Ao imergir um pouco mais profundamente na história dos videogames, não é difícil descobrir que o Mario como o conhecemos hoje em dia foi um improviso partido de um plano malsucedido da Nintendo de desenvolver um jogo do marinheiro Popeye.
E recentemente, evidências sólidas do projeto têm pipocado em grandes veículos de informação espalhados pela internet. Conheça um pouco mais sobre esta história nos próximos parágrafos.
A origem de Donkey Kong (1981)
As cabines de Donkey Kong lançadas no mercado em 1981 são a primeira aparição do Mario na história, quando ainda era conhecido por títulos experimentais como Jumpman e Mr. Video Game. O personagem já nasceu com seu icônico bigode, mas sua história era menos grandiosa na era pré-cogumelos: era apenas um carpinteiro se esforçando para deter um gorila desenfreado, Donkey Kong, e garantir a segurança de seu interesse romântico, Pauline — que na época era conhecida genericamente como Lady —, vítima dos ataques frenéticos do macacão.
Acontece que a criação do Mario só foi possível graças a um projeto malsucedido da Nintendo de produzir uma adaptação para fliperamas do Popeye, marinheiro clássico dos quadrinhos criado pelo cartunista norte-americano Elzie Crisler Segar em 1929.
Toda a estrutura de Donkey Kong foi originalmente produzida usando como base os personagens das tirinhas de jornal e inspirada especificamente no curta de 1934 "A Dream Walking", que toma palco numa construção. Popeye protagonizaria a aventura pelos andaimes da cidade como personagem jogável, Brutus o antagonizaria ao arremessar barris e demais obstáculos para impedir seu progresso, e a Olívia Palito reprisaria seu posto de donzela em apuros.
![]() |
Reprodução / WarnerMedia/AT&T |
Entretanto, com o passar do tempo, embora a Nintendo detivesse a licença para criar produtos da marca Popeye, os personagens precisaram ser alterados por razões técnicas. E por tal motivo, os executivos da empresa de entretenimento escalaram o jovem desenvolvedor Shigeru Miyamoto para criar os seus próprios personagens originais.
Numa das mais palpáveis validações de que há males que vêm para o bem, pouco tempo depois, Mario e seu irmão Luigi, introduzido aos arcades como ferramenta narrativa para a mecânica de dois jogadores simultâneos, entraram pelo cano e foram parar em Super Mario Bros. para Nintendo Entertainment System — uma aventura mágica que, a partir de 1985, estabeleceria um padrão para a franquia que seria respeitado e adotado até os tempos modernos.
A concept art de Popeye
Em setembro de 2019, surgiu na internet um documento extremamente raro revelando os primeiros estágios de planejamento de Donkey Kong, numa fase em que o projeto ainda era voltado para os personagens de Popeye. A página foi digitalizada pelo Gaming Historian e divulgada pelo website Forest of Illusion, dedicado à preservação da história dos jogos eletrônicos.
O documento é assinado por Miyamoto e datado de 21 de março do período Shōwa 56, o equivalente ao ano de 1981 do calendário gregoriano. Os rascunhos predizem o design da "25m", nome dado à primeira fase do game — e em certos detalhes, como na parte superior esquerda, é possível reparar como seriam os sprites de Popeye, Olívia Palito e Brutus antes de serem substituídos pelas emblemáticas propriedades da Nintendo.
Confira o documento na íntegra:
Ao contrário do que possa parecer, a relação da Nintendo com o herói fanático por espinafre não parou por aí. Com a licença em dia, a Nintendo desenvolveu paralelamente a Donkey Kong um título portátil do Popeye para o Game & Watch, além de um tão esperado jogo de fliperamas do marinheiro lançado entre novembro e dezembro de 1982 cujo design é assinado por Genyo Takeda e pelo próprio Shigeru Miyamoto.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo! Nos siga nas redes sociais para continuar acompanhando o nosso conteúdo exclusivo sobre os super irmãos Mario!