O Easter egg que quase ninguém percebeu no site da "Super Mario Bros. Encanadores"

Reprodução: Powster / Nintendo e Universal Pictures

Imagine que os irmãos Mario e Luigi tenham decidido criar um website para promover sua empresa desentupidora, a Super Mario Bros. Encanadores. Optam por um espaço virtual simples e objetivo, enaltecendo a qualidade de sua prestação de serviços com seções de "Sobre Nós", "Depoimentos", "Carreiras" e "Área de Atendimento". O site foi divulgado pela primeira vez através de uma criativa e nostálgica propaganda de TV.

Mas apesar de parecer simples, o site da empresa 100% familiar é repleto de Easter eggs — e é aí que se esconde a magia do Reino Cogumelo. Em várias seções, há hyperlinks e gráficos com os quais os visitantes podem interagir e encontrar toda a sorte de referências aos games e à própria animação em torno da qual gira o conceito: Super Mario Bros. O Filme, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 5 de abril de 2023.

Os Easter eggs do website dos irmãos Mario

O site original americano de The Super Mario Bros. Movie possui alguns Easter eggs a mais devido a uma amplitude maior de serviços, como um número de celular (929-55-MARIO) que leva a um atendimento em inglês com o Luigi (na voz de Charlie Day) precedido pelo tema de abertura do Nintendo GameCube, e a seção "Van Tour", que redireciona os visitantes ao Instagram oficial do filme. Mesmo assim, ainda tivemos muitas curiosidades localizadas:

  • Clicar no botão "Comprar Agora" acompanhado do ícone de um calendário nos leva ao site oficial do filme dentro da Universal Pictures Brasil — onde é possível comprar ingressos em pré-venda em cinemas selecionados.
  • Ao clicar no selo verde onde se lê "Supercertificados!", é possível escutar uma versão moderna do som de power-up de Super Mario Bros. (1985).
  • Clicar no ícone de televisão onde se lê "Como Visto na TV" faz disparar o efeito sonoro de contagem regressiva das corridas de Mario Kart 8 e Mario Kart 8 Deluxe.
  • Próximo ao ícone da TV, há um bueiro que, ao ser clicado, levará o usuário ao trailer final dublado de Super Mario Bros. O Filme no YouTube.
  • Na seção "Sobre Nós", há um botão vermelho animado que diz "24/7 Atendemos Emergências!". Clicar nele faz com que uma versão atualizada do som dos pulos de Super Mario Bros. (1985) seja acionada, imediatamente seguida do mesmo efeito sonoro, só que bem mais lento.
  • Ao clicar em "Área de Atendimento", o usuário é levado para um teste cognitivo CAPTCHA para confirmar que você não é um robô. Se você falhar no teste, vai escutar o som do Bowser cuspindo fogo; e se acertar, vai escutar o som da roleta da caixa de itens de Mario Kart.
  • Quando o mapa da "Área de Atendimento" é exibido, clicar na parte do Brooklyn reproduz o áudio do jogo para fliperamas Donkey Kong (1981), notavelmente o jogo de estreia do Mario quando ainda era conhecido como "Jumpman" — e por alguns outros nomes. Já o mapa do Queens, ao ser clicado, reproduz o áudio da versão Famicom de Kid Icarus.
  • Há no site o ícone de uma imagem quebrada. Trata-se também de um Easter egg que leva os visitantes a uma seção de erro 404 com três canos — similar à Warp Zone de Super Mario Bros. (1985). Cada um dos canos reproduz um efeito sonoro diferente ao ser clicado. 

Reprodução: Powster / Nintendo e Universal Pictures

Tudo isso sem contar nas referências escondidas nos textos do website, especialmente na seção de "Depoimentos", com destaque para os seguintes elementos:

  • Uma pizzaria chamada "Punch-Out!!" — em referência ao nostálgico Mike Tyson's Punch-Out!! de 1987 em que um sósia do Mario aparece como juiz das lutas.
  • Foreman Spike, personagem do action puzzle de 1985 Wrecking Crew, que em Super Mario Bros. O Filme atuará como chefe dos irmãos antes de sua iniciativa de fundar a própria empresa. Aqui chamado apenas de Spike, será interpretado em inglês por Sebastian Maniscalco.
  • A existência da mãe de Mario e Luigi, que rasga elogios aos serviços hidráulicos afirmando que os irmãos a trataram "como família". É impossível não lembrar de uma situação muito parecida que aconteceu no episódio piloto de The Super Mario Bros. Super Show!, intitulado "Apresentação Conta", em que um anúncio de jornal feito pela Mama Mia Mario afirma que os irmãos Mario são provavelmente os melhores bombeiros hidráulicos do mundo todo. 

Porém, um dos Easter eggs mais impressionantes, e certamente um dos menos falados, tem ligação direta com a criativa área de erro 404 do site, que esconde algo ainda mais profundo do que a enigmática rede de encanamentos que ostenta.

A Lumalee na página de erro 404

Conforme supracitado, clicar no falso ícone de imagem quebrada do website nos leva a uma área de erro 404 onde se lê: "parece que quebrou alguma coisa". Na versão brasileira do site, clicar no botão "Inscreva-se Agora!" na seção "Carreiras" também leva à mesma seção, que esconde um segredo muito curioso, mas relativamente simples de acessar.

Basta clicar na página com o botão direito do mouse e selecionar a opção de "Inspecionar". Isso vai abrir a área de ferramentas para desenvolvedores do seu navegador, que inclui abas como elementos, console, sources, network, entre outras.


Inspecionar a seção de console da página de erro 404 do website da Super Mario Bros. Encanadores faz com que uma Lumalee apareça desenhada em caracteres, numa forma de expressão artística chamada de ASCII art — conforme você pode observar logo acima. Lumalee é uma personagem presente em Super Mario Bros. O Filme e, por enquanto, sabe-se que ela será uma das figuras capturadas por Bowser durante sua jornada de dominação mundial.


E aí, querido(a) leitor(a)? Você já sabia sobre este Easter egg? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!

Super Mario Bros. O Filme

Divulgação: Universal Pictures

Pela primeira vez, as icônicas marcas globais de entretenimento Illumination e Nintendo unem forças para criar Super Mario Bros. O Filme, uma nova aventura de tela grande estrelada por um dos encanadores mais proeminentes da cultura pop das últimas quatro décadas. Baseado no mundo dos jogos de Mario da Nintendo, o filme convida o público a entrar em um novo universo vibrante e emocionante, diferente de qualquer outro criado antes, em um exuberante evento de comédia cinematográfica repleto de ação.

Enquanto trabalham no subsolo para consertar um cano principal de água, os encanadores do Brooklyn, Mario (Chris Pratt, de Jurassic World e Uma Aventura Lego) e o irmão Luigi (Charlie Day; It's Always Sunny in Philadelphia) são transportados por um cano misterioso e vagam por um novo mundo mágico. Mas quando os irmãos se separam, Mario embarca em uma jornada épica para encontrar Luigi. Com a ajuda de um Toad residente do Reino do Cogumelo (Keegan-Michael Key; Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão) e algum treinamento da governante obstinada do Reino do Cogumelo, a princesa Peach (Anya Taylor-Joy; Playmobil - O Filme), Mario explora seu próprio poder.

O filme dos Super Mario Bros. apresenta um extraordinário elenco cômico, incluindo Jack Black (Kung Fu Panda) como Bowser, Seth Rogen (O Rei Leão) como Donkey Kong, Fred Armisen (Wandinha) como Cranky Kong, Kevin Michael Richardson (Lilo & Stitch) como Kamek e Sebastian Maniscalco (O Que Será de Nozes 2) como Spike, além de uma participação especial de Charles Martinet, que dublou os personagens Mario e Luigi nos jogos do Mario por mais de 30 anos. É dirigido Aaron Horvath e Michael Jelenic (colaboradores de Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas) com roteiro de Mathew Fogel (Minions: A Origem de Gru, Uma Aventura Lego 2).

Da Nintendo e da Illumination — criadora das franquias de sucesso global Meu Malvado Favorito, Minions, Sing e A Vida Secreta dos Bichos —, Super Mario Bros. O Filme é produzido pelo fundador e CEO da Illumination, Chris Meledandri, e pelo diretor representante da Nintendo Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, após mais de seis anos de estreita ligação e discussões entre os dois. O filme é cofinanciado pela Universal Pictures e Nintendo e será lançado mundialmente pela Universal Pictures.

Super Mario Bros. O Filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 5 de abril de 2023.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem