Entenda por que esta imagem da princesa Peach foi sinalizada como "conteúdo sensível" pelo Twitter


Calejados desde a época da blogosfera, sabemos que a internet pode não ser o lugar mais seguro para as crianças navegarem. Mas daí a prever que uma imagem aparentemente inofensiva da princesa Peach seria sinalizada pelo Twitter como conteúdo sensível para crianças menores, é algo bem diferente.

Em março de 2018, foi publicada pela conta Supper Mario Broth, muito famosa por publicar segredos e curiosidades sobre o mundo do encanador bigodudo, a imagem de um homem de óculos e cavanhaque removendo, ou encaixando, a cabeça de um mascote da Peach — dando a entender que havia, o tempo todo, um homem por baixo do uniforme da princesa dos cogumelos. Veja a imagem completa:


Na época, a foto foi sinalizada pelos bots do Twitter como "conteúdo sensível" e, consequentemente, sua exibição foi bloqueada por uma tela de aviso. Foram feitos testes com esta mesma foto em algumas outras contas, que acabaram recebendo a mesma sinalização cerca de 10 segundos após sua publicação.

Hoje em dia, a situação já foi resolvida; afinal de contas, convenhamos, não há nada de necessariamente sensível na imagem. Embora o motivo do flag não tenha sido esclarecido de forma oficial, pode-se supor o intuito de preservar a inocência das crianças que trafegam as arriscadas threads do microblog, de modo que a magia dos mascotes Nintendo nunca viesse a se perder.

A origem do meme

A foto surgiu pela primeira vez num vídeo da equipe da KCL Productions, empresa sediada na Califórnia, Estados Unidos, especializada em mascotes e fantasias — e que já trabalhou diversas vezes com a Nintendo na produção de comerciais para seus jogos. A fantasia em questão, da princesa Peach, foi feita para divulgar o jogo esportivo para GameCube Mario Superstar Baseball, lançado em 2005.

Um vídeo de bastidores da produção foi publicado no dia 13 de dezembro de 2013 pela própria KCL, e esta imagem específica acabou ganhando notoriedade ao ser extraída da fonte. Assista:


Como é possível notar pelas cenas exibidas no vídeo, é na verdade uma mulher por dentro do mascote da princesa Peach. O homem de óculos? Provavelmente nada além de um membro envolvido na coordenação do projeto, como um diretor ou produtor.

Olhando em retrospecto, é quase impossível não ter saudade deste tipo de comercial. Aqui, revivemos os tempos áureos de GameCube e seus tão divertidos — e peculiares — comerciais de TV.

Mario Superstar Baseball foi o primeiro jogo de baseball da turma dos encanadores extraordinários. Adiciona ao esporte tradicional todas as peculiaridades e habilidades especiais que são assinatura da franquia e se divide em vários modos diferentes, como exibição, desafios e minijogos. Uma sequência, Mario Super Sluggers para Nintendo Wii, passou a fazer parte da série esportiva em 2008.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem