Charles Martinet deixará de ser a voz do Mario

Acervo: Reino do Cogumelo

Nesta segunda-feira (21), a Nintendo anunciou que Charles Martinet, ator e dublador californiano responsável pelas vozes de Mario, Luigi, Wario, Waluigi e vários outros personagens, se aposentará da franquia.

Complementando o informe, a Nintendo atribui a ele o título honorífico de Mario Ambassador, ou "embaixador do Mario", garantindo que ele ainda há de viajar pelo mundo todo espalhando toda a alegria do Mario e interagindo com os fãs — algo que Charles considera como sua "mais nova aventura" na publicação abaixo:


Embora muitos atribuam a Super Mario 64, de 1996, a estreia de Charles Martinet na franquia dos encanadores extraordinários, na verdade, o dublador já o interpretava em 1991. Com o rosto acoplado a sensores que transpunham seus movimentos faciais para o sistema interativo Mario in Real Time (MIRT), desenvolvido pela SimGraphics em South Pasadena, na Califórnia, ele dava vida a uma cabeça flutuante do Mario que interagia com os comparecentes.

Mario Teaches Typing, um jogo educativo lançado para PC pela Interplay Productions em 1994, foi de fato o primeiro game do Mario a receber Charles Martinet como voz original do Mario.

Charles Martinet no Brasil

Em março de 2010, o Reino do Cogumelo encontrou-se pessoalmente com Charles Martinet durante sua viagem ao Brasil, que aconteceu no evento Gameworld, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). Durante a ocasião, ele nos disse, em português:

Olá a todos os meus amigos do Brasil, número um! Wahoo!

E ainda elogiou sua estadia em território brasileiro, enaltecendo a gentileza de todos os que interagiram com ele e, principalmente, a culinária local — que ele considera, pessoalmente, "fantástica". Só podemos esperar que o Brasil faça parte do itinerário de suas "novas aventuras".

Charles daria voz ao Mario "até cair morto"

Em outubro de 2021, em uma sessão de perguntas e respostas do evento Fan Expo Canada, em resposta à escalação de Chris Pratt e Charlie Day como os superirmãos em Super Mario Bros. O Filme, Charles Martinet acalentou os fãs dizendo que não pretendia desistir de interpretar o Mario tão cedo — e que isso só aconteceria se ele não se sentisse mais capaz de fazê-lo:

Quero dar voz ao Mario até cair morto. Se algum dia eu achar que não sou mais capaz de fazer isso, direi à Nintendo para procurar outra pessoa.

Apesar disso, ainda não se sabe exatamente os motivos que levaram ao afastamento de Charles Martinet ou se a partir de certo ponto ele será substituído por uma nova personalidade. A Nintendo também ainda há de revelar mais detalhes sobre suas prometidas viagens internacionais na posição de Mario Ambassador.

Obrigado a todos que alertaram o Reino do Cogumelo sobre este informe!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem