Shigeru Miyamoto sobre o design original do Mario elefante em Super Mario Bros. Wonder: "não parece de um jogo do Mario"

Imagem: Reprodução/Nintendo • MEXT Japan (文部科学省)

Junto a Bubble Mario e Drill Mario, a forma Mario elefante é uma das maiores novidades de Super Mario Bros. Wonder, a antecipada aventura de rolagem lateral dos encanadores bigodudos para Nintendo Switch.

Com um visual único que de fato transmuta os personagens em um animal antropomórfico — ao contrário das tantas transformações da franquia baseadas em vestimentas, como o tanuki de Super Mario Bros. 3 (1988) e o Flying Squirrel de New Super Mario Bros. U (2012) —, a nova forma, concedida pela maçã elefante, tem chamado muito a atenção dos fãs.

Mas o design dos elefantes do Reino Cogumelo como os vemos no produto final talvez teria sido diferente, não fosse pela consultoria do veterano developer da Nintendo Shigeru Miyamoto, o criador do Mario.

Miyamoto achou que as primeiras artes conceituais do Mario elefante não pareciam pertencer a um jogo do Mario

Muito embora Super Mario Bros. Wonder seja dirigido por Shiro Mouri e produzido pelo grande Takashi Tezuka, vez ou outra, Miyamoto costumava as caras em seu local de trabalho; e, como narra Tezuka em entrevista concedida a Ryan McCaffrey, do IGN, por vezes oferecia comentários e conselhos sobre as raízes conceituais do jogo, chegando a desaprovar o design original da nova transformação por não fazer jus à franquia dos superirmãos Mario.

Foi uma fase em que nós ainda tínhamos visuais provisórios para o Mario elefante, e já tínhamos planos de ajustar os visuais; mas ele veio e deu uma olhada antes disso e nos deu o comentário contundente de que 'isso não se parece com um personagem do Mario'. Nesse mesmo tópico, também havia uma ideia da maneira como o Mario elefante borrifaria água. Ele veio e disse que, se um elefante realmente estivesse borrifando água, ele não se movimentaria dessa forma.

Mas todas as mudanças foram feitas e, possivelmente, a versão final do Mario elefante caiu nas graças de Miyamoto. Esta situação é similar ao feedback que a Nintendo deu em meados de 2012 à The Walt Disney Company para alertar os animadores do longa-metragem Detona Ralph sobre a forma correta com que Bowser deveria segurar sua xícara de chá, forçando-os a retificá-lo.

Mario elefante é peso-pesado contra os inimigos de Super Mario Bros. Wonder

No objetivo de salvar o Flower Kingdom das garras do Bowser, Mario e sua turma podem se transformar em vigorosos paquidermes com o simples uso de uma maçã elefante (ou Elephant Fruit, em inglês), ocasião na qual exprimem um caloroso wowie zowie!

Nesta forma, as princesas Peach e Daisy, os Toads azul e amarelo, Toadette e os irmãos Mario e Luigi podem desferir golpes com a tromba e usá-la para armazenar e espirrar água de forma estratégica, além de destruir blocos e inimigos com grande facilidade. Tanto os Yoshis quanto o o Ledrão naturalmente não têm acesso a power-ups como este.

Super Mario Bros. Wonder será lançado para Nintendo Switch no dia 20 de outubro de 2023 com localização para português do Brasil.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem