![]() |
Axelle/Bauer-Griffin/Filmmagic • Nintendo/Universal Pictures |
Em recente entrevista ao The Hollywood Reporter, o premiadíssimo cineasta mexicano de 58 anos Guillermo del Toro, criador da saga animada Contos de Arcadia e da triunfal releitura Pinóquio por Guillerme del Toro, mencionou a importância de grandes hits como Super Mario Bros. O Filme para quebrar os paradigmas da indústria das animações.
Completamente apaixonado pelo gênero, del Toro ainda tem o plano de produzir mais alguns filmes em live-action, mas eventualmente se ater exclusivamente às animações. No entanto, fervorosamente, salienta que essa indústria ainda precisa ser resgatada das destrutivas tendências comerciais e corporativas.
Os três sucessos [Homem-Aranha: Através do] Aranhaverso, Tartarugas Ninja [Caos Mutante] e Mario estão movimentando as coisas, permitindo um pouco mais de latitude; mas ainda há grandes lutas a serem travadas. A animação, para mim, é a forma mais pura de arte e foi sequestrada por um bando de larápios. Nós temos que resgatá-la. Acho que podemos inserir muitas coisas boas no mundo da animação.
No Brasil, Super Mario Bros. O Filme também virou as costas para uma estratégia de marketing adotada em excesso em animações localizadas: aboliu o uso de Star Talents, celebridades convidadas fora do ramo de dublagem para integrar o elenco de vozes — e o seu, é formado inteiramente por profissionais da dublagem como Raphael Rossatto e Manolo Rey.
Com estrondoso sucesso, Super Mario Bros. O Filme já é o 2º filme de animação de maior bilheteria do mundo e está disponível nas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV e YouTube a partir de R$ 49,90. Clique aqui para ler a crítica do Reino do Cogumelo!