos fãs que sua música-tema, conhecida como Mario Brothers Rap, recebeu uma versão novinha em folha para Super Mario Bros. O Filme, tocando especificamente no comercial da Super Mario Bros. Encanadores. Hoje, seu legado é carregado por Chris Pratt e Charlie Day.

No Brasil, como bem se recordam os mais veteranos, The Super Mario Bros. Super Show! foi transmitido pela TV Globo como parte dos programas Xôu da Xuxa e TV Colosso. A dublagem ficou por conta do estúdio Herbert Richers, que despontou alguns dos mais absurdos improvisos do carioca Oberdan Júnior — na época, o responsável pela voz do pequeno Toad. A grande maioria dos episódios dublados em português brasileiro estão preservados no canal do restaurador MaxwelThuThu.

Hoje, 34 anos após a primeira transmissão de The Super Mario Bros. Super Show!, é natural nos lembrarmos daquele velho ditado: todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer! Mas isso certamente é algo que nós, fãs e apreciadores do universo do Super Mario, jamais deixaremos que aconteça a esta importante peça de sua perene história.

Força da massa!

Obrigado, Leonardo Lemos, pela sugestão de pauta!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem