Lost media: raríssima versão dublada de Saturday Supercade, primeira adaptação animada do Mario, surge na internet


Em 1983, as manhãs de sábado da rede de televisão americana CBS Broadcasting eram contempladas por desenhos animados inspirados em jogos de arcade como Frogger, Q*bert e Pitfall numa série que seria batizada pela produtora Ruby-Spears como Saturday Supercade.

Um dos mais notórios segmentos da produção era Donkey Kong, uma animação inteiramente baseada no fliperama homônimo de 1981 que alicerçava, em oblíquos andaimes de construção, a origem do encanador extraordinário da Nintendo. Saturday Supercade foi a primeira adaptação animada do Mario nas telinhas, muito antes do média-metragem de anime Super Mario Bros.: Peach-hime Kyushutsu Dai Sakusen!, de 1986.

Mas mesmo com essa carga de importância histórica, ainda não existia um registro sólido que comprovasse que o desenho foi, em algum momento, exibido no Brasil — algo que estaria prestes a mudar na última sexta-feira, dia 21 de outubro de 2022, quando um usuário do YouTube publicou em sem canal um trecho do terceiro episódio da segunda temporada de Donkey Kong, intitulado "El Donkey Kong", totalmente dublado em português pelo estúdio Herbert Richers. O trecho é precedido por uma chamada do Festival de Desenhos, extinto programa infantil produzido e exibido pela TV Globo.


O trecho, de apenas 2 minutos — que pode ser assistido logo acima —, mostra um inculto Donkey Kong fugindo de Mario e Pauline, ambos a serviço de um circo, para além da fronteira entre os Estados Unidos e o México — onde dá de cara com um toureiro em apuros na Hacienda Don Diego. Não é possível extrair muito mais informações sobre o episódio ou seu ano de exibição aqui no Brasil — embora diferentes testemunhas tenham apostado no ano de 1985. Neste caso, a versão brasileira de Saturday Supercade provavelmente era exibida em território nacional aos domingos, dia em que o Festival de Desenhos era transmitido na rede Globo entre os anos de 1981 e 2000.

Curiosidades Kongruentes

Embora ainda haja discussão sobre quem sejam os dubladores oficiais de Mario e Donkey Kong em Saturday Supercade, é certeza de que a Pauline foi dublada pela carioca Carmen Sheila, talentosa atriz e diretora de dublagem que, anos mais tarde, também representaria a versão Herbert Richers das séries animadas The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World como a enérgica Kootie Pie Koopa.

Outro detalhe impressionante é o fato de que o roteirista de El Donkey Kong e de muitos outros episódios de Saturday Supercade, Matt Uitz, também seria o escritor, em 1990, dos episódios Ameaça em Veneza, Elegendo a Princesa e A Múmia do Mario, de The Adventures of Super Mario Bros. 3. Também há registro de ao menos quatro episódios escritos por Matt Uitz em Captain N: The Game Master, além de passagens por Sonic the Hedgehog e Mega Man.

O início de uma busca?

Infelizmente, o colecionador afirma ter apenas este entre todos os episódios do Festival de Desenhos. Mas mesmo com pouca informação, com este conteúdo, fãs do Mario de todo o Brasil já podem descansar tranquilos sabendo que Saturday Supercade, a primeira adaptação animada do Mario, foi, de fato, exibida em território nacional — e com uma dublagem excelente.

Entramos em contato com o criador do vídeo para obter mais informações sobre o cartoon, solicitar acesso a outros trechos e, com muita sorte, episódios completos. Mas, por hora, nos contentamos com esta aleatória e extremamente bem-vinda ascensão de uma das maiores lost medias brasileiras de todos os tempos.

Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais novidades!

Você se lembra de ter assistido a Donkey Kong na TV Globo? Possui alguma gravação ou gostaria de contribuir de alguma forma com esta mídia perdida? Entre em contato nos comentários abaixo, em nossas redes sociais ou através do e-mail contato@reinodocogumelo.com!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem