Episódio piloto de The Super Mario Bros. Super Show! ganha legendas ocultas para apreciação dos fãs com deficiência auditiva


No YouTube, o episódio "Apresentação Conta / O Pássaro! O Pássaro!" (Neatness Counts / The Bird! The Bird!) da série híbrida de TV The Super Mario Bros. Super Show! recebeu legendas ocultas para a apreciação de fãs surdos ou com perdas auditivas. A iniciativa veio do Reino do Cogumelo em parceria com o restaurador MaxwelThuThu, com legendas criadas pelo editor Eduardo Jardim.

Estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil possuem alguma deficiência auditiva — e de acordo com o IBGE, 2,7 milhões não conseguem ouvir absolutamente nada. As legendas ocultas nos vídeos do YouTube possibilitam o acesso destas pessoas à cultura e ao entretenimento proporcionado pela internet.

Ao contrário das legendas geradas automaticamente, estas legendas ocultas foram criadas de forma 100% manual e permitem aos espectadores regulares — mesmo os que não sofrem de surdez ou perda auditiva — uma compreensão mais ampla das informações narradas, como os nomes dos personagens, improvisos ou construções de frases possivelmente abafadas pela qualidade da dublagem, que já vem chegando ao seu 30º aniversário.

A princípio, o episódio piloto de The Super Mario Bros. Super Show! é o primeiro a receber o tratamento, mas outros episódios já constam na lista do Reino do Cogumelo. A expectativa para este projeto é de alcançar um leque ainda maior de fãs e entusiastas da Nintendo e do universo dos desenhos animados por meio da inclusão. Portanto, assim que possível, pedimos que o compartilhe para demonstrar o seu apoio à causa!

Clique aqui para assistir ao episódio!


Sobre o projeto de preservação

Se você é um fã do Mario e da peculiar trajetória de licenciaturas da Nintendo para produções ocidentais durante a transição dos anos 80 e 90, provavelmente já ouviu falar do projeto de restauração e preservação de desenhos animados da Nintendo no Brasil comandada pelo YouTuber Maxwel Olinda.

Trata-se de um esforço amplamente divulgado entre a comunidade nintendista de localizar e restaurar gravações de desenhos animados que são considerados Lost Media — por exemplo, versões brasileiras dos episódios de The Legend of Zelda ou The Adventures of Super Mario Bros. 3 que, sem devida preservação, não sobreviveriam bem às areias do tempo — o que coloca em cheque o fato de sequer terem sido tratados pela localização brasileira.

Graças à iniciativa, episódios completos da trilogia de desenhos dos irmãos Mario produzidos pela DiC Entertainment foram encontrados. Após vários anos de esforço, as dublagens de The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World foram completamente restauradas, numa bem-sucedida atitude de preservação da história das produções.

Por enquanto, mesmo com descobertas surpreendentes, o primeiro da trilogia, The Super Mario Bros. Super Show!, ainda não teve todos os episódios encontrados. Se você ainda possui em seu acervo pessoal gravações em fitas cassete do tempo em que o desenho era transmitido durante os programas Xôu da Xuxa e TV Colosso, da rede Globo de televisão, atente-se à planilha de episódios organizada pelo Maxwel e nos ajude a completar o projeto!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem