Você sabia que Delfino Plaza de Super Mario Sunshine deveria ser bem diferente do produto final? A locação exibida num trailer durante a feira comercial Nintendo Space World de 2001 era um mundo muito distinto, o qual vimos apenas na ocasião, e em poucos relances.
Hoje, duas décadas após o lançamento original do game para o GameCube, um grupo de modders, profundamente motivados pela curiosidade despertada naquele primeiro vislumbre, decidiu recriar a versão beta do hub world de Super Mario Sunshine.
A reconstrução, divulgada pelo canal SwankyBox, tornou-se possível a partir de um arquivo chamado Test 11 Stage, que contém um mapa dimensional da tinta preta que o Mario precisa limpar durante a aventura. Conforme aponta um dos principais envolvidos no projeto, o modder conhecido como Tempo, height maps são imagens em escala de cinza usadas para determinar como o graffiti deve aparecer dentro do jogo; as partes mais escuras representam as áreas mais baixas do mapa, e as mais claras, as elevações. O mapa encontrado em Test 11 é praticamente idêntico à versão beta exibida na Space World — e já está, inclusive, adequado às proporções do Mario.
O próximo passo foi a conversão da imagem em tons de cinza para um modelo 3D editável através do Blender — uma técnica orquestrada por Yoshi2, outro dos principais contribuintes do projeto de restauração. A partir daqui, objetos como paredes, fontes e telhados foram adicionados com base no material exibido no trailer beta do jogo, e em seguida, adicionaram ao modelo o elemento de colisão e uma textura que o torna completamente jogável.
Os fãs conseguiram até mesmo trazer à vida um gigantesco inimigo em formato de castanha, apelidado pela comunidade de "Trampling Stu", que foi simplesmente removido da versão final do jogo. Como seus arquivos ainda estavam intactos, ele foi restaurado à sua plena mecânica, nos permitindo ter uma noção de como ele deveria ser.
E graças aos esforços deste dedicado grupo de fãs, agora nós podemos finalmente saber como seria a versão beta de Delfino Plaza se não tivesse sido descartada do produto final — um feito impressionante na história da franquia.