Super Mario Bros. Wonder remove uma mecânica muito característica dos jogos 2D do Mario

Imagem: Reprodução/Nintendo via NPR

O vindouro e antecipadíssimo jogo de plataforma de rolagem lateral Super Mario Bros. Wonder para Nintendo Switch já traz à franquia a promessa de uma gameplay cooperativa diferente do que se tem costume — e a remoção de uma mecânica que era predominante no modo multijogador da série New Super Mario Bros.

Super Mario Bros. Wonder permite tanto o modo single-player quanto multiplayer local e multiplayer online. Aqui, até quatro jogadores podem compartilhar a mesma fase de forma simultânea — com um limite de duas pessoas por console — e até 12 pessoas podem se reunir em uma Friend Room, onde serão divididos em grupos menores de 4 pessoas cada.

Jogadores não se esbarrarão um contra o outro no multiplayer de Super Mario Bros. Wonder

Através dos vídeos de gameplay exibidos durante a transmissão extraordinária Super Mario Bros. Wonder Direct, alguns fãs perceberam que o game abriu mão de uma mecânica que era muito característica dos jogos da série New Super Mario Bros. — dos quais, inclusive, Wonder parece se afastar: agora, os jogadores não podem mais esbarrar uns nos outros, tampouco arremessá-los para zonas de perigo.

Em entrevista ao IGN, Shiro Mouri, diretor de Super Mario Bros. Wonder, conta que essa remoção foi proposital. Segundo o executivo, as fases não foram projetadas de forma particular para os modos single player e multiplayer, e portanto, deverá ser agradável para todos os jogadores:

O que queríamos ter certeza com o conceito de multijogador desta vez é que, tanto online ou local, proporcionemos um ambiente e uma experiência sem estresse.

Além do incômodo que os jogadores sentiam ao empurrar uns aos outros nos títulos 2D anteriores — quase a ponto de tornar o modo cooperativo em competitivo —, as novas transformações e efeitos de Super Mario Bros. Wonder seriam difíceis de interpretar no modo multiplayer.

Algumas coisas que fizemos foram, por exemplo, nos livrarmos da ideia de que os jogadores se esbarravam. Por exemplo, o Mario elefante é muito grande; também, há um Wonder [Effect] em que o Mario se torna muito, muito alto; então, queríamos ter certeza de que a gameplay, independentemente de qualquer uma destas coisas que possam acontecer, se tornasse uma experiência livre de estresse.

Também vale notar que Super Mario Bros. Wonder não terá o modo online cooperativo tradicional. Ao invés disso, o Online Play permite que você veja em quais fases seus amigos estão jogando no momento e visite-os simultaneamente; dessa forma, você aparece como o que chamam de Live Shadow, podendo cumprimentá-los e ajudá-los de forma passiva compartilhando itens e posicionando standees — imagens de madeira dos personagens — que servirão aos heróis em atividade como um checkpoint.

Super Mario Bros. Wonder será lançado no dia 20 de outubro de 2023.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem